?>

Início

Projeto Aprovado no CNPq

O projeto intitulado “Educação, neurociências e tecnologia: pesquisa, modelos e inovação para aprendizagem” recebeu a aprovação no Edital Universal MCTIC/CNPq n. 28/2018, financiando a montagem e a consolidação do Laboratório de Práticas Pedagógicas Inovadoras (LPPI), do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras.

Com a pergunta “como os professores podem ensinar e como os alunos podem aprender de forma mais eficiente?” articulamos este projeto às estratégias expostas no documento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) buscando propor e experimentar formas inovadoras para a organização e utilização de metodologias para o ensino e a aprendizagem empregando as tecnologias digitais e a neurociências, especialmente as noções de estilos e canais de aprendizagem.

Entrevista a TVU

Projeto da UFLA insere a tecnologia na educação básica

Professor do departamento de Educação da UFLA, cria projeto que tem por objetivo inserir a tecnologia na educação básica.

Assistir o vídeo na íntegra:

Hefesto na Praça

Dando continuidade a SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA que acontece no período de 15 a 19 de outubro de 2018) A ação Social “Hefesto na Praça” apresenta o Laboratório de Práticas Pedagógicas Inovadoras: em busca de novos espaços de aprendizagem no centro do município de Lavras – MG.

Nossa intenção é divulgar para a comunidade lavrense, como uma ação social, o Laboratório de Práticas Pedagógicas Inovadoras como um protótipo de sala de aula que pode proporcionar aos professores e alunos estratégias e procedimentos de ensino e de aprendizagem, criação e experimentação de tecnologias digitais e seus empregos didático-pedagógicos inovadores. De outro, entendemos que um dos desafios no século XXI talvez seja o modo de pensar as tecnologias digitais e seus artefatos na produção de espaços inovadores para se trabalhar os processos de ensino e de aprendizagem. Ao articularmos esses dois aspectos, propomos problematizar as necessidades de ensino e aprendizagem no contexto das tecnologias digitais, bem como as limitações das tecnologias educacionais configuradas para a sala de aula e a escola.

Data: 21 de outubro de 2018

Horário: 08h às 12h

Hefesto na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Palestra: Laboratório de Práticas Pedagógicas Inovadoras: em busca de novos espaços de aprendizagem

Pensamos o Laboratório de Práticas Pedagógicas Inovadoras como um protótipo de sala de aula que pode proporcionar aos professores e alunos estratégias e procedimentos de ensino e de aprendizagem, criação e experimentação de tecnologias digitais e seus empregos didático-pedagógicos inovadores. De outro, entendemos que um dos desafios no século XXI talvez seja o modo de pensar as tecnologias digitais e seus artefatos na produção de espaços inovadores para se trabalhar os processos de ensino e de aprendizagem. Ao articularmos esses dois aspectos, propomos problematizar as necessidades de ensino e aprendizagem no contexto das tecnologias digitais, bem como as limitações das tecnologias educacionais configuradas para a sala de aula e a escola.

Data: 17/10/2018

Horário: 19h às 22h

Local: Auditório do IF Barbacena – MG

Carga Horária Total: 3h

Total de Vagas: 100

Palestrante: Profº Claudio Lucio Mendes – DED/UFLA

Encontro de Estudos

Atividade relacionada à SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (15 a 19 de outubro de 2018).

No contexto do projeto “Educação, neurociências e tecnologia: pesquisa, modelos e inovação para a aprendizagem” enviado ao Edital Universal do CNPq, relacionando também ao projeto “Os estilos de aprendizagem e as tecnologias digitais” (aprovado no Edital PIBIC/FAPEMIG 2017), propomos um grupo de estudo focado nos canais de aprendizagem no espaço escolar. Propomos para estudo cinco canais de aprendizagem:

1) visual;

2) auditivo;

3) oral;

4) motor e;

5) registro de memorização.

Serão realizados três encontros nas seguintes datas: 16 e 30 de outubro de 2018 e 20 de novembro de 2018. Sempre às 16h:40 às 18h:40.

Inscrições através do SIG/UFLA (clique Aqui)