?>

Estudos Culturais

Metodologicamente, nos inspiramos nos Estudos Culturais para que as pesquisas que compõem e comporão Hefesto possam ser desenvolvidas com diferentes abordagens teórico-metodológicas, sem um território previamente definido. Os métodos não são escolhidos de antemão. São selecionados de acordo com a demanda do objeto e do objetivo de pesquisa. A inspiração nos Estudos Culturais nos permitirá caminhar sem um território previamente definido.

Em suma, estaremos propensos a abordar tudo aquilo a possibilitar o uso de textos, sons, imagens e vídeos, máquinas e softwares que auxiliam a formação do conhecimento, e, além disso, proporcionam ambientes cooperativos, motivadores, colaboradores e interativos para o ensino e a aprendizagem, entendendo-os e contextualizando-os com mais profundidade.

Projeto: Tópicos especiais em Estudos Culturais e Educação: experimentações e imersões

Breve descrição: Os estudos culturais são um campo de investigação de caráter interdisciplinar que explora as formas de produção ou criação de significados e de difusão dos mesmos nas sociedades atuais. Nessa perspectiva, a criação de significado e dos discursos reguladores das práticas significantes da sociedade revelam o papel apresentado pelo poder na regulação das atividades cotidianas das formações sociais. Sendo assim, os estudos culturais não se configuram exatamente como uma disciplina distinta, mas sim uma abordagem ampla dentro das disciplinas constituídas.