História das TDICS

Entendemos que as tecnologias digitais fazem parte de nós seres humanos. Não somos apenas resultado de uma época: também nos constituímos em práticas sociais, culturais, econômicas e políticas vivenciadas. Entende-se, então, que não é por causa dessas tecnologias que nos tornamos indivíduos tecnológicos… são as transformações do próprio sujeito que interferem na história.

Projeto: Peculiaridades e  experiências históricas que profissionais da educação vêm construindo no campo da educação mediada por tecnologias

Breve Descrição: As gerações anteriores passaram por processos de subjetivação enformados por outras ferramentas, com outras maneiras de se relacionar com o mundo. Antes das tecnologias digitais invadirem nossas vidas, os sujeitos eram constituídos em relações formais mais lentas e disciplinares, tendo a escola como a principal instituição a promover tal coisa. No mundo contemporâneo, os sujeitos são mais conectados, não havendo paredes que os impeçam de relacionar com as pessoas e com o mundo. Assim, parece-nos necessário que a escola ultrapasse as paredes que cercam o conhecimento e expanda seu processo de ensino-aprendizagem por meio das redes e das tecnologias digitais em geral (SIBILIA, 2012).