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Programação

A Proposta da Base Nacional Comum Curricular define tecnologia digital como um tema integrador, mas ainda concentra-se mais no uso do que na sua produção. Partido dessa constatação, é preciso introduzir progressivamente a aprendizagem da lógica e da linguagem de programação no currículo das escolas a fim de promover o desenvolvimento da capacidade criadora do jovem como produtor de tecnologia.

Projeto: Implantação do ensino de Lógica de Programação na Educação Básica

Breve descrição: considerando  a programação como uma nova forma de escrita, a alfabetização digital traz vários benefícios, como o aprimoramento das habilidades cognitivas, raciocínio lógico, criatividade, concentração e solução de problemas. O objetivo é formar mais pessoas que entendam de tecnologia e que possam posteriormente serem produtoras de conteúdos e tecnologias. O desafio é formar docentes que sejam capazes de incorporar o ensino de programação nas escolas. A ideia não é ensinar uma linguagem de programação específica, como Java, C++, PHP ou qualquer outra, mas sim ensinar a lógica que é a mesma para todas as linguagens. Assim, se o aluno souber a lógica ele terá grande facilidade de aprender a sintaxe da linguagem. Cabe destacar que nem todos os alunos se tornarão programadores, eles vão optar por outras áreas de conhecimento, porém com um diferencial, terão maior capacidade de pensar e com mais criatividade, pois é isso que a aprendizagem da lógica de programação faz, desenvolve várias habilidades que muitas vezes estão ocultas.