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Ciberculturas

Nos pautamos nas noções de cibercultura, no intuito de localizar o contexto social, cultural e político que estão imersas as tecnologias digitais contemporâneas. As tecnologias digitais estão presentes, cada vez mais e com maior velocidade, nos ambientes educacionais. Em especial, as escolas estão experimentando influências da linguagem do mundo dos games, whatsapp, internet. Como podemos constatar, atualmente são vários os artefatos que, de algum modo, produzem formas de educar.

Eles propõem novos arranjos para os currículos e para a dinâmica educacional, construindo relações complexas entre os sujeitos da educação, as tecnologias e a cibercultura. Essas relações causam impactos no ambiente sociocultural, educando crianças, jovens e adultos com estratégias muito bem constituídas e articuladas em torno de novas organizações curriculares e formas de ensinar e aprender.

Projeto: Por um glossário cybercultural: uma pesquisa por terminologias nos campos da produção tecnológica e educacional

Breve Descrição: Neste projeto consideramos os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e seus impactos nas formas de subjetivação e interação entre os sujeitos e os artefatos cyberculturais. Pretendemos construir um glossário que abarque terminologias, neologismos e expressões das discussões sobre cybercultura. Essa discussão incorpora avanços dos estudos no campo tecnológico, nas ressignificações dos sujeitos, na produção de artefatos e na formação de professores. Partindo da premissa de que as discussões sobre o tema possuem limitações teóricas e de abordagem, além de pouca discussão dentro do campo educacional e na formação de professores, é que emerge o objetivo geral desta pesquisa (problematizar a elaboração de um glossário que abarque as terminologias centrais do campo e contemple as críticas da literatura encontrada e das discussões sobre cybercultura nos campos da educação, comunicação, tecnologia e games).