Esta oficina tem o objetivo de promover a experimentação de diferentes ferramentas de tecnologias digitais em diversas áreas de conhecimento. No final da oficina espera-se que os participantes dominem melhor as ferramentas e possam produzir outras possibilidades de inserção de atividades práticas utilizando tecnologias digitais.
Experimentações promovidas:
– Incorporar avaliação utilizando Formulários do Google Docs (Perguntas e Respostas) como forma de incluir o Uso da Internet de maneira adequada na rotina da escola.
– A utilização da Web no planejamento de atividades pedagógicas utilizando Lousas Digitais.
– Utilizando conversores de medidas online no ensino de matemática.
– Utilização do Google Maps no Ensino de Cartografia/Geografia/História
– Utilização do Google Earht no Ensino de Cartografia/Geografia/História
– Utilizando Youtube EDU: construção de experimentos no ensino de Fisca/Quimica.
– Utilizando a Wikipédia para Editar Verbetes da Internet ensina escrever melhor e a desenvolver o olhar crítico no ensino de Lingua Portuguesa
– Interações Online utilizando o Geogebra: Pensando e compreendendo a Matemática
– Estabelecendo relações entre o conteúdo estudado e sua vida cotidiana por meio de estudos da história local utilizando Google Imagens e Google Maps
– Lição de casa com na WEB: a utilização de blogs, fóruns e chats no processo de ensino aprendizagem.
– A arte pela Internet: visitando museus com ferramentas do Google Art Project
– A utilização de aplicativos da Internet no apoio ao aprendizado dos alunos Portadores de Necessidades Especiais. (PNE)
– Diretoria Online: A utilização do Google Grupos como ferramenta de comunicação e troca de experiências online entre professores e gestores escolares.
– Conectando Conteúdos e Interesses através da utilização de Blogs
– Criando histórias em quadrinhos online para desenvolvimento de conteúdos na Educação Infantil.
– A experiência do jogo online “Fulano de Tal” no processo de Alfabetização Infantil
– Rádio na escola: utilizando o Hangout On AIR na produção de “programas de rádio” produzidos na escola: jovens e intensificam a interação com a comunidade.
– Ampliando canais de comunicação: Valorização do diálogo e fortalecimento da articulação entre direção, equipe docente e funcionários utilizando recursos da WEB
– Produzindo Jornal Escolar Online a partir da elaboração de infográficos
– Viabilização de um sistema de comunicação inclusiva: a integração dos alunos portadores de necessidades especiais através das Redes Sociais.
– Sistema de Avaliação Escolar Compartilhada: utilizando recursos do Google Docs para aplicação de questionários e compartilhamento de resultados.
– Replanejamento e Gestão: acompanhamentos pedagógicos utilizando as ferramentas online Trello e Gantter
– Elaborando Pautas para as reuniões pedagógicas utilizando ferramentas colaborativas online
– Explorando o Google Imagens no desenvolvimento de atividades escolares na disciplina de Artes.
– A utilização de vídeos do Youtube no desenvolvimento dos conteúdos da disciplina de (?):
– Criando Projeto Banco de Questões utilizando Google Formulários.