Notícias

Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente e Práticas Pedagógicas (FORPEDI)

FORPEDI na Semana de Integração e Formação de novos Professores e Profissionais da Educação

 FORPEDI na Semana de Integração e Formação de novos Professores e Profissionais da Educação Nos próximos dias, de 17 à 28 de julho, a coordenadora do grupo de pesquisa do FORPEDI Profa. Dra. Francine de Paulo Martins Lima, estará presente na Semana de Integração e Formação de novos Professores e Profissionais da Educação promovendo a formação…
Leia mais

Participação das integrantes do FORPEDI no XX ENDIPE RIO – Apresentação de Trabalho

Participação das integrantes do FORPEDI no XX ENDIPE RIO – Apresentação de Trabalho A Integrante Danuza Roberta Pereira Lima apresentou o trabalho “Casos de Ensino e Formação Docente: aproximações entre Universidade e Escola” na modalidade pôster resultados de uma pesquisa em andamento, principalmente relacionados ao uso de casos de ensino como estratégia facilitadora do diálogo…
Leia mais

Dossiê Temático: Formação docente e práticas pedagógicas – volume 2

Foi lançado em maio de 2020 o  segundo volume do “Dossiê Temático: Formação docente e práticas pedagógicas” publicado pela revista DEVIR Educação, do Departamento de Educação (DED) da Universidade Federal de Lavras. O Dossiê apresenta contribuições de pesquisas afetas ao campo da formação de professores, discorre sobre possíveis caminhos para fortalecer a área e aponta…
Leia mais

Participação do FORPEDI no XX ENDIPE RIO – Mediação do Simpósio

Participação do FORPEDI no XX ENDIPE RIO – Mediação do Simpósio Nossa coordenadora e pesquisadora Prof. Dra. Francine de Paulo Martins Lima (DED/UFLA)participou de um painel a fim de discutir o tema FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: POSSIBILIDADES DE APOIO AOS PROFESSORES INICIANTES, o qual compõem o painel “Pesquisas e práticas na…
Leia mais

Entrevista “Reflexões Sobre a Formação de Professores: Um Diálogo com Marli André”

Com o objetivo de reconhecer as contribuições propiciadas ao campo da formação de professores, a pesquisadora profª Francine Martins (DED/UFLA) convidou a professora e pesquisadora Dra. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André, referência na área, para um diálogo que se concretiza na entrevista a seguir. Vale a pena conferir! http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/241/107

Brincadeiras de Acolhimento às crianças

“Com o objetivo de orientar as famílias a como lidar com suas crianças, durante esse período de distanciamento social, a professora Francine de Paulo Martins Lima, do Departamento de Educação (UFLA), fala um pouco do trabalho que está sendo desenvolvido de forma virtual, para as crianças da comunidade”, Entrevista dada à Diretoria de Comunicação da…
Leia mais

Quarentena Brincante: Departamento de Educação da UFLA promove brincadeiras virtuais

Vale a pena ler a reportagem sobre a “Quarentena Brincante” e conhecer o nosso trabalho e o nosso compromisso e responsabilidade social com as crianças e famílias da comunidade em tempos de isolamento social. Para além da quarentena, nosso trabalho é ensino, é pesquisa, é extensão!!! Vale saber que as ações apresentadas na “Quarentena Brincante”…
Leia mais

Forpedi, LabFor e Brinquedoteca Universitária promovem o 2º Brincadiquê.

Na próxima segunda-feira, dia 10 de março, estarão abertas as Inscrições para o II Brincadiquê: formação docente no curso de Pedagogia da UFLA. Nesta edição,  com a temática “Ressignificando os tempos e espaços para o brincar: o lugar do protagonismo infantil”, ofertaremos um curso de 40 horas ao longo de 4 encontros presenciais, contando ainda…
Leia mais

Publicado o Dossiê “Formação  Docente  e Práticas Pedagógicas”

É com grande satisfação que compartilhamos com vocês o Dossiê “Formação docente e práticas pedagógicas”, publicado na Revista Devir, do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras. O Dossiê foi organizado pelas professoras Dra. Francine de Paulo Martins Lima, da Universidade Federal de lavras (UFLA), Dra. Amanda Valiengo, da Universidade Federal de São João…
Leia mais

Segundo Encontro do Curso Didática e Formação Docente: Diálogos Pedagógicos

No último dia 04 de novembro de 2019, o FORPEDI e LabFor realizaram o 2º encontro do Curso de Didática e Formação Docente: Diálogos Pedagógicos. Dessa vez, a professora Francine de Paulo Martins Lima (DED/UFLA) convidou as integrantes do PIBID Pedagogia Presencial da UFLA, a integrar o grupo de professoras numa ação a fim de …
Leia mais