Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente e Práticas Pedagógicas (FORPEDI)

O FORPEDI foi criado em dezembro de 2016 pelas professoras Francine de Paulo Martins Lima  e Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões, do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras.

Com as linhas de pesquisa “Formação docente e políticas educacionais”, “Identidade, profissionalidade e saberes docentes”, “Processos de ensino e de aprendizagem e realidade escolar”e “Práticas pedagógicas e o brincar” o FORPEDI busca uma articulação constante entre Universidade e Escola, necessariamente, incluindo discussões sobre a formação docente, processos de ensino e de aprendizagem e possibilidades de aproximação entre o espaço de formação e o contexto profissional, com vistas à qualificação da educação básica e superior.

Atualmente o Grupo FORPEDI desenvolve atividades em parceria com a Rede de estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional Docente – REDEP, bem como com as redes de ensino pública e particulares. Desenvolve ainda ações articuladas em projetos PIBID Pedagogia Presencial e Brinquedoteca Universitária do Curso de Pedagogia da UFLA.