Participação das integrantes do FORPEDI no XX ENDIPE RIO – Apresentação de Trabalho

Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente e Práticas Pedagógicas (FORPEDI)

A Integrante Danuza Roberta Pereira Lima apresentou o trabalho “Casos de Ensino e Formação Docente: aproximações entre Universidade e Escola” na modalidade pôster resultados de uma pesquisa em andamento, principalmente relacionados ao uso de casos de ensino como estratégia facilitadora do diálogo entre universidade e escola, além do seu potencial formativo.

A integrante Adelene de Souza apresentou o trabalho “Atendimento ao aluno surdo no Ensino Regular e as necessidades de formação do professor” na modalidade pôster. O trabalho tem como objetivo é o de investigar as necessidades formativas de professores que atendem a alunos surdos. A pesquisa orienta-se ainda pelo questionamento: Além do intérprete de Libras, o que é necessário a este professor para que atinja seu objetivo de ensino em relação a esses alunos?

Danuza e Adelene são estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), na modalidade Mestrado Profissional e desenvolvem suas pesquisas sob a orientação da Profa Dra Francine de Paulo Martins Lima (DED/UFLA).