Extensão

Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente e Práticas Pedagógicas (FORPEDI)

LABORATÓRIO DE DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE

Coordenação: Profª Drª Francine de Paulo Martins Lima

Laboratório de Didática e formação docente” tem como objetivo desenvolver encontros de estudos e diálogos entre estudantes dos cursos de graduação, pós graduação e docentes da educação básica e superior sobre o papel da Didática no processo de constituição da identidade profissional e da ação docente. Busca favorecer a análise e reflexão acerca da ação docente com vistas ao aprimoramento das práticas de ensino e entendimento das nuances e possibilidades que cercam a ação docente nos diferentes contextos formativos (da educação básica ou da educação superior). Busca dialogar sobre os contextos de formação docente e aquisição de conhecimentos profissionais numa perspectiva de desenvolvimento profissional docente.

LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Coordenação: Profª Drª Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões

O projeto em tela visa a criação de um laboratório de práticas pedagógicas à luz da psicologia histórico-cultural vinculado ao curso de pedagogia da Universidade Federal de Lavras. O Laboratório atuará como suporte no processo de ensino aprendizagem referente às práticas e metodologias de ensino. Entende-se que o processo de formação docente deve favorecer a aproximação entre os pressupostos teóricos e a atuação prática do/a futuro/a pedagogo/a; destarte, objetiva-se promover essa articulação mediante o planejamento e a efetivação de oficinas relacionadas aos fundamentos e às metodologias de ensino empregadas tanto na Educação Infantil quanto nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como norteadores os pressupostos teóricos da psicologia histórico-cultural. A partir da concepção interfuncional e das essenciais transformações provocadas no psiquismo humano por meio do contato com os signos da cultura, esta teoria fornece novas possibilidades para a compreensão do sucesso escolar no contexto das práticas educativas em sala de aula, promovendo novas articulações que respeitem a diversidade e superem a patologização e a psicologização do não aprender. Portanto, o trabalho em tela visam a organização de uma prática pedagógica verdadeiramente democrática, a qual fundamente sua atuação nos pressupostos científicos que indicam diretrizes para a relação entre a qualidade das intervenções propostas e o alcance do sucesso da aprendizagem na escola.

BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA: FORMAÇÃO DOCENTE COMPROMETIDA COM OS BRINCARES

Coordenação: Profª Drª Francine de Paulo Martins Lima

O projeto Brinquedoteca Universitária do Curso de Pedagogia: Formação docente comprometida com os Brincares tem com objetivo oportunizar uma formação inicial e continuada de professores/as comprometidas com os brincares e com o desenvolvimento da criança, da infância e da cultura infantil. Busca potencializar a articulação entre teoria e prática no percurso da formação docente, privilegiando práticas pedagógicas que favoreçam o protagonismo infantil e processos de ensino e de aprendizagem mais qualitativos. O projeto conta com atendimento no espaço da brinquedoteca do Curso de Pedagogia à grupos escolares envolvendo crianças de 2 a 6 anos. O atendimento é realizado por estudantes e docentes do Curso de Pedagogia, por meio da organização e desenvolvimento de atividades brincantes, tendo como princípio a articulação entre a teoria e a prática na atuação do pedagogo. O projeto conta ainda, com momentos de formação destinados à docentes das redes públicas e particulares do Município de Lavras e região, numa perspectiva de aproximação entre a universidade e a escola.

Conheça a Brinquedoteca Universitária do Curso de Pedagogia da UFLA (Acesse o Site)