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II Encontro de Debates COM a Educação Básica e I Seminário de Pesquisa do PPGE   

Tema – Fortalecendo a construção de espaços comuns à universidade e escolas na formação de professores e profissionais da educação básica

 

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O II Encontro de debates COM a Educação Básica e I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, com a temática “Fortalecendo a construção de espaços comuns à universidade e escolas na formação de professores e profissionais da educação básica”, que será realizado entre os dias 27 a 29 de setembro de 2024, de forma presencial,  refere-se a uma iniciativa cujo objetivo é ampliar as possibilidades de aproximação entre a universidade e as escolas de educação básica a partir da promoção de debates e diálogos COM  e entre os profissionais e docentes que atuam na educação básica e professores e pesquisadores da educação superior, promovendo reflexões e discussões que potencializem processos qualitativos de desenvolvimento profissional docente e de aprimoramento das práticas pedagógicas  empreendidas no contexto da educação infantil, ensino fundamental e Ensino Médio, bem como daquelas desenvolvidas no ensino superior com vistas à promoção da qualidade da formação de docentes para a educação básica.

Na sua primeira edição, em 2020, o Encontro de debates COM a Educação Básica foi realizado pelo Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente Práticas Pedagógicas e Didática – Forpedi, pelo Laboratório de Didática e Formação docente – LabFor e pelo Núcleo de Pesquisa sobre Políticas Educacionais -NEPPE, sob a Coordenação Geral da Profa. Dra. Francine de Paulo Martins Lima e Prof. Dr. Paulo Henrique Arcas. O evento contou, nessa ocasião com a parceria de diferentes pesquisadores e instituições: Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ/MG, por meio do Grupo de Pesquisa CRIA – Centro de Respeito às Infâncias e suas Aprendizagens; Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação Infantil – Faced; Universidade Federal de Uberlândia – UFU/MG.

Nesta segunda edição, o evento será realizado concomitantemente ao primeiro Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFLA, a fim de potencializar as ações empreendidas com foco na formação de professores para a educação básica, por meio da divulgação dos estudos e pesquisas desenvolvidas no âmbito do mestrado profissional em educação, cujo público é formado, sobretudo, por profissionais e professores da educação básica.

Acreditamos que o compartilhamento dos eventos fortalece a articulação universidade e escola em benefício da educação básica de qualidade, ampliando ainda os espaços de diálogo e investigação acerca da prática docente, dos processos de ensino-aprendizagem e das ações realizadas no âmbito da gestão educacional.

 

Objetivos do evento

– Ampliar e fortalecer a constituição de espaços de debates e diálogos acerca do desenvolvimento profissional de professores e profissionais da educação básica, problematizando a necessária interlocução universidade e escola e as possibilidades de investigação da/na prática pedagógica para a promoção e aprimoramento dos fazeres e saberes docentes no contexto da escola.

– Consolidar espaços de compartilhamento de práticas docentes entre professores da educação básica, docentes do ensino superior e estudantes das licenciaturas e da pós-graduação, em benefício da formação de professores e dos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos nas escolas de educação básica.

 

Da escolha do tema: “Fortalecendo a construção de espaços comuns à universidade e escolas na formação de professores e profissionais da educação básica”

A temática do evento alinha-se à defesa da necessária articulação universidade e escola para a qualificação da formação de professores e dos processos formativos empreendidos no contexto das universidades e das escolas de educação básica de forma crítica, responsável comprometido com a profissionalização da docência, processos formativos humanizadores, comprometidos com o respeito às diversidades, com práticas inclusivas e enfrentamento das desigualdades sociais.

Referenciamo-nos, também, nas ideias de António Nóvoa (2017, p. 1116) ao defender a “[…] presença da universidade no espaço da profissão e a presença da profissão no espaço da formação” com vistas à qualificação dos processos educadores e de debates sobre a produção de conhecimento em docência e educação, de tal forma que possa se configurar um terceiro espaço de intersecção e de diálogo, como “[…] uma casa comum da formação e profissão, habitada por universitários e representantes das escolas e profissão” (NÓVOA, 2017, p. 1116).

Nessa direção, fortalecer e promover espaços de diálogos e debates como o evento em tela, configura-se como a constituição de um terceiro espaço em que tanto professores da educação básica, como os da educação superior, além dos estudantes das licenciaturas, futuros professores, tem voz e vez para expressar pensamentos, ideias e debater sobre problemas, desafios e avanços no contexto da formação de professores e questões atinentes à profissão docente, seus contextos e práticas.

 

Eixos de debates e submissão de resumos 

EIXO 1 – Desenvolvimento profissional de professores/as iniciantes, experientes e demais profissionais da educação básica

Propõe debates sobre a formação inicial e continuada de professores e profissionais da educação (coordenadores, supervisores e diretores) no contexto da educação básica e superior. Abarca as discussões sobre desenvolvimento profissional docente primando pela articulação universidade e escola. Prima pelas discussões sobre o desenvolvimento profissional de professores/as iniciantes e experientes, bem como iniciativas de acolhimento e indução de professores iniciantes. Fomenta os debates acerca de iniciativas formativas que respeitem as diversidades, primem pelas práticas inclusivas e enfrentamento das desigualdades.

Coordenação: Profa. Dra. Francine de Paulo Martins Lima  – UFLA

 

EIXO 2 – Práticas de ensino

Propõe debates sobre as práticas de ensino e de aprendizagem na Educação Infantil, nos Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Prima pelas discussões acerca das práticas de planejamento, mediação e avaliação das práticas de ensino no contexto da educação básica. Abrange as discussões afetas aos saberes e fazeres pedagógicos envolvendo inovações pedagógicas, tecnologias e recursos digitais,  inclusão; diversidade; Educação Especial; Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional e Tecnológica; Educação Indígena; Educação  Quilombola e Educação do Campo. Fomenta os debates acerca de iniciativas formativas que respeitem as diversidades, primem pelas práticas inclusivas e enfrentamento das desigualdades.

Coordenação: Prof. Dr. Braian Garrito Veloso – UFLA

 

EIXO 3 – Gestão Escolar (Direção, coordenação, supervisão escolar)

Propõe debates sobre estudos e experiências em matéria de políticas, gestão e práticas de administração, planejamento e avaliação da educação nos diferentes níveis, etapas e modalidades de educação.  Prima pela socialização de iniciativas de constituição de espaços participativos de discussão, análises, reflexões e proposições acerca das políticas públicas de educação, com ênfase nas temáticas democracia, gestão educacional e o direito à educação.

Coordenação: Prof. Dr. Paulo Henrique Arcas – UFLA e Regilson Maciel Borges – UFLA

 

EIXO 4 – Práticas pedagógicas, ludicidade e o brincar

Propõe debates sobre estudos teóricos, pesquisas e práticas em que a ludicidade permeia ações de ensino, pesquisa e extensão, bem como, o seu papel importante na formação de professores comprometidos com o brincar, a ludicidade e as infâncias. Abrange estudos e relatos de práticas pedagógicas permeadas pela ludicidade na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Fomenta debates acerca das práticas pedagógicas comprometidas com o direito de brincar em diferentes tempos e espaços educadores, que respeitem as diversidades, primem pelas práticas inclusivas e enfrentamento das desigualdades.

Coordenação: Profa. Dra. Letícia Mendonça Lopes Ribeiro – UFLA

 

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Coordenação Geral:

Profa. Dra. Francine de Paulo Martins Lima (UFLA) – Coordenadora

Prof. Dr. Regilson Maciel Borges (UFLA) – Vice-coordenador

 

Comissão Científica:

Prof. Dr. Braian Garrito Veloso (Coordenador) – Universidade Federal de Lavras/MG

Prof. Dr. Paulo Henrique Arcas (Vice-coordenador) – Universidade Federal de Lavras/MG

Profa. Dra. Gisele Barreto Cruz – Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ – GT 8 Anped

Profa. Dra. Laurizete Ferragut Passos – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/SP GT 8 Anped

Profa. Dra. Márcia Hobold – Universidade Federal de Santa Catarina/SC – GT 8 Anped

Profa. Dra. Maria Isabel Sabino de Faria – Universidade Estadual do Ceará/CE – GT 8 Anped

Prof. Dr. Daniel Ribeiro Silva Mill – Universidade Federal de São Carlos/SP

Profa. Dra. Vera Maria Nigro Souza Placco – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/SP

Profa. Dra. Mary Ângela Teixeira Brandalise – Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR

Profa. Dra. Suzana dos Santos Gomes – Universidade Federal de Minas Gerais/MG

Profa. Dra. Roberta Guimarães Corrêa  – Universidade Federal de Minas Gerais/MG

Profa. Dra. Cristiane Machado – Universidade Estadual de Campinas/SP

Prof. Dr. Nelson Gimenes – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/SP

Prof. Dr. Ocimar Munhoz Alavarse – Universidade de São Paulo/SP

Prof. Dr. Nonato Assis Miranda – Universidade de São Caetano do Sul/SP

Profa. Dra. Sandra Maria Zákia Lian de Sousa – Universidade de São Paulo

Profa. Dra. Gláucia Signorelli – Universidade Federal de Uberlândia/MG

Profa. Dra. Amanda Valiengo – Universidade Federal de São João Del Rei/MG

Prof. Dr. Douglas da Silva Tinti – Universidade Federal de Ouro Preto/MG

Profa. Dra. Francine de Paulo Martins Lima – Universidade Federal de Lavras/MG

Profa. Dra. Dalva Lobo – Universidade Federal de Lavras/MG

Profa. Dra. Helena Maria Ferreira – Universidade Federal de Lavras/MG

Prof. Dr. Fábio Pinto Gonçalves dos Reis – Universidade Federal de Lavras/MG

Profa. Dra. Letícia Mendonça Lopes Ribeiro – Universidade Federal de Lavras/MG

Profa. Dra. Bittencourt Costa e Silva – Universidade Federal de Lavras/MG

Prof. Dr. Regilson Maciel Borges – Universidade Federal de Lavras/MG

Prof. Dr. Ronei Ximenes Martins – Universidade Federal de Lavras/MG

 

 

Comissão Organizadora:

 

Beatriz Maria de Nazaré Siqueira – Mestranda PPGE/UFLA e docente da Educação Básica – Rede Municipal de Lavras, Minas Gerais

Braian Garrito Veloso – Docente da UFLA

Francine de Paulo Martins Lima – Docente da UFLA

Julia Ribeiro Nogueira – Graduanda Pedagogia/UFLA

Letícia Mendonça Lopes Ribeiro – Docente da UFLA

Patrícia de Carvalho Pereira – Diretora na Educação Básica – Rede Municipal de Lavras, Minas Gerais

Paulo Henrique Arcas – Docente da UFLA

Regilson Maciel Borges – Docente da UFLA

 

Equipe de apoio:

Adriana Aparecida de Abreu Silva Docente da Educação Básica – Rede Municipal e mestranda do PPGE UFLA

Cátia Cecília dos Santos Romualdo – Docente da Educação Básica – Rede Municipal

Cleunice Cristina da Silva  – Docente da Rede Estadual de Minas Gerais

Dayana Aparecida Lourenço Silva Sales – Docente da Rede Estadual de Minas Gerais

Kelly Cristina Teixeira Lazarinni – Docente da Educação Básica – Rede Municipal

Luana Aparecida Soares Rego Dias – Docente da Rede Estadual de Minas Gerais

Nayane Aparecida Souza Prado – Docente da Educação Básica – Rede Municipal 

Marisa De Bellis – Docente da Rede Estadual de Minas Gerais

Márcia Espíndola – Docente da Rede Estadual de Minas Gerais

Sandra Regina Ferreira Viana – Docente da Rede Estadual de Minas Gerais

Gabriela Ribeiro Macedo – Estudante do Curso de Biologia

Maria Rita da Silva Ribeiro – Estudante do Curso de Pedagogia

Mariana de Almeida Oliveira – Estudante do Curso de Pedagogia
Pamela Juliana Figueiredo – Estudante do Curso de Pedagogia

Reyslla Stella Novato Rocha – Estudante do Curso de Pedagogia

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Em caso de dúvidas, entre em contato pelo nosso e-mail.

E-mail: comeduc2024@gmail.com

 

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Realização: Forpedi e PPGE; LabFor; Faelch; UFLA.