• A importância da certificação de qualidade ISO 9001:2008 ~

    Para a obtenção de uma certificação de Gestão de qualidade ISO 9001:2008 faz-se necessário o enquadramento da organização/ empresa dentro de um padrão Internacional que estabelece requisitos para um sistema de Gerenciamento de Qualidade.

    Portanto, a certificação é focada na Gestão de Qualidade que engloba a garantia de qualidade. O projeto e a implantação de um sistema de gestão de qualidade de uma empresa são influenciados por várias necessidades, objetivos específicos, produtos fornecidos e outros.

    Como também, a documentação pode diferir de uma organização para outro devido:

    • Tamanho da empresa e suas atividades;
    • A complexidade dos processos e a competência Pessoal.

    O sistema de gestão da qualidade é tudo que a empresa faz para gerenciar os seus processos e atividades. Os sistemas de Gestão existem para assegurar que qualquer pessoa dentro da organização não faça o seu trabalho do seu jeito e sim conforme um padrão definido, existindo uma ordem na forma como a organização utiliza os seus recursos:

    • Tempo;
    • Dinheiro;
    • Capital intelectual;
    • e outros.

    O sistema de gestão de qualidade bem implantado, todos tem consciência sobre quem é responsável por fazer o que, quando, onde, como e por que.

    No Sistema de gestão de qualidade a organização deve estabelecer, documentar, implementar e manter um sistema de gestão da qualidade e melhorar continuamente a sua eficácia de acordo com os requisitos da norma.

    • A organização deve identificar os processos necessários para o sistema de qualidade e sua aplicação por toda a organização;
    • Determinar a seqüência de operações e controles eficazes;
    • Assegurar recursos informações e apoiar monitoramentos desses processos;
    • Monitorar, medir e analisar os processos;
    • Implementar ações que façam atingir os resultados planejados e a melhoria continua desses processos.

    Todos esses processos devem ser gerenciados pela organização de acordo com os requisitos da norma.

    • No sistema de gestão de qualidade o manual da qualidade, detalha o sistema de gestão da qualidade;
    • Os procedimentos documentados;
    • A interação entre processos da gestão da qualidade;
    • O controle de documentos serve para distribuição sejam controlados e evitar o uso não intencional de documentos obsoletos e aplicar identificação adequadas nos casos por qualquer propósito.

    Responsabilidade da Direção deve ter o comprometimento com a implementação do sistema de gestão da qualidade e com a melhoria continua de sua eficácia mediante:

    • Atender aos requisitos dos clientes como também os estatutários;
    • O estabelecimento da política da qualidade;
    • A integridade do sistema de gestão, mesmo quando são planejadas e implementadas.

    O recurso humano tem a competência de conscientização, treinamento, habilidade e experiências apropriadas para o pessoal que executa os trabalhos que afetam a qualidade do produto.

    A grande importância da certificação da qualidade ISO 9001:2008 para qualquer empresa, se dá pelo diferencial de qualidade, que abre as portas do mundo globalizado para as empresas certificadas, uma vez que , ao adquirirem produtos ou serviços dessas empresas o consumidor tem certeza que existe um sistema confiável de controle das etapas de desenvolvimento, elaboração, excussão, e entrega do produto provido de um tratamento formalizado com objetivo de garantir os resultado.

    Fonte,Qualidade Brasil.