• Alimentos juninos podem provocar intoxicações e engordar, alerta Vigilância Sanitária Estadual ~

    Consumidores devem atentar para a higiene e quantidade dos produtos consumidos durante os festejos


    Milho cozido, assado, canjica, pamonha, munguzá, quentão e paçoca. Alimentos que são tradicionais das festas juninas, mas que podem causar intoxicações e engordar, caso não sejam consumidos com racionalidade e precaução. O alerta é da gerente do Serviço de Controle da Qualidade de Alimentos da Vigilância Sanitária Estadual, Márcia Alves.

    Segundo ela, ao consumir as guloseimas juninas, é necessário atentar para o alto grau de calorias que elas possuem, principalmente, se foram produzidos à base de ingredientes adicionais, a exemplo do leite de coco. Atrelado a isso, é importante observar como o alimento foi manipulado, onde está sendo acondicionado e o nível de higiene do local de venda.

    “Todos os alimentos consumidos em excesso engordam, mas o milho contribui mais para isso, caso resulte em produtos que sejam preparados com creme de leite, coco, leite condensado, manteiga, margarina e açúcar. Daí porque, o cuidado de quem vai consumi-lo, a menos que se fabriquem com adoçante e açúcar mascavo”, sugeriu, lembrando que o milho é rico em fibras, que auxiliam no emagrecimento, por gerarem uma sensação de saciedade.

    A gerente do Serviço de Controle da Qualidade de Alimentos da Vigilância Sanitária Estadual salienta que, a ingestão exagerada de fibras na alimentação também é prejudicial. “Tudo porque, pode causar oclusão intestinal e a redução na absorção de elementos importantes da alimentação, a exemplo do cálcio, zinco, magnésio, fósforo e ferro”, ressaltou.

    Alto grau de pericividade – Além dos cuidados para não engordar, os consumidores devem atentar, principalmente, para evitar intoxicações alimentares. Realidade que se deve ao fato de os alimentos produzidos à base de milho serem altamente perecíveis. Daí porque, segundo Márcia Alves, a necessidade de observar os utensílios utilizados na fabricação, acondicionamento e manipulação dos alimentos, além de atentar para a temperatura.

    Ainda de acordo com ela, “a pessoa que manipula alimentos não pode ter contato com dinheiro, cigarro e animais. Como os alimentos fabricados à base de milho são perecíveis, devem ser consumidos no mesmo dia e, caso isso não ocorra, devem ser congelados ou mantidos em uma temperatura acima dos 60°C”, informou, ao frisar que “alimentos mal acondicionados ou produzidos sem higiene podem provocar diarreia, vômito, cólica, náusea e febre”.

    Quanto à pipoca e a paçoca, os consumidores devem atentar para a embalagem, observando as informações do rótulo, que trazem a validade, informações nutricionais, que orientam os pacientes que têm restrições, como diabetes e pressão alta. “Costumo dizer que podemos comer de tudo um pouco, observando os níveis de açúcar, sal e gordura, além da higiene”, frisou.

    Fiscalização – Durante os festejos juninos uma equipe da Vigilância Sanitária Estadual estará atuando em Penedo, fiscalizando a qualidade dos alimentos comercializados. Eles irão auxiliar os fiscais da Vigilância Sanitária Municipal durante os quatro dias da homenagem a São João.

    Fonte, Primeira Edição.