Atualmente, percebe-se avanços significativos no entendimento de como o cérebro aprende, especialmente vindos das discussões da Neurociências. Dentre várias coisas, esses avanços permitem cada vez mais, e por novas perspectivas, explicar os efeitos que vem causando nos sujeitos os jogos eletrônicos, os aplicativos, os gadgets, os dispositivos, os websites e as mais diversas tecnologias digitais (e os produtos a elas relacionados, que em síntese, neste projeto são chamados de artefatos tecnológicos). Se levarmos em conta, por um lado, a quantidade de artefatos e tecnologias disponíveis; de outro, se entendermos que cada sujeito ressignifica de forma específica o que vive, é possível deduzir que as formas de aprendizagem vêm se constituindo como mecanismos que cada vez mais se multiplicam.
Projeto:
- Pressupostos Neurocientíficos e suas Conexões com as Tecnologias Educacionais
- Os estilos de aprendizagem e as tecnologias digitais
Breve descrição: a compreensão dos significativos avanços das neurociências nas perspectivas que fundamentem um saber pedagógico vem se consolidando para apoiar os processos de ensino-aprendizagem. Ao mesmo tempo, a discussão das possibilidades cognitivas das tecnologias digitais com a intenção de criar um trabalho pensado para o sujeito contextualizado e imerso na cultura contemporânea tem se tornado uma necessidade constante no ambiente escolar. Apreender dessa maneira os conhecimentos neurocientíficos é importante para as práticas de ensino, como também os possíveis impactos das tecnologias sobre as práticas e os métodos a serem realizados na sala de aula.