Fibra na alimentação de cães e gatos!

As fibras são carboidratos estruturais formados por polissacarídeos e lignina. As enzimas do trato digestivo dos cães e dos gatos não conseguem quebrar as fibras. Elas agem na parede intestinal desses animais por meio da fermentação realizada pelos microorganismos presentes no TGI. Através disso, são produzidos ácidos graxos de cadeia curta e ácidos graxos voláteis, trazendo benéficos para o animal, como no fornecimento de energia para as células do cólon.
As fibras podem ser classificadas como solúveis e insolúveis. As primeiras são solúveis em água e são fermentáveis, elas aumentam a viscosidade do bolo alimentar, retardam o esvaziamento gástrico e causam saciedade no animal. Já as insolúveis são pouco solúveis em água e fermentadas de forma precária pela microbiota, elas aumentam a massa fecal e o peso das fezes.
Inúmeros benefícios podem ser oferecidos quando as fibras estão presentes na alimentação dos cães e gatos. Como ocorre aumento da massa fecal e da consistência das fezes, as fibras ajudam a estimular o peristaltismo. O uso delas como prébioticos também é interessante, pois auxiliam na modulação da composição das bactérias no intestino. Além disso, as fibras são fortes aliadas no controle de patologias, como diabetes e obesidade, já que elas modificam o metabolismo de carboidrato e dos lipídios. As principais fontes de fibras presentes nas rações comercias são a fibra de polpa de maçã e a da polpa de beterraba.
Sendo assim, é possível observar que as fibras possuem papel imprescindível na alimentação de cães e gatos. Porém, é fundamental que o seu pet consuma uma quantidade equilibrada e balanceada desse nutriente. Procure sempre um profissional para obter as orientações necessárias, para que assim, todas as necessidades nutricionais necessárias para a saúde do seu animal sejam supridas.
Fonte: https://wp.ufpel.edu.br/…/20…/03/Avan%C3%A7os_caes_gatos.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *