Alimentação de cães atletas

Os cães podem exercer várias atividades, desde a participação em caças, guia de deficientes visuais e até mesmo praticarem atividades esportivas.
Os cães atletas passam por uma rotina de exercícios diários intensa, sendo necessário um manejo nutricional diferente daqueles animais que não praticam atividades esportivas.
Inicialmente, é importante diferenciar o tipo de atividade que será realizada por estes animais. As competições de resistência precisam de energia proveniente da via metabólica aeróbica, carboidratos e gorduras oferecem energia aos músculos em atividade. Exercícios mais rápidos e mais intensos tem necessidade de fonte energética anaeróbicas dos carboidratos.
Outro fator que deve ser levado em consideração é o requerimento energético muscular. Ele é importante para uma melhor observação no balanço nutricional do animal, e também na regulação da ingestão do alimento. Sendo essencial para os cães atletas alcançarem suas necessidades nutricionais de forma adequada.
Desse modo, ao formular uma alimentação para um cão esportista, deve-se sempre levar em consideração a frequência do trabalho que o animal realiza. É importante procurar um profissional da área, para que ele possa criar uma dieta adequada, que atenda as necessidades nutricionais específicas de cada cão.
Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/veterinaria/a-alimentacao-de-caes-atletas/60416

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *