Até quando oferecer ração de filhote?

A necessidade calórica e nutritiva muda bastante de filhote para adulto. No caso do filhote, a ração é rica em calorias e suplementos nutritivos, então, continuar alimentando um cão adulto com esse tipo de comida pode causar obesidade e problemas ortopédicos.
Os portes dos cães são: pequeno, até 10 kg, amadurecem mais rápido, entre 10 e 12 meses. Exemplos: Yorkshire Terrier, Shih-Tzu, Pinscher, Chihuahua, Lhasa Apso, Pug, Poodle, Bichon Frise. Médio, até 40 kg, podem amadurecer entre 12 e 16 meses. Exemplos: Beagle, Basset Hound, Buldogue Francês, Cocker Spaniel Inglês, Buldogue Inglês, Labrador Retriever, Boxer. E grande, mais de 40 kg, podem levar até 2 anos para amadurecer completamente. Exemplos: Dogue Alemão, Mastife, Boiadeiro Bernês, São Bernardo, Rottweiler.
Definir uma idade única para ser feita a transição das rações de filhote para adulto não é ideal, pois as particularidades das raças e tamanhos fazem com que elas possuam velocidades diferentes de amadurecimento.
A mudança na ração deve ocorrer quando o filhote está se aproximando de sua altura de adulto. Esta deve ser feita de maneira gradativa, ou seja, o ideal é misturar os dois tipos por um período de tempo. Uma semana é tempo suficiente para que o seu animal não sinta muito a transição, o que em alguns casos pode causar diarreia.
É relevante que o tutor saiba que ao entrar na ração de adulto, a quantidade de ração deve ser baseada no valor calórico que o seu cão poderá comer por dia, o que evita problemas com o peso do animal. A maioria das rações possui este valor na própria embalagem de acordo com o peso e o porte do animal.
Fonte:http://portaldodog.com.br/…/ate-que-idade-seu-cachorro-dev…/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *