A importância da amamentação!

Um filhote saudável é o resultado de alguns fatores e o principal deles é a amamentação. O leite materno oferece nutrientes e anticorpos necessários para o crescimento e saúde do animal.
Para cães e gatos o período de amamentação varia de 30 a 40 dias depois do seu nascimento. Esse contato entre mãe e filhote é essencial para o seu crescimento e para uma nutrição perfeita. Quando existe a separação entre mãe e filhote antes de que esse período esteja completo prejudica e muito o desenvolvimento desses filhotes já que não existe nenhum alimento mais nutritivo para eles que esse leite.
Quando o animal tem em torno de 20 dias pode começar a se alimentar também de ração, desde que essa seja de boa qualidade. Aliás, essa ração pode ser até a mesma que é oferecida a cadela que está lactante.
É importante saber que a água é o principal componente do leite e quando ele está em falta pode haver uma queda na produção do mesmo pela mãe. Garanta uma boa alimentação para a mãe para ajudá-la a ter uma saúde intestinal melhor, pois a migração é lenta e progressiva o que pode sobrecarregá-la.
Podemos dizer que não existe uma, mas sim várias vantagens que a amamentação traz para a saúde e desenvolvimento dos filhotes. Grande parte dos filhotes que passam pelo desmame precoce tem déficit de crescimento. Isso faz com que o animal não consiga se desenvolver como deveria porque não tem os nutrientes necessários.
Quando os filhotes em questão são cães existe ainda a questão das 24 horas críticas depois do seu nascimento. Nesse período o cão pode chegar a perder cerca de 10% do seu peso e por isso a amamentação é essencial para que ele possa recuperar esse peso.
Há ainda a necessidade de que os filhotes mantenham contato com a mãe durante algum tempo para que quando crescerem se tornem adultos mais seguros. Lembre-se que a amamentação é fundamental desde o primeiro dia de vida de um animal, pois o colostro é o responsável por dar imunidade passiva para os filhotes.
Fonte: http://animais.culturamix.com/…/a-importancia-da-amamentaca…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *