III Encontro de debates COM a Educação Básica e I Encontro COM Professores/as Iniciantes
TEMA – “O trabalho docente e a gestão escolar na contemporaneidade: contextos, dilemas e perspectivas”
O III Encontro de debates COM a Educação Básica e o I Encontro COM Professores/as Iniciantes com a temática “O trabalho docente e a gestão escolar na contemporaneidade: contextos, dilemas e perspectivas”, que será realizado entre os dias 03 a 04 de outubro de 2025, de forma presencial, refere-se a uma iniciativa cujo objetivo é ampliar as possibilidades de aproximação entre a universidade e as escolas de educação básica a partir da promoção de debates e diálogos COM e entre os profissionais e docentes que atuam na educação básica e professores e pesquisadores da educação superior, promovendo reflexões e discussões que potencializem processos qualitativos de desenvolvimento profissional docente e de aprimoramento das práticas pedagógicas empreendidas no contexto da educação infantil, ensino fundamental e Ensino Médio, bem como daquelas desenvolvidas no ensino superior com vistas à promoção da qualidade da formação de docentes para a educação básica.
Acreditamos que o compartilhamento dos eventos fortalece a articulação universidade e escola em benefício da educação básica de qualidade, ampliando ainda os espaços de diálogo e investigação acerca da prática docente, dos processos de ensino-aprendizagem e das ações realizadas no âmbito da gestão educacional.
Objetivos do evento
– Ampliar e fortalecer a constituição de espaços de debates e diálogos acerca do desenvolvimento profissional de professores e profissionais da educação básica, problematizando a necessária interlocução universidade e escola e as possibilidades de investigação da/na prática pedagógica para a promoção e aprimoramento dos fazeres e saberes docentes no contexto da escola.
– Consolidar espaços de compartilhamento de práticas docentes entre professores da educação básica, docentes do ensino superior e estudantes das licenciaturas e da pós-graduação, em benefício da formação de professores e dos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos nas escolas de educação básica.
Da escolha do tema: “O trabalho docente e a gestão escolar na contemporaneidade: contextos, dilemas e perspectivas”
A temática do evento alinha-se à defesa da necessária articulação universidade e escola para a qualificação da formação de professores e dos processos formativos empreendidos no contexto das universidades e das escolas de educação básica de forma crítica, responsável comprometido com a profissionalização da docência, processos formativos humanizadores, comprometidos com o respeito às diversidades, com práticas inclusivas e enfrentamento das desigualdades sociais.
Referenciamo-nos, também, nas ideias de António Nóvoa (2017, p. 1116) ao defender a “[…] presença da universidade no espaço da profissão e a presença da profissão no espaço da formação” com vistas à qualificação dos processos educadores e de debates sobre a produção de conhecimento em docência e educação, de tal forma que possa se configurar um terceiro espaço de intersecção e de diálogo, como “[…] uma casa comum da formação e profissão, habitada por universitários e representantes das escolas e profissão” (NÓVOA, 2017, p. 1116).
Nessa direção, fortalecer e promover espaços de diálogos e debates como o evento em tela, configura-se como a constituição de um terceiro espaço em que tanto professores da educação básica, como os da educação superior, além dos estudantes das licenciaturas, futuros professores, tem voz e vez para expressar pensamentos, ideias e debater sobre problemas, desafios e avanços no contexto da formação de professores e questões atinentes à profissão docente, seus contextos e práticas.
Eixos de debates e submissão de resumos
EIXO 1 – Desenvolvimento profissional de professores/as iniciantes, experientes e demais profissionais da educação básica
Propõe debates sobre a formação inicial e continuada de professores/as e profissionais da educação (coordenadores, supervisores e diretores) no contexto da educação básica e superior. Abarca as discussões sobre desenvolvimento profissional docente primando pela articulação universidade e escola, bem como iniciativas de acolhimento e indução de professores iniciantes.
Prima pelas discussões sobre o trabalho docente de professores/as iniciantes e experientes, problematizando seus dilemas, desafios e perspectivas.
Fomenta os debates acerca de iniciativas formativas que respeitem as diversidades, primem pelas práticas inclusivas e enfrentamento das desigualdades.
EIXO 2 – Práticas de ensino de professores/as iniciantes e experientes
Propõe debates sobre as práticas de ensino e de aprendizagem na Educação Infantil, nos Ensino Fundamental e no Ensino Médio desenvolvida por professores/as iniciantes e experientes. Prima pelas discussões acerca das práticas de planejamento, mediação e avaliação das práticas de ensino no contexto da educação básica. Abrange as discussões afetas aos saberes e fazeres pedagógicos envolvendo inovações pedagógicas, ludicidade e o brincar; tecnologias e recursos digitais; o uso da Inteligência artificial; inclusão; diversidade; Educação Especial; Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional e Tecnológica; Educação Indígena; Educação Quilombola e Educação do Campo.
Fomenta os debates acerca de iniciativas formativas que respeitem as diversidades, primem pelas práticas inclusivas e enfrentamento das desigualdades.
EIXO 3 – Gestão Escolar e processos democráticos
Propõe debates sobre estudos e experiências em matéria de políticas, gestão e práticas de administração, planejamento e avaliação da educação nos diferentes níveis, etapas e modalidades de educação.
Prima pela socialização de iniciativas de constituição de espaços participativos de discussão, análises, reflexões e proposições acerca das políticas públicas de educação, com ênfase nas temáticas democracia, gestão educacional e o direito à educação.
EIXO 4 – Práticas pedagógicas no contexto da inserção à docência
Propõe debates sobre estudos teóricos, pesquisas e práticas desenvolvidas no contexto da inserção à docência, seja pela via dos Estágios Curriculares Supervisionados, seja no âmbito de Programas de Bolsa de Iniciação à docência PIBID, seja em projetos de extensão ou ensino desenvolvidos em parceria entre a universidade e as escolas de educação básica. Neste contexto, admite-se a socialização de relatos de pesquisa e de experiências por estudantes da graduação, por professores da educação básica supervisores de estágio, supervisores do PIBID, equipe gestora e demais interessados envolvidos nos projetos e ações de inserção à docência.
__________________________________________________________
Coordenação Geral:
Profa. Dra. Francine de Paulo Martins Lima (UFLA) – Coordenadora
Comissão Científica:
Prof. Dr. Braian Garrito Veloso (Coordenador) – Universidade Federal de Lavras/MG
Prof. Dr. Paulo Henrique Arcas (Vice-coordenador) – Universidade Federal de Lavras/MG
Profa. Dra. Gisele Barreto Cruz – Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ – GT 8 Anped
Profa. Dra. Laurizete Ferragut Passos – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/SP GT 8 Anped
Profa. Dra. Márcia Hobold – Universidade Federal de Santa Catarina/SC – GT 8 Anped
Profa. Dra. Maria Isabel Sabino de Faria – Universidade Estadual do Ceará/CE – GT 8 Anped
Prof. Dr. Daniel Ribeiro Silva Mill – Universidade Federal de São Carlos/SP
Profa. Dra. Vera Maria Nigro Souza Placco – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/SP
Profa. Dra. Mary Ângela Teixeira Brandalise – Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR
Profa. Dra. Suzana dos Santos Gomes – Universidade Federal de Minas Gerais/MG
Profa. Dra. Roberta Guimarães Corrêa – Universidade Federal de Minas Gerais/MG
Profa. Dra. Cristiane Machado – Universidade Estadual de Campinas/SP
Prof. Dr. Nelson Gimenes – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/SP
Prof. Dr. Ocimar Munhoz Alavarse – Universidade de São Paulo/SP
Prof. Dr. Nonato Assis Miranda – Universidade de São Caetano do Sul/SP
Profa. Dra. Sandra Maria Zákia Lian de Sousa – Universidade de São Paulo
Profa. Dra. Gláucia Signorelli – Universidade Federal de Uberlândia/MG
Profa. Dra. Amanda Valiengo – Universidade Federal de São João Del Rei/MG
Prof. Dr. Douglas da Silva Tinti – Universidade Federal de Ouro Preto/MG
Profa. Dra. Francine de Paulo Martins Lima – Universidade Federal de Lavras/MG
Profa. Dra. Dalva Lobo – Universidade Federal de Lavras/MG
Profa. Dra. Helena Maria Ferreira – Universidade Federal de Lavras/MG
Prof. Dr. Fábio Pinto Gonçalves dos Reis – Universidade Federal de Lavras/MG
Profa. Dra. Letícia Mendonça Lopes Ribeiro – Universidade Federal de Lavras/MG
Profa. Dra. Bittencourt Costa e Silva – Universidade Federal de Lavras/MG
Prof. Dr. Regilson Maciel Borges – Universidade Federal de Lavras/MG
Prof. Dr. Ronei Ximenes Martins – Universidade Federal de Lavras/MG