OFICINAS

OFICINAS / COMPARTILHAMENTO DE PRÁTICAS E TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS

Dia 28/09/2024 – Das 14h às 16h

Olá, participante do II COMEduc e I SPPGE!

Ficamos felizes com a sua inscrição no evento e estamos certos de que teremos momentos de bons debates e aprendizagens compartilhadas.

Agora, é hora de se inscrever em uma das oficinas/compartilhamento de práticas e trajetórias profissionais!

Leia com atenção a ementa das oficinas/compartilhamentos e escolha APENAS UMA delas para participar.

Atenção, as vagas são limitadas a 30 participantes em cada uma das Oficinas/ compartilhamento de práticas e trajetórias profissionais, por isso, CLIQUE AQUI, faça já a sua inscrição e garanta a sua vaga. As inscrições deverão ser feitas até dia 26/09.

Oficina 1/Encontro de Egressos do PPGE: Compartilhamento de trajetórias e práticas profissionais de egressos do PPGE UFLA

Coordenadoras/es: Profa. Dra. Cristina Rezende Eliezer; Profa. Ma. Maria Betânia de Castro Nunes Santos; Prof. Ms. Maycon Pádua Reis e Profa. Dra. Jaciluz Dias Fonseca (DEL/UFLA)

A oficina, no formato de compartilhamento de Práticas docentes e trajetórias profissionais, tem como objetivo celebrar o encontro de Egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFLA (PPGE) com relatos de experiência e trajetórias profissionais ampliadas ou ressignificadas pela passagem no mestrado profissional do PPGE. Cada convidado/a trará seu relato, inspirando, motivando e ampliando os olhares e perspectivas para os mestrandos e demais participantes do evento para a relevância de processos formativos significativos, da aprendizagem contínua para o desenvolvimento profissional de qualidade e com relevância social.

Oficina 2: Literatura Infantil para as relações étnico-raciais

Coordenadores/as: Ma. Cristiane de Oliveira Rosa (UFSCar); Me. Claudinei Zagui Pareschi (UFSCar/Diretor de escola em Limeira/SP); Verônica Correia da Silva (UFSCar)

A oficina tem como objetivo sensibilizar professores para o uso da literatura infantil como uma ferramenta essencial na promoção da igualdade, respeito às diferenças e combate ao racismo. Serão apresentados autores e ilustradores negros, indígenas e de outras etnias, além de obras que tratam da diversidade étnico-racial e de gênero. Através de discussões teóricas e atividades práticas, a oficina abordará estratégias de mediação de leitura que promovam representatividade e incentivem o diálogo sobre temas sociais e culturais. Os participantes também serão estimulados a desenvolver projetos pedagógicos que valorizem a diversidade e as histórias das crianças, contribuindo para a criação de espaços educativos mais inclusivos.

Oficina 3: A investigação didática no contexto das práticas de leitura e escrita na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental

Coordenação: Profa. Mestranda Marisa De Bellis e Profa. Mestranda Beatriz Maria de Nazaré Siqueira (Forpedi, PPGE/UFLA e Docentes da Educação Básica)

A oficina tem como objetivo promover debates e práticas envolvendo a investigação didática no contexto da sala de aula, especificamente, no processo ensino-aprendizagem com foco na aquisição e consolidação da leitura e da escrita, chamando a atenção para intervenções didáticas a partir da análise sistemática das aprendizagens dos/das estudantes. Para tanto, serão oportunizadas possibilidades de sistematização de processos e busca conjunta de situações apresentadas pelos participantes, a partir das provocações realizadas ao longo da oficina e que permitam o compartilhamento de ideias e encaminhamentos, considerando, ainda, as experiências bem sucedidas relatadas pelas expositoras envolvendo a investigação didática.

Oficina 4: A coordenação Pedagógica e a formação de professores no contexto da escola: perspectivas teóricas e práticas possíveis

Profa. Dra. Francine de Paulo Martins Lima   –    (Forpedi, DPE, PPGE, UFLA) e

Profa. Ma. Kelly Cristina Teixeira Lazarini (Forpedi/UFLA e SME Nepomuceno e SME Lavras)

A oficina tem como objetivo debater sobre o papel da coordenação pedagógica enquanto formador/a de professores/as. Para tanto, serão provocadas reflexões sobre os desafios do trabalho da coordenação pedagógica e as possibilidades de desenvolvimento de pautas formativas com o foco na formação de professores iniciantes e experientes no contexto da escola a partir das demandas que dela emergem e das necessidades formativas da equipe docente.  Para tanto, serão desenvolvidas coletivamente pautas formativas, as quais serão compartilhadas com todos os participantes, abrindo espaços para novas possibilidades de pensar os encontros pedagógico no viés da formação docente no contexto de trabalho, com foco no trabalho colaborativo e constituição de uma comunidade de aprendizagem pelo e com o grupo escolar a que pertencem.

Oficina 5: Avaliação da aprendizagem: concepções, instrumentos e práticas.

Prof. Dr. Paulo Henrique Arcas (DPE, PPGE, UFLA)

O propósito da oficina é explorar concepções, instrumentos e práticas da avaliação da aprendizagem. Compreender que a avaliação da aprendizagem é uma atividade inerente ao planejamento escolar. Abordar as funções diagnóstica, formativa, somativa e contemplar aspectos políticos e técnicos da avaliação. Articular os conhecimentos teóricos e práticos da avaliação. Serão desenvolvidas atividades de estudo de casos em pequenos grupos abordando as concepções, instrumentos e práticas avaliativas e refletindo acerca do alinhamento necessário entre a concepção de educação, de ensino, de aprendizagem e de avaliação.

Oficina 6: Gestão Escolar Participativa: perspectivas e práticas

Profa. Dra. Bethânia Bittencourt Costa e Silva ( DPE, UFLA)

A oficina *Gestão Escolar Participativa: Perspectivas e Práticas* abordará elementos fundamentais para a compreensão da gestão a partir da participação dos atores da cena das escolas inscrita nas normativas, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o Plano Nacional de Educação, bem como na literatura do campo, discutida, sobretudo por Lima e Paro. Coletivamente, debateremos e articularemos possibilidades de ações para práticas de gestão alinhadas à partilha de decisão na escola.

Oficina 7: Práticas de leitura para crianças com autismo: primeiros passos

Profa. Dra. Letícia Mendonça Lopes Ribeiro (Forpedi, DPE, UFLA)

A oficina tem como objetivo apresentar aos/às profissionais, que atuam diretamente com estudantes com autismo na escola, ações que podem facilitar o ensino da leitura para este público. Para tanto, será apresentado o trabalho liderado pelo Centro de Estudos para o Desenvolvimento Humano (CEI-DH), que desenvolveu uma metodologia específica para práticas alfabetizadoras entre os/as estudantes com autismo. Tais práticas consideram as necessidades desses/as estudantes, os/as organizando em três grupos: não falantes, falantes com dificuldade de pronúncia e falantes com fluência. Neste sentido, serão indicadas as obras de Gomes (2023); Gomes e Silveira (2023) e outras sugestões bibliográficas, as quais trazem orientações consolidadas na Análise do Comportamento Aplicada, considerando a aprendizagem dos/as estudantes com autismo na escola e em espaços não escolares. Os/as participantes serão estimulados a desenvolver ações contínuas e graduais, direcionadas não apenas à leitura, mas também ao bem-estar desses/as estudantes.

Oficina 8: Práticas de ensino e o atendimento a estudantes surdos: desafios e possibilidades

Prof. Me Tales Douglas Moreira Nogueira (DED, UFLA)

O ensino e atendimento de estudantes surdos enfrentam desafios como a falta de formação adequada de professores, escassez de materiais didáticos acessíveis e barreiras atitudinais. No entanto, práticas promissoras, como o ensino bilíngue (Libras e português), o uso de recursos tecnológicos e visuais e a interação com a comunidade surda, podem melhorar significativamente a inclusão e o aprendizado desses estudantes. A formação continuada de professores em Libras também é essencial para aprimorar a educação dos surdos. Para promover uma educação inclusiva e de qualidade, é necessário superar esses desafios e explorar as possibilidades disponíveis, integrando a comunidade escolar e a sociedade. É nessa perspectiva que se insere esta oficina, com o objetivo de debater acerca de realização de práticas inclusivas com foco no atendimento aos estudantes surdos.

Oficina 9: As práticas educativas da EJA: aprendizagens em lugares e temporalidades não convencionais

Prof. Dr. Eliasaf Rodrigues de Assis (DED, UFLA)

Que cenário e personagens a pessoa formada os docentes costumam encontrar na EJA? É o que vamos descobrir. De forma leve e bem humorada, a oficina será conduzida com intensa partilha das pessoas participantes, fazendo uso de dispositivos móveis (celulares ou tablets) para leitura de QR codes e realização de atividades. Venha com disposição! Será divertido!