III ComEduc (INSCREVA-SE)

III Encontro de debates COM a Educação Básica e I Encontro COM Professores/as Iniciantes

TEMA – “O trabalho docente e a gestão escolar na contemporaneidade: contextos, dilemas e perspectivas”

 

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO EVENTO

 

O III Encontro de debates COM a Educação Básica e o I Encontro COM Professores/as Iniciantes com a temática “O trabalho docente e a gestão escolar na contemporaneidade: contextos, dilemas e perspectivas”, que será realizado entre os dias 03 a 04 de outubro de 2025, de forma presencial,  refere-se a uma iniciativa cujo objetivo é ampliar as possibilidades de aproximação entre a universidade e as escolas de educação básica a partir da promoção de debates e diálogos COM  e entre os profissionais e docentes que atuam na educação básica e professores e pesquisadores da educação superior, promovendo reflexões e discussões que potencializem processos qualitativos de desenvolvimento profissional docente e de aprimoramento das práticas pedagógicas  empreendidas no contexto da educação infantil, ensino fundamental e Ensino Médio, bem como daquelas desenvolvidas no ensino superior com vistas à promoção da qualidade da formação de docentes para a educação básica.

Acreditamos que o compartilhamento dos eventos fortalece a articulação universidade e escola em benefício da educação básica de qualidade, ampliando ainda os espaços de diálogo e investigação acerca da prática docente, dos processos de ensino-aprendizagem e das ações realizadas no âmbito da gestão educacional.

Objetivos do evento

Ampliar e fortalecer a constituição de espaços de debates e diálogos acerca do desenvolvimento profissional de professores e profissionais da educação básica, problematizando a necessária interlocução universidade e escola e as possibilidades de investigação da/na prática pedagógica para a promoção e aprimoramento dos fazeres e saberes docentes no contexto da escola.

Consolidar espaços de compartilhamento de práticas docentes entre professores da educação básica, docentes do ensino superior e estudantes das licenciaturas e da pós-graduação, em benefício da formação de professores e dos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos nas escolas de educação básica.

 

Eixos de debates e submissão de resumos 

EIXO 1 – Desenvolvimento profissional de professores/as iniciantes, experientes e demais profissionais da educação básica

Propõe debates sobre a formação inicial e continuada de professores/as e profissionais da educação (coordenadores, supervisores e diretores) no contexto da educação básica e superior. Abarca as discussões sobre desenvolvimento profissional docente primando pela articulação universidade e escola, bem como iniciativas de acolhimento e indução de professores iniciantes.

Prima pelas discussões sobre o trabalho docente de professores/as iniciantes e experientes, problematizando seus dilemas, desafios e perspectivas.  

Fomenta os debates acerca de iniciativas formativas que respeitem as diversidades, primem pelas práticas inclusivas e enfrentamento das desigualdades.

EIXO 2 – Práticas de ensino de professores/as iniciantes e experientes

Propõe debates sobre as práticas de ensino e de aprendizagem na Educação Infantil, nos Ensino Fundamental e no Ensino Médio desenvolvida por professores/as iniciantes e experientes. Prima pelas discussões acerca das práticas de planejamento, mediação e avaliação das práticas de ensino no contexto da educação básica. Abrange as discussões afetas aos saberes e fazeres pedagógicos envolvendo inovações pedagógicas, ludicidade e o brincar; tecnologias e recursos digitais;  o uso da Inteligência artificial;  inclusão; diversidade; Educação Especial; Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional e Tecnológica; Educação Indígena; Educação  Quilombola e Educação do Campo.

Fomenta os debates acerca de iniciativas formativas que respeitem as diversidades, primem pelas práticas inclusivas e enfrentamento das desigualdades.

EIXO 3 – Gestão Escolar e processos democráticos

Propõe debates sobre estudos e experiências em matéria de políticas, gestão e práticas de administração, planejamento e avaliação da educação nos diferentes níveis, etapas e modalidades de educação. 

Prima pela socialização de iniciativas de constituição de espaços participativos de discussão, análises, reflexões e proposições acerca das políticas públicas de educação, com ênfase nas temáticas democracia, gestão educacional e o direito à educação.

EIXO 4 – Práticas pedagógicas no contexto da inserção à docência

Propõe debates sobre estudos teóricos, pesquisas e práticas desenvolvidas no contexto da inserção à docência, seja pela via dos Estágios Curriculares Supervisionados, seja no âmbito de Programas de Bolsa de Iniciação à docência PIBID, seja em projetos de extensão ou ensino desenvolvidos em parceria entre a universidade e as escolas de educação básica. Neste contexto, admite-se a socialização de relatos de pesquisa e de experiências por estudantes da graduação, por professores da educação básica supervisores de estágio, supervisores do PIBID, equipe gestora e demais interessados envolvidos nos projetos e ações de inserção à docência.

__________________________________________________________

Coordenação Geral:

Profa. Dra. Francine de Paulo Martins Lima (UFLA) – Coordenadora

 

Comissão Científica:

Prof. Dr. Braian Garrito Veloso (Coordenador) – Universidade Federal de Lavras/MG

Profa. Dra. Dalva Lobo – Universidade Federal de Lavras/MG

Prof. Dr. Daniel Ribeiro Silva Mill – Universidade Federal de São Carlos/SP

Prof. Dr. Douglas da Silva Tinti – Universidade Federal de Ouro Preto/MG

Profa. Dra. Bittencourt Costa e Silva – Universidade Federal de Lavras/MG

Prof. Dr. Fábio Pinto Gonçalves dos Reis – Universidade Federal de Lavras/MG

Profa. Dra. Francine de Paulo Martins Lima – Universidade Federal de Lavras/MG

Profa. Dra. Gláucia Signorelli – Universidade Federal de Uberlândia/MG

Profa. Dra. Laurizete Ferragut Passos – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/SP GT 8 Anped

Profa. Dra. Letícia Mendonça Lopes Ribeiro – Universidade Federal de Lavras/MG

Profa. Dra. Márcia Hobold – Universidade Federal de Santa Catarina/SC – GT 8 Anped

Profa. Dra. Maria Isabel Sabino de Faria – Universidade Estadual do Ceará/CE – GT 8 Anped

Profa. Dra. Mary Ângela Teixeira Brandalise – Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR

Prof. Dr. Paulo Henrique Arcas  – Universidade Federal de Lavras/MG

Prof. Dr. Regilson Maciel Borges – Universidade Federal de Lavras/MG

Prof. Dr. Ronei Ximenes Martins – Universidade Federal de Lavras/MG

___________________________________________________

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo nosso email.

E-mail: comeduc.forpedi@gmail.com

 

Siga-nos nas Redes e Mídias Sociais e fique por dentro de tudo!

Instagram: https://www.instagram.com/comeduc.ufla/ – @comeduc.ufla

Site: http://www.nucleoestudo.ufla.br/forpedi/

 

Realização: Forpedi e PPGE; LabFor; Faelch; UFLA.