29 de abril de 2024

Publicações

Artigos publicados no Dossiê temático: Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas – Revista Eletrônica de Educação – REVEDUC – UFSCar

ALMEIDA, P. C. A. de; REIS, A. T.; GOMBOEFF, A. L. M.; ANDRÉ, M. E. D. A. de. As pesquisas sobre professores iniciantes: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica de Educação, v.14, 1-20, e4152113, jan./dez. 2020.

AMBROSETTI, N. B.; MARTINS, F. D. P.; SIGNORELLI, G.; CALIL, A. M. G. C. Formadores escolares: perspectivas de atuação em processos de indução à docência. Revista Eletrônica de Educação, v.14, 1-19, e4263118, jan./dez. 2020

AMORIM, M.B. de; MAESTRELLI, S.R.P. O isolamento docente e seus condicionantes no início da docência em ciências. Revista Eletrônica de Educação, v.14, 1-23, e4241121, jan./dez. 2020.
ANDRÉ, M. E. A. M; PASSOS, L. F.; ALMEIDA, P. A. Apresentação. Revista Eletrônica de Educação, v.14, 1-3, e4780110, jan./dez. 2020.

ANJOS, D. D. dos; NACARATO, A. M. Uma professora em início de carreira: narrativas sobre as tensões em seu desenvolvimento profissional. Revista Eletrônica de Educação, v.14, 1-20, e4275120, jan./dez. 2020.

BECA, C. E.; BOERR, I. Políticas de inducción a profesores nóveles: experiencia chilena y desafíos para América Latina. Revista Eletrônica de Educação, v.14, 1-23, e4683111, jan./dez. 2020.

CRUZ, G. B. da; FARIAS, I. M. S. de; HOBOLD, M. de S. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Revista Eletrônica de Educação, v.14, 1-15, e4149114, jan./dez. 2020.

LEÃO, A. M. C.; CARNEIRO, R. K. C.; BULZONI, A. M. M. C. As necessidades formativas do professor iniciante: os desafios da diversidade na escola. Revista Eletrônica de Educação, v.14, 1-18, e4217123, jan./dez. 2020.

MIRANDA, N. M. S.; SALES, M. A. Tornar-se professor: o ordinário e o extraordinário formativo das professoralidades na educação profissional e tecnológica. Revista Eletrônica de Educação, v.14, 1-22, e4118124, jan./dez. 2020.

PASSOS, L. F.; ANDRADE, M. de F. R. de; APARICIO, A. S. M.; COSTA, E. C. dos S. Comunidades de Aprendizagem e práticas colaborativas nos processos de inserção profissional. Revista Eletrônica de Educação, v.14, 1-18, e4261115, jan./dez. 2020.

RIGOLON, W. de O.; PRÍNCEPE, L.; PEREIRA, R. Condições de trabalho no início da docência: elementos constituintes e repercussões no desenvolvimento profissional. Revista Eletrônica de Educação, v.14, 1-20, e4195117, jan./dez. 2020.

SANTOS, M. H. A. dos; DE SORDI, M. R. L. Professores universitários iniciantes: entre caminhos individuais e responsabilidades coletivas. Revista Eletrônica de Educação, v.14, 1-20, e4260125, jan./dez. 2020.

SILVA, F. M. R. C. da; MOREIRA, L. P. Professores iniciantes em escolas de periferia: desafios da “sobrevivência” na sala de aula. Revista Eletrônica de Educação, v.14, 1-20, e4183122, jan./dez. 2020.

SOUSA, S. N.; ROCHA, S. A. da; OLIVEIRA, M. A. L. de; FRANCO, M. J. do N. Necessidades formativas de professores iniciantes na educação básica: concepções e revisão de literatura. Revista Eletrônica de Educação, v.14, 1-20, e4175116, jan./dez. 2020.

SOUZA, A. P. G. de; REALI, A. M. de M. R. Práticas de mentoria e imagens projetadas dos processos realizados: um estudo de dois casos. Revista Eletrônica de Educação, v.14, 1-20, e4142119, jan./dez. 2020.

WONG, H. K. Programas de indução que mantêm os novos professores ensinando e melhorando. Revista Eletrônica de Educação, v.14, 1-19, e4139111, jan./dez. 2020

Artigos publicados em periódicos

PRINCIPE, L. M. ; Andre, marli . CONDIÇÕES DE TRABALHO NA FASE DE INDUÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 19, p. 60-80, 2019.

ANDRÉ, MARLI ELIZA DALMAZO AFONSO DE. Professores iniciantes: egressos de programas de iniciação à docência. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, v. 23, p. 01-20, 2018.

HEES, L. W. B. ; ANDRE, MARLI . Inserção de professores em início de carreira no Ensino Universitário. INDAGATIO DIDACTICA, v. 10, p. 65-86, 2018.

PRÍNCEPE, LISANDRA ; André, Marli . FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO. Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, p. 03-15, 2018.

ROMANOWSKI, JOANA ; Roldão, Maria do Céu ; André, Marli ; Brzezinski, Iria ; LIMA, EMILIA DE FREITAS . III Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil. FORMAÇÃO DOCENTE, v. 10, p. 11-18, 2018.

ANDRÉ, MARLI ELIZA D. AFONSO. Nucleo de estudos e pesquisas sobre desenvolvimento profissional docente. FORMAÇÃO DOCENTE, v. 10, p. 117-126, 2018.

ANDRÉ, MARLI ELIZA DALMAZO AFONSO DE. Desafios na formação do pesquisador da prática profissional. Revista Estreia Diálogos, v. 03, p. 41-54, 2018.

Livros

ANDRE, M. E.D.A.; LUDKE, M. (Org.) ; BEILLEROT, J. (Org.) ; SANTOS, K. (Org.) ; SOARES, M. (Org.) ; MIRANDA, M. G. (Org.) ; LISITA, V. (Org.) . O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos professores. 12ª. ed. Campinas: Papirus, 2019. v. 500. 143p .

ANDRÉ, MARLI ELIZA DALMAZO AFONSO DE. Etnografia da prática escolar. 18. ed. Campinas: Papirus, 2018. 128p .

ANDRE, Marli. Práticas Inovadoras na Formação de Professores. 2a. ed. Campinas: Papirus, 2017. v. 1. 287p .

GATTI, Bernardete Angelina ; BARRETO, Elba Siqueira de Sá ; ANDRE, M. E.D.A. ; ALMEIDA, PATRÍCIA C. ALBIERI . Professores do Brasil: novos cenários de formação. 1. ed. Brasília: Edições UNESCo, 2019. v. 500. 351p .

LUDKE, M. ; André, Marli . Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2a. ed. Rio de Janeiro: GEN, 2013. v. 1. 112p .

PLACCO, V. M. N. S. ; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de ; ANDRE, M. E.D.A. . Aprendizagem do Adulto Professor. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2015. 95p .

Capítulo de Livros

ALMEIDA, P.A; ABUCHAIM, B. Incentivo a quem ensina a ensinar: Análise de práticas formativas premiadas pela Fundação Carlos Chagas. In: ANDRÉ, M. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores – Campinas, SP: Papirus, 2016. p.189-212

AMBROSETTI, N. D; KALIL, A.M. G. C. Constituindo-se formador no processo de formar futuros professores. In: ANDRÉ, M. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores – Campinas, SP: Papirus, 2016. p.215-236

ANDRADE, M. F. R; APARICIO, A.S.M. A construção colaborativa de sequências didáticas de gêneros textuais: Umaestratégia inovadora de formação docente. In: ANDRÉ, M. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores – Campinas, SP: Papirus, 2016. p.71-96

ANDRÉ, M. Formar o professor pesquisador para um novo desenvolvimento profissional. In: ANDRÉ, M. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores – Campinas, SP: Papirus, 2016. p.17-34

ANDRÉ. M. Políticas de iniciação à docência para uma formação profissional qualificada. In: ANDRÉ, M. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores – Campinas, SP: Papirus, 2016. p.49-70

CRUZ, G.B; HOBOLD, M. Práticas formativas de professores de cursos de licenciatura: Diferentes estratégias para ensinar. In: ANDRÉ, M. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores – Campinas, SP: Papirus, 2016. p.237-262

GATTI, B.A. Questões: Professores, escolas e contemporaneidade. In: ANDRÉ, M. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores – Campinas, SP: Papirus, 2016. p.35-48

MARTINS, F. P; LUCAS, M; MIRANDOLA, C.S. A formação de professoras alfabetizadoras: Estratégias formativas na aprendizagem da docência. In: ANDRÉ, M. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores – Campinas, SP: Papirus, 2016. p.97-120

OLIVEIRA, C.M. Os novos espaços da formação continuada e o papel mediador do professor formador. In: ANDRÉ, M. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores – Campinas, SP: Papirus, 2016. p.263-282

PASSOS, L.F. Práticas formativas em grupos colaborativos: Das ações compartilhadas à construção de novas profissionalidades. In: ANDRÉ, M. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores – Campinas, SP: Papirus, 2016. p.165-188

SIGNORELLI, G. O diário de campo como ferramenta de apoio ao processo de aprender e ser professor. In: ANDRÉ, M. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores – Campinas, SP: Papirus, 2016. p.121-146

SILVESTRE, M. A. Práticas de estágios no programa de residência pedagógica da Unifesp/Guarulhos. In: ANDRÉ, M. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores – Campinas, SP: Papirus, 2016. p.147-164

ANDRE, M. E.D.A.. Pesquisa, Formação e Prática Docente. In: Marli André. (Org.). O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. 6aed.Campinas: Papirus, 2019, v. , p. 55-69.

ANDRE, MARLI; PASSOS, Laurizete Ferragut . Avaliação escolar: desafios e perspectivas. In: Amelia Domingues de Castro e Anna Maria pessoa de Carvalho. (Org.). Ensinar a Ensinar Didática para uma escola fundamental e média. 2aed.São Paulo: Cengage, 2019, v. , p. 181-201.

PRINCIPE, L. M. ; ANDRE, M. E.D.A. . CONDIÇÕES DE TRABALHO DE PROFESSORES INICIANTES DE UMA REDE DE ENSINO: IMPLICAÇÕES NA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. In: Lucian Maria Giovanni. (Org.). IDENTIDADES PROFISSIONAIS DE PROFESSORES: CONSTRUÇÕES EM CURSO. 1ed.Araraquara: Junqueira e Marin, 2019, v. 1, p. 143-176.

ANDRÉ, MARLI ELIZA DALMAZO AFONSO DE. Um projeto coletivo de investigação da prática pedagógica de professores da Escola Normal. In: Ivani Fazenda. (Org.). Novos Enfoques da pesquisa educacional. 7aed.São Paulo: Cortez Editora, 2018, v. , p. 57-65.

HEES, L. W. B. ; André, Marli . Desafios e Necessidades Formativas de Docentes Iniciantes da Educação Superior. In: Laurizete Ferragut Passos. (Org.). Formação de Formadores e Cursos de Licenciatura: contextos, práticas e pesquisas. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2018, v. , p. 221-246.