29 de abril de 2024

Projetos

Processos de Indução de professores iniciantes na escola básica. Vigência: 2019 – atual

O presente projeto tem como objetivo geral desenvolver um Programa Interinstitucional de pesquisas com foco nos processos de indução para professores iniciantes da Educação Básica.   Os objetivos específicos são: criar condições e um ambiente propício para o desenvolvimento de processos colaborativos de investigação; articular conhecimentos produzidos em diferentes contextos sobre processos de indução aos professores iniciantes; fomentar o desenho e implementação de processos formativos voltados aos professores e formadores das escolas públicas e das secretarias de educação; fomentar a criação de parcerias entre universidade, escolas públicas e Secretarias Municipais de Educação para proposição de programas de indução; incrementar a formação de pesquisadores centrada na temáticas dos processos de indução e propor indicativos para a constituição de Programas e Políticas de Indução.   Este projeto, de caráter interinstitucional reúne 10 subprojetos, a serem desenvolvidos por pesquisadores de 13 Instituições de Educação Superior (IES), em diferentes contextos (diferentes municípios de diferentes estados do país), na perspectiva da pesquisa colaborativa.   A metodologia básica desse projeto será a do tipo colaborativo, em que os participantes se implicam em um processo de produzir conhecimentos e ao mesmo tempo formar-se . Os subprojetos compartilharão aspectos comuns no que tange à metodologia de pesquisa. Utilizarão métodos mistos.   Todos os subprojetos terão um componente quantitativo, de mapeamento da situação dos professores iniciantes e um componente qualitativo em que será desenvolvido um trabalho colaborativo com professores e gestores das escolas e gestores das secretarias de educação.  

Projeto Financiado pelo  CNPq.

Inserção profissional de egressos de programas de iniciação a docência. Vigência: 2015 – 2018

Nesta pesquisa propõe-se investigar como egressos de programas de iniciação à docencia estão vivenciando sua inserção profissional no magistério. Os programas de onde provêm os egressos, são: o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), de âmbito federal, o Bolsa Alfabetização, do governo estadual de São Paulo e o Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de São Paulo, em convênio com a secretaria municipal de Guarulhos, SP. Como a temática dos professores iniciantes é muito pouco explorada nas pesquisas da área de educação e ainda não é objeto das políticas públicas no Brasil, espera-se contribuir para o conhecimento dos elementos facilitadores e dificultadores dos primeiros anos de magistério, de modo a fornecer elementos tanto para a revisão dos currículos dos cursos de formação inicial, quanto para os gestores das escolas comprometidos com um ambiente propício ao ensino e aprendizagem dos alunos, assim como para os gestores de políticas públicas. Na abordagem metodológica optou-se pela conjugação de um survey, para mapear a situação profissional dos egressos, e estudos de caso para aprofundar aspectos da inserção profissional. A coleta de dados será realizada em quatro fases: a)consulta eletrônica sobre a situação profissional dos egressos, estimando-se um total de 200-300 ; b) estudos de caso de escolas (uma por estado, no total serão sete) que receberam os egressos, recorrendo-se a observações, entrevistas com os egressos e com os gestores, coleta de documentos da escola; c) grupos de discussão com egressos de diferentes cidades (no total 10) de origem dos participantes do grupo de pesquisa; d) acompanhamento longitudinal de seis egressos em dois momentos ao longo de dois anos, para estudar o movimento da inserção profissional, quando se solicitará o registro escrito de casos de ensino. No campo teórico, espera-se contribuir para ampliar a compreensão dos processo de socialização e de desenvolvimento profissional dos iniciantes. 
 
Projeto Financiado pelo CNPq.
 

Aproximação entre Universidade e Escola na Formação de professores: políticas de Inserção na Docência. Vigência: 2011 – 2014

O projeto busca investigar programas e políticas públicas que visam aproximar universidade e escola, favorecendo a inserção na docência. Objetiva analisar documentos, entrevistar estudantes de licenciatura envolvidos nos programas e supervisores dos estagiários na universidade e na escola que recebe o futuro professor. Objetiva investigar as implicações dos programas na formação dos estudantes e na escola que recebe os estagiários. Objetiva ainda avaliar a contribuição dos programas na inserção profissional dos iniciantes.
 
Projeto Financiado pelo CNPq.
 

O Papel das Práticas de Licenciatura na Constituição da Identidade Profissional dos Futuros Professores . Vigência:2009-2011

O objetivo geral do projeto é analisar as contribuições do curso de licenciatura para a constituição da identidade profissional dos estudantes de licenciatura, futuros professores. A metodologia inclui entrevista em grupo e análise de trajetória de estudantes de licenciatura das 4 instituições que constituiram os casos da pesquisa anterior, assim como entrevista com os coordenadores de curso e análise dos projetos pedagógicos.. 

Projeto Financiado pelo CNPq.