21 de agosto de 2025

LIVRO DA REDEP É FINALISTA NO PRÊMIO JABUTI ACADÊMICO

O Livro Professores iniciantes e processos de indução: caminhos para um desenvolvimento profissional qualificado, organizado por Laurizete Ferragut Passos, Patrícia C. Albieri de Almeida e Adriana Teixeira Reis, está entre os 5 finalistas do Prémio Jabuti Acadêmico 2025. O livro conta com textos de diferentes pesquisadores do Brasil que compõem a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente – Redep.

Os textos que compõe o livro focam a entrada na carreira docente e trazem resultados de pesquisas que analisam esse momento como crucial na aprendizagem da profissão. Inspirados na literatura que tem indicado que cuidamos pouco dos professores em seus primeiros anos de atuação nas escolas e de que o futuro e a renovação da profissão docente dependerão, em grande medida, desse cuidado, os textos destacam o papel da universidade e, de modo especial, das políticas públicas para desenvolverem ações de indução que favoreçam o ingresso do professor iniciante, entendida como apoio e acompanhamento que pode ser mobilizado pelas próprias escolas ou pelas secretarias de educação em parceria com os pesquisadores da universidade.
Os artigos traduzem conceitos decorrentes das reflexões teórico-metodológicas que orientaram o projeto guarda-chuva sobre o tema e que se constituiu no articulador de vários subprojetos desenvolvidos em diferentes contextos e diferentes regiões do país e, todos, com o propósito comum de responder aos seguintes questionamentos: como as escolas públicas e as redes de ensino vem se organizando para acolher e acompanhar os professores iniciantes? É possível desenvolver, com os professores e gestores das escolas um processo de discussão e reflexão coletiva para o delineamento de ações institucionais de acompanhamento (indução) a professores iniciantes? É possível estabelecer parceria com as secretarias municipais de educação para a proposição de programas de indução aos professores iniciantes?
Essa perspectiva reuniu outros pesquisadores que hoje compõem a Redep.

Sobre a premiação

O Jabuti Acadêmico está em sua segunda edição. A premiação, realizada pela CBL com o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), está dividida em dois eixos: Ciência e Cultura, com 27 categorias; e Prêmios Especiais, que conta com a nova categoria Tradução, além Ilustração e Divulgação Científica. No total são 30 categorias.
Os vencedores serão anunciados em uma cerimônia especial prevista para o dia 5/8.
Os autores premiados recebem, além da estatueta, um prêmio de R$ 5 mil.