Em andamento

Efeitos do tamanho de partícula da silagem e adição de vitamina B e hidroxi-minerais na dieta sobre a lipogênese e qualidade da carne de novilhas Nelore em terminação-Ruth Ccalta Hancco.

O projeto tem como objetivo principal avaliar os efeitos do tamanho de partícula de silagem de milho, inclusão da vitamina B e hidroxi-minerais na dieta, sobre a lipogênese e qualidade da carne em novilhas Nelore em terminação.

Substituição da ureia convencional pela ureia de liberação pós-ruminal e interações com o processamento de grãos de milho em dietas de terminação para bovinos de corte – Rayane Aparecida Lino e Giancarlo Pereira Silva.

O projeto tem como objetivo principal determinar como as interações entre fonte de ureia (convencional e ureia de liberação pós-ruminal) e processamento de grãos de milho (moagem vs. reconstituição e ensilagem), em dietas de terminação de bovinos de corte, pode alterar a digestibilidade de nutrientes, fermentação ruminal e o metabolismo de nitrogênio em novilhas Nelore.

Avaliação dos efeitos do biocarvão sobre a fermentação ruminal in vitro em uma dieta de alta proporção de forragem – Júlia Mara Campos de Souza.

Estratégias para diminuição da metanogênese são estudadas por questões ambientais e também pela perda na eficiência energética. Alguns exemplos de aditivos que vem sendo utilizados nesse propósito são: monensina e nitrato. Porém, alternativas naturais vêm sendo buscadas, como é o caso do biocarvão, que apresenta bons resultados em relação à metanogênese em situações de anaerobiose. Diante disso, o objetivo do trabalho é avaliar os efeitos do biocarvão sobre a fermentação ruminal in vitro em uma dieta de alta proporção de forragem em comparação com monensina sódica e nitrato de amônio cálcico.

Supplementation of rumen-degradable protein and rumen-undegradable protein in low-quality diets for beef cows during the middle third of gestation on the performance of the dam and progeny – Luana Ruiz dos Santos

Objetivou-se avaliar os efeitos da suplementação rica em arginina protegida no rúmen para vacas durante o terço médio da gestação, submetidas a uma dieta de baixo valor nutricional, sobre a formação do tecido muscular esquelético e o desempenho da progênie, uma vez que o uso desta suplementação pode beneficiar o crescimento e desenvolvimento do tecido muscular esquelético e o desempenho pós-natal da progênie.

Efeitos da monensina e / ou uma mistura de diferentes fontes de óxido de magnésio no desempenho, metabolismo, digestão e qualidade da carne de bovinos alimentados com dietas de alto amido – Javier Alexander Bethancourt Garcia.

As desordens metabólicas e a queda do pH ruminal ocasionadas pelo incremento de grão e concentrado nas dietas de confinamento de bovinos de corte no Brasil, tem afetado negativamente o desempenho e a qualidade da carne dos animais. Diante disso, estratégias como a utilização de aditivos vem sendo largamente utilizadas pelos produtores e nutricionistas, afim de contornar esse efeito problema. Nesse sentido, foi desenvolvido um estudo pelo Núcleo de Estudos em Pecuária de Corte (NEPEC), liderado pelos professores Mateus Gionbelli e Marcio Machado Ladeira em parceria com a Empresa Timac Agro e MS pecuária. A pesquisa tem como objetivo avaliar o efeito de um alcalinizante a base de óxido de magnésio (pHix-up®), associada ou não com monensina sódica sobre o desempenho, metabolismo ruminal, caraterísticas de carcaça, qualidade da carne e expressão de genes envolvidos no metabolismo lipídico em novilhos alimentados com dietas de alto amido.

Efeito do uso de monensina e / ou suplemento de Timafeed no desempenho, metabolismo e qualidade da carne de bovinos alimentados com dietas contendo alto teor de amido – Gabriel de Oliveira Damásio.

Dietas para bovinos em fase terminação contém uma alta densidade energética resultando em uma diminuição no pH ruminal provocando desordens metabólicas, e resultando em redução no desempenho dos animais. Com isso, o objetivo do projeto será avaliar o desempenho, metabolismo, características de carcaça, qualidade da carne e expressão gênica em novilhos Nelore alimentados com dietas contendo um aditivo padrão (monensina) e/ou um aditivo de liberação gradual de nitrogênio, ou nenhum aditivo.

Efeitos da suplementação proteica materna durante o terço médio da gestação sobre o desempenho, metabolismo e fisiologia da progênie – Karolina Batista Nascimento.

O estudo teve como objetivo simular uma condição real brasileira, em que vacas de corte gestantes passam parte da gestação (terço médio e parte do terço final) sob condições de pastagens ruins. O trabalho consiste em avaliar a utilização de uma correção nutricional realizada por meio da suplementação protéica visando melhorar o desenvolvimento da progênie. Foram avaliados as (1) mudanças no peso corporal, composição corporal e medidas morfométricas; (2) alterações endócrinas; (3) expressão de genes (4) o consumo e digestibilidade (5) comportamento ingestivo (6) eficiência alimentar da progênie.

Effects of crude protein supplementation during the beef cow’s mid-gestation on offspring postnatal performance – Matheus Castilho Galvão.

Estudos tem mostrado que o déficit proteico das vacas, durante o terço médio da gestação, prejudica o desenvolvimento do tecido muscular da progênie, isso ocorre pois no terço médio da gestação é onde se tem a hiperplasia e diferenciação dos tipo de fibras musculares. Com isso, o objetivo do estudo é avaliar o efeito da restrição proteica materna, durante o terço médio da gestação, na fase pós-parto e efeitos na progênie.