Em andamento

Uso da abordagem de biologia de sistemas para otimizar a nutrição de nitrogênio durante o desenvolvimento inicial de bovinos – Diana Carolina Cediel

O projeto visa integrar as respostas dos animais e dados ômicos através de uma abordagem de biologia de sistema para descobrir os mecanismos moleculares e bioquímicos subjacentes às mudanças fisiológicas maternas e ao desenvolvimento do músculo esquelético da progênie como resposta à otimização nutricional de nitrogênio; integrando a ciência mais avançada (unificando as respostas dos animais e a abordagem da biologia do sistema) e um tópico de interesse industrial (para oferecer soluções para aumentar a produtividade de carne sustentável em áreas tropicais). Serão utilizadas 36 vacas de corte prenhas zebuínas, de média 510 kg e quatro anos de idade. A partir do dia 180 até os 270 dias de gestação as vacas serão individualmente alimentadas e aleatoriamente distribuídas em 3 tratamentos (n =12 por tratamento), sendo: 1) controle negativo = sem suplemento, 2) controle positivo = suplemento com ureia e 3) tratamento alternativo = suplemento com liberação lenta de nitrogênio.

Uso da abordagem de biologia de sistema para otimizar a nutrição de fósforo durante o desenvolvimento inicial de bovinos de corte – Flávio Igor Gama Rebordões e Andrey de Sousa Miranda

Estudos recentes têm demonstrado que o fósforo é um elemento que pode ser a chave para potencializar o ganho de massa magra em bovinos de corte, por atuar como co-fator de fatores de transcrição miogênicos. Portanto, propõe-se a otimização da nutrição com fósforo para potencializar a alta capacidade de ganho de massa magra verificada na recria, hipotetizando-se que é possível impulsionar a proliferação de células satélites e hipertrofia muscular através de diferentes níveis de suplementação com fósforo (70, 100 e 130% das exigências nutricionais). A resposta à otimização nutricional de fósforo será avaliada por meio de variáveis de desempenho e através de uma abordagem de biologia de sistemas que será usada para entender os mecanismos moleculares e bioquímicos envolvidos com tais mudanças no músculo esquelético, tais como análises de expressão gênica, proteômica e rede de interação gene × proteína.

Aumento da produtividade e qualidade de bezerros de corte em diferentes sistemas de intensificação da fase de cria – Lucca Gabriel Batista Pereira

Em regiões tropicais ocorrem mudanças climáticas, o que traz variações na qualidade da pastagem durante o ano. Por isso é realizado o manejo de estação de monta para que os partos se concentrem na estação chuvosa e consequentemente de melhor qualidade do pasto. Com isso o período da gestação ocorre durante a seca, causando uma deficiência de nutrientes para os animais gestantes e tambem para o feto. Para minimizar esse problema, diferentes estratégias tem sido desenvolvidas, o que leva à uma intensificação do sistema nessa fase. A hipótese do trabalho é que, ao passo que se intensifica o sistema de produção, obteremos melhores resultados na produção de bezerros. Com isso, o objetivo é avaliar os efeitos de três níveis de intensificação do sistema de cria de bovinos de corte, por meio de diferentes formas de suplementação nutricional de vacas gestantes no período seco do ano.

Efeitos da substituição da uréia convencional por uréia de liberação pós-ruminal e suas interações com diferentes níveis de proteína bruta (11 vs. 14%) na utilização de nutrientes, fermentação ruminal e metabolismo de nitrogênio de novilhas nelore alimentadas com dietas de terminação – Júlia Mara Campos de Souza

A proteína é considerada o nutriente mais caro na nutrição de ruminantes e o cálculo da sua exigência para bovinos de corte são considerados superestimados. Logo, a possível diminuição de inclusão da proteína na dieta bem como o aumento na eficiência do uso de N, são objetivos que vem sendo buscados pelos nutricionistas. Diante disso, nesse projeto hipotetizamos que um menor nível de proteína associado com ureia de liberação pós ruminal possibilitará melhores perfis metabólicos, devido melhor reciclagem de N. Para isso, o objetivo principal do trabaho será determinar como as interações entre fonte de ureia (convencional e ureia de liberação pós-ruminal) e níveis de proteína (11% vs. 14%), em dietas de terminação de bovinos de corte, pode alterar a digestibilidade de nutrientes, fermentação ruminal e o metabolismo de nitrogênio em novilhas Nelore.

Efeitos dos níveis de proteína bruta e fontes de ureia no desempenho e características de carcaça de bovinos nelore terminados em confinamento. –Renato Luís de Paula

A utilização da ureia na alimentação de bovinos surge como alternativa em substituição de parte da proteína verdadeira da dieta, de redução de custo e como suprimento de N para os microrganismos do rúmen sintetizarem a proteína microbiana e o aporte de proteína metabolizável. Com isso, o experimento será conduzido com o objetivo de avaliar dois níveis de proteína bruta na dieta (11% e 14% de PB) associados a duas fontes de ureia (ureia de liberação convencional e ureia de liberação pós-ruminal) sobre o desempenho, digestibilidade de nutrientes e características de carcaça de bovinos nelore na fase de terminação em confinamento.

Uso de vitamina A injetável em vacas gestantes ou em bezerros sobre o desenvolvimento dos tecidos muscular a adiposo, desempenho, características de carcaça e qualidade da carne de novilhos – José Maria de Oliveira Júnior e Sara Adriana Salinas Laura

O teor de gordura intramuscular é um aspecto extremamente importante para o mercado de carnes e que tem impacto nas características sensoriais vivenciadas pelo consumidor. Recentemente, diversas pesquisas são realizadas com o objetivo de modular e aumentar o marmoreio da carne, e nesse aspecto a vitamina A tem se mostrado como uma alternativa prática e de baixo custo para alcançar esses resultados. Diante disso, o objetivo deste estudo será avaliar os efeitos da injeção de vitamina A sobre o desempenho, características de carcaça, desenvolvimento dos tecidos muscular e adiposo, composição química e qualidade da carne de novilhos Angus x Nelore.

Efeitos do tamanho de partícula da silagem e adição de vitamina B e hidroxi-minerais na dieta sobre a lipogênese e qualidade da carne de novilhas Nelore em terminação-Ruth Ccalta Hancco.

O projeto tem como objetivo principal avaliar os efeitos do tamanho de partícula de silagem de milho, inclusão da vitamina B e hidroxi-minerais na dieta, sobre a lipogênese e qualidade da carne em novilhas Nelore em terminação.

Substituição da ureia convencional pela ureia de liberação pós-ruminal e interações com o processamento de grãos de milho em dietas de terminação para bovinos de corte – Rayane Aparecida Lino e Giancarlo Pereira Silva.

O projeto tem como objetivo principal determinar como as interações entre fonte de ureia (convencional e ureia de liberação pós-ruminal) e processamento de grãos de milho (moagem vs. reconstituição e ensilagem), em dietas de terminação de bovinos de corte, pode alterar a digestibilidade de nutrientes, fermentação ruminal e o metabolismo de nitrogênio em novilhas Nelore.