Nosso rebanho

Raça Tabapuã

A raça Tabapuã foi firmada na Fazenda Água Milagrosa, no município de Tabapuã, São Paulo, da qual deriva o nome. São animais mochos, de pelagem branca, dóceis, bons produtores de carne e detentores de carcaças pesadas. É a raça que mais participou de provas técnicas dentre todas as raças zebuínas.

O rebanho da UFLA está em processo de estabilização e contou com uma amostra de alguns criatórios bastante famosos e expressivos dentro da raça, como a própria Água Milagrosa, Córrego de Santa Cecília, Morada do Prata, Tabapuã TRO e de um criatório grande da região de Oliveira – MG, Tabapuã do Coca, para a formação do rebanho inicial de matrizes, e mais recentemente com touros doados pelo Tabapuã do Gregg. Atualmente o rebanho da própria Instituição já se multiplica com animais nascidos na Universidade e em multiplicação.

Os animais são registrados juntos à Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), mediante visita do técnico. O efetivo gira em torno de 70 animais, indo de jovens a adultos. Os animais são utilizados didaticamente em aulas práticas à comunidade acadêmica e em experimentos conduzidos por pós-graduandos integrantes do NEPEC e do NEFOR.