Nosso rebanho

Raça Tabapuã

A raça Tabapuã foi formada nos idos da década de 1940 na Fazenda Água Milagrosa, no município de Tabapuã, São Paulo, da qual deriva seu nome, a partir de animais vindos de Goiás e que já apresentavam o caráter mocho. São animais mochos, de pelagem branca, de índole tranquila, bons produtores de carne e detentores de carcaças pesadas. É a raça zebuína que mais participou de provas zootécnicas.

O rebanho da UFLA fundado no ano de 2008 conta na sua formação com animais oriundos dos seguintes criatórios: Fazenda Água Milagrosa (GTRT), Tabapuã do Córrego – Fazenda Córrego de Santa Cecília (CSC), Tabapuã Morada do Prata (PRT), Tabapuã TRO (TRO) e de um criatório tradicional da região de Oliveira – MG, Tabapuã do Coca (ALD). Mais recentemente contou com a doação de touros do Tabapuã do Gregg (GREG) e da Fazenda e Haras Muro de Pedra (FHMP). Atualmente o rebanho da Instituição já possui animais com mais de três gerações nascidos na UFLA e com série própria (UFLT).

Os animais são registrados juntos à Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), mediante visita do técnico e participam do Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas (PMGZ). O rebanho total gira em torno de 70 cabeças e está em processo de estabilização. Os animais são utilizados didaticamente em aulas práticas à comunidade acadêmica e em experimentos conduzidos por pós-graduandos integrantes do NEPEC e NEFOR.