Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Livros

Publicado: Quinta, 07 Mai 2020 09:34 | Última Atualização: Terça, 14 Novembro 2023 19:46
CONTAR, LER E ENCANTAR COM HISTÓRIAS: DA VARIEDADE À DIVERSIDADE DE PRÁTICAS 

O ato de contar e ler histórias está presente na sociedade como prática cultural, marcada pelas ações da oralidade, constituída pela expressividade da linguagem vem ganhando espaços diferenciados, nas últimas décadas, com a expansão das tecnologias digitais. Com isso cabe pensar como a arte narrativa vem ressignificando os modos de interação com o público e como é possível contribuir com a formação de mediadores literários. De que modo as alterações sociais impactam no modo das relações construídas com a arte narrativa? Como a contação de histórias tem se caracterizado nos últimos anos? De que modo é possível pensar a arte narrativa no processo de formação inicial e continuada dos profissionais da educação? No que trata o artigo 12, da Resolução n.2 de julho de 2015, dentre os núcleos que constituem os cursos de formação inicial, respeitadas a diversidade nacional e a autonomia pedagógica das instituições, estão as questões atinentes à ética, estética e ludicidade no contexto do exercício profissional, articulando o saber acadêmico, a pesquisa, a extensão e a prática educativa. Diante disso, o IV ECONTHI tem com a temática a “Contar, ler e encantar com histórias: da variedade à diversidade de práticas” promover uma reflexão sobre a dimensão da arte narrativa e da leitura literária a partir da pluralidade de ações e mediações da contação e da leitura, as quais possibilitam a formação literária, cultural, performática e estética, a aproximação do imaginário coletivo, a ampliação de conhecimentos multidimensionais e interdisciplinares do ser humano em espaços escolares e não escolares, que abarca públicos diversos

 

Captura de tela 2023 11 14 193859

 
REINVENÇÃO DA ARTE DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS 

 A obra “Reinvenção da arte de contação de histórias” inspira-se na sensibilidade poética presente nos versos de Cecília Meireles, “A vida só é possível se reinventada”, para assim retratar certa peculiaridade das relações humanas que consiste na iniciativa de criar e de (re)criar a realidade, de reinventar-se a cada época, a cada ano, a cada momento, a cada desafio. Frente ao inusitado buscamos algo que nos mova, que nos impulsione a ir além de nossos limites, buscamos reinventar as ações para dar sentido à vida. Assim, compreendemos que as situações sociais impactam a forma como os sujeitos se organizam e se relacionam, dada a natureza social da linguagem (BAKHTIN, 2006), buscamos na arte expressiva na interação com o outro, almejando o encontro com o leitor, seja presencial, seja pelas telas, estas janelas “remotas” da inventividade e da interatividade...

ReinvençãoDaArte 

Acesse o livro na íntegra 

 

  LEITURA LITERÁRIA E CONTEXTOS DE LETRAMENTO

A temática da leitura ainda se mostra um eixo mobilizador e instigante para pesquisas no campo acadêmico, talvez por considerar que ler representa este momento de encontro dialógico entre o leitor e a obra, que no mundo inusitado da literatura abre possibilidades imaginativas, inventivas e reflexivas frente ao perscrutado, mas que reserva percursos desconhecidos, sentidos a serem explorados, apropriações que podem ser únicas e singulares, o que amplia olhares e viabilidades de estudos. 

Movido por essa instigação, o Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE), desde sua criação em 2014, vem desenvolvendo estudos e ações investigativas com estudantes de graduação e pós-graduação, nas linhas de pesquisa “leitura, contação de histórias e letramento literário”, “linguagem, leitura e cultura escrita” e “espaços de leitura e formação de mediadores de leitura”, em interlocução com diferentes grupos de pesquisas nacionais e internacionais.

Nesta vertente, a obra Leitura literária e contextos de letramentos emerge com a finalidade de apresentar aos leitores uma reflexão sobre a temática da leitura, que pode ser discutida sob diferentes perspectivas teóricas, ampliando olhares e possibilidades de contextos de letramento. Como também de compartilhar um pouco dos estudos desenvolvidos pelo NELLE.

LeituraLiteráriaEContexto

 Acesse o livro na íntegra

 

 PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: ENTRE AÇÕES E SABERES

 A obra Práticas de alfabetização e letramento: entre ações e saberes é resultante da reflexão de docentes sobre as propostas pedagógicas direcionadas à alfabetização e ao letramento, desenvolvidas no curso de formação Práticas de Alfabetização e Letramento, realizado pelo Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE), da Universidade Federal de Lavras, sob a coordenação das professoras Giovanna Rodrigues Cabral e Ilsa do Carmo Vieira Goulart. O curso de extensão teve como ênfase a formação continuada e foi oferecido a mais de 180 professores das redes pública e privada de ensino da cidade de Lavras e circunvizinhas, durante o ano de 2019.

PráticasDeAlfabetizaçãoELetramento

 Acesse o livro na íntegra

 

LER E CONTAR HISTÓRIAS: DAS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS ÀS VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS 

Quando no jogo de olhares ocorre o mergulho na história, na busca da compreensão leitora, sela-se a intimidade com a texto encenado, em que o narrador e ouvinte emergem conectados pela história. A narrativa permite o encontro de pessoas, isso porque nos põe em direção ao outro, move-se contornada pela afetividade. Porque a narração e a contação de histórias torna-se uma corporificação do texto, quando em junção ao olhar, aos gestos, à entonação da voz, ao apossar-se do corpo narrativo e dos sentidos, ganha a expressividade nas palavras.

LerEContarHistórias

Acesse o livro na íntegra

OS ENCANTADORES DE HISTÓRIAS: SOBRE PRÁTICAS ORAIS, MEMÓRIAS E ARTE NARRATIVA 

A arte de contar é a arte de contar de novo, esperamos que na edição desta obra possamos recontar nossas experiências, redescobrindo nelas, histórias ancestrais e quiçá futuras, não apenas em função das novas mídias e suportes, mas, talvez, pelo nosso inacabamento como sujeitos de nossa narrativa e pelo que nos afirma em nossa humanidade, a saber, nosso desejo de encontrar formas de nos dizer e de preservar o diálogo entre a tradição e a inovação.

OsEncantadoresDeHistóra

Acesse o livro na íntegra

LEITURA, ESCRITA E ALFABETIZAÇÃO: A PLURALIDADE DAS PRÁTICAS

Tomando como referência a centralidade das discussões sobre o trabalho docente e as práticas escolares, este livro assume por objetivo aproximar diferentes textos produzidos por pesquisadores de campos ligados à leitura, escrita e alfabetização, a partir de uma reflexão temática que tecerá uma rede de diálogos em que se procura destacar ideias constituídas a partir de perspectivas teóricas que orientam uma reflexão sobre o cotidiano das práticas escolares relacionadas às questões da escrita e da leitura, considerando a pluralidade e a complexidade destes campos.

LeituraEscritaAlfabetização

Acesse o livro na íntegra 

A obra convida à reflexão crítica e à dialogicidade do fazer docente, num mergulho entre os meandros do contexto das práticas de leitura e escrita, o que exige definição, segundo Freire (1996), posicionamento, decisão, rupturas, escolhas, autonomia e autenticidade – como aliás exige o próprio exercício da docência e da cidadania…

Referência:

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; MAZIERO,  Maria das Dores Soares; CARVALHO, Silvia Aparecida Santos de (Org). Leitura, escrita e alfabetização: a pluralidade das práticas. –Campinas, SP: Edições Leitura Crítica, 2017. 177 p. ISBN: 978-85-64440-48-7