Notícias
- PROGRAMAÇÃO DO IV ECONTHI 17-10-2023 16:36:11
- Evento gratuito e aberto a toda população 17-10-2023 16:05:33
- NELLE PARABENIZA A TODOS OS PROFESSORES 17-10-2023 16:03:19
- Atenção para o sorteio! 17-10-2023 15:59:36
- Oficinas do IV ECONTHI 17-10-2023 15:53:58
- Spoiler da Conferência de Abertura do IV ECONTHI 17-10-2023 15:44:54
- Oficinas do IV ECONTHI 12-10-2023 00:04:40
Publicações em Periódicos
2025
NASCIMENTO, C. R.; GOULART, I. C. V. Formação literária docente: percepções a partir da leitura e da contação de histórias na educação infantil. REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, v. 23, p. 1-17, 2025. https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/832
SILVA, J.; GOULART, I. C. V. Formação para a docência e saberes vivenciados no programa de residência pedagógica. Educação em Análise, v. 10, p. 1-23, 2025. https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/51814
RODRIGUES, L. V.; GOULART, I. C. V. Escrita ortográfica: um estudo a partir das dificuldades de apreensão do sistema de escrita. Educação em FOCO, v. 30, p. 1, 2025.
https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/e30012
2024
TAVARES, J. V. S.; GOULART, I. C. V. A leitura em ambientes digitais: dispositivos digitais utilizados na mediação da leitura literária no contexto pandêmico. Linha Mestra, v. 18, p. 162-172, 2024. https://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/1464
TAVARES, J. V. S.; GOULART, I. C. V. Saberes e posições que configuram à docência: formação dos professores no ensino remoto. CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (UCS), v. 29, p. 1-25, 2024. https://sou.ucs.br/revistas/index.php/conjectura/article/view/702
NAVES, L. M.; GOULART, I. C. V. As discussões sobre o livro de imagens no cenário da literatura infantil. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), v. 19, p. e11834, 2024. https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11834
GOULART, I. C. V.; RODRIGUES, K. M. P. Estratégias de leitura literária no processo de alfabetização: contribuições para a formação de leitores. Signo, v. 49, p. 122-136, 2024. https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/19417
GOULART, I. C. V.; SOUZA, L. A. S. A prática alfabetizadora no ensino remoto: entre a percepção e a atuação docente. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-21, 2024. https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17967
GOULART, I. C. V.; GOMES, J. P. O.; CABRAL, G. R. “Se juntar essas letras escreve bola?” um estudo a respeito do que as crianças pensam sobre a leitura e como a realizam. Revista Devir Educação, v. 8, p. 21, 2024. https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/910
GOULART, I. C. V. Em meio à subjetividade da leitura: marcas de um leitor subjetivo. Revista de Estudos de Cultura, v. 10, p. 27-44, 2024. https://periodicos.ufs.br/revec/article/view/21874
2023
RAMOS, I. S. F.; GOULART, I. C. V.; CABRAL, G. R. Formação continuada e o fazer pedagógico docente: ressignificação das práticas alfabetizadoras? ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), v. 45, p. e58717, 2023. http://repositorio.ufla.br/handle/1/58524
ASSIS, MÁRCIO BARBOSA DE; GOULART, ILSA DO CARMO VIEIRA. Leitura em contextos escolares: uma reflexão sobre a ação mediadora e situações de letramento. Linha Mestra, v. 16, p. 15-27, 2023. https://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/1343
GOULART, ILSA DO CARMO VIEIRA; SILVA, J. Docência voluntária: entre ações e percepções formativas para a docência superior. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1-20, 2023. https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14224
GOULART, ILSA DO CARMO VIEIRA; SOUZA, W. F.; CABRAL, G. R. O programa de Residência Pedagógica na formação inicial de licenciandos em Pedagogia. EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA, v. 33, p. 1-21, 2023. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/15878
AZARIAS, L. S. T.; GOULART, I. C. V.; CABRAL, G. R. Momentos formativos e fazer pedagógico nas palavras de professoras alfabetizadoras. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS), v. 17, p. 1-21, 2023. https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4921
CONTRERAS-BARCELO, E.; GOULART, ILSA DO CARMO VIEIRA. ASPECTOS DEL LENGUAJE INTERTEXTUAL EN VERSIONES DE CAPERUCITA ROJA. TEXTURA - ULBRA, v. 25, p. 155-176, 2023. http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7563
GOULART, I. C. V.; CABRAL, G. R. Fundamentos teóricos sobre alfabetização e letramento nos cursos de pedagogia das universidades federais de Minas Gerais. REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, v. 19, p. 1-19, 2023. https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/745
SILVA, J.; GOULART, I. C. V. Produção escrita na alfabetização: uma proposta para além das palavras. Linha Mestra, v. 17, p. 71-87, 2023. https://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/1380/0
CASSIANO, J. C.; ROCHA, J. G.; GOULART, I. C. V. Magda Soares em Lagoa Santa/MG e o projeto Alfaletrar. Linha Mestra, v. 17, p. 336-358, 2023. https://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/1406/1170
NAVES, L. M.; GOULART, I. C. V. Entre o olhar e a leitura: a imagem fotográfica presente nos livros de literatura infantil. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE), v. 61, p. 1-25, 2023.
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/33196
2022
RAMOS, I. S. F.; GOULART, I. C. V. O trabalho pedagógico pensado como práxis. REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO, v. 29, p. 944-959, 2022.
ASSIS, M. B.; GOULART, ILSA DO CARMO VIEIRA. Políticas públicas: marco legal para as bibliotecas escolares. EM QUESTÃO, v. 28, p. 327-352, 2022. https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/112007
GOULART, ILSA DO CARMO VIEIRA; MAZIERO, M. D. S.; CABRAL, G. R. Políticas públicas de leitura: um olhar para o programa - CONTA PRA MIM - GUIA DE LITERACIA FAMILIAR-. Linha Mestra, p. 86-96, 2022. https://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/992/0
PEREIRA, K. M.; GOULART, ILSA DO CARMO VIEIRA. Intervenção literária: a estratégia de reconto na formação de leitores. Alabe, p. 1-20, 2022. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55534
GOULART, ILSA DO CARMO VIEIRA; CABRAL, G. R.; NAVES, L. M. Diálogos construídos com professoras alfabetizadoras: quem ensina e quem aprende com o ensino remoto? Devir Educação, v. 6, p. 1-22, 2022. https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/542
GOULART, ILSA DO CARMO VIEIRA; FERREIRA, S. C. C. Leitura em ambiente digital: contribuições do aplicativo? Bamboleio? em contexto remoto. ENSINO EM RE-VISTA, v. 29, p. 1-25, 2022. https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/66805
NAVES, L. M.; GOULART, I. C. V. PHOTOGRAPHY: THE POTENTIAL OF IMAGE AS ILLUSTRATION TOOL IN CHILDREN'S LITERATURE BOOKS. ART&SENSORIUM, v. 9, p. 19-33, 2022. https://periodicos.unespar.edu.br/sensorium/article/view/4557
BARBOSA, M. E. R. M.; CABRAL, G. R.; GOULART, I. C. V. (DES) Continuidades nos documentos federais norteadores das políticas para a área da alfabetização. REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, p. 56-77, 2022. https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/610
GOULART, ILSA DO CARMO VIEIRA; MAZIERO, MARIA DAS DORES SOARES; DALCIN, ANDREA RODRIGUES; CABRAL, GIOVANNA RODRIGUES. OS (DES)EQUILÍBRIOS DOS ESPAÇOS ESCOLARES DA LEITURA: UM OLHAR PARA O PNBE. Linha Mestra, v. 16, p. 269-279, 2022. https://lm-teste-03.alb.org.br/index.php/lm/article/view/994
2021
SOUZA, L. A. S.; GOULART, I. C. V. . Produção de textos a partir de livros de literatura infantil: a criação imaginária em espaços não escolares. TEXTURA - ULBRA, v. 23, p. 28-54, 2021. http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/issue/view/345
SILVA, J.; GOULART, I. C. V. ; CABRAL, G. R. ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: IMPACTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 16, p. 407-423, 2021. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/issue/view/771
GOULART, I. C. V.; FELICIANO, S. E. Biblioteca infantil: espaço de ação, atuação e mediação da leitura para crianças. Revista de Educación, v. 23, p. 181-203, 2021.
https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/r_educ/issue/view/242/showToc
2020
VIEGAS, P. P. C.; GOULART, I. C. V. O ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DOCENTE. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1-20, 2020. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/issue/view/731
ROCHA, J. G.; GOULART, I. C. V. ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: UMA FACE DA HISTÓRIA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NO FINAL DO SÉCULO XX. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ONLINE), v. 19, p. 8-23, 2020. http://www.seer.ufu.br/index.php/che/issue/view/1942
GOULART, I. C. V.; CABRAL, G. R. Leitura e docência: a perspectiva do PNAIC na formação do professor-leitor. Linha Mestra, v. 40, p. 18-27, 2020. http://www.lm.alb.org.br/index.php/lm/issue/view/14/showToc
GOULART, I. C. V.; ARAUJO, M. D. V.; GLORIA, J. S. A AÇÃO LEITORA NA CONTEMPORANEIDADE: DA MULTIMODALIDADE TEXTUAL À PLURALIDADE DE SENTIDOS. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 12, p. 172-187, 2020. https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/issue/view/541/showToc
OLIVEIRA, R. C.; NAVES, L. M.; GOULART, I. C. V. Relação entre ensino e literatura: um olhar para a dimensão da ação e atuação docente. Revista Devir Educação, v. 1, p. 293-312, 2020. http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/issue/view/13
NAVES, L. M.; GOULART, I. C. V. Marcelo Xavier: a composição literária de narrativas visuais. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE), v. 58, p. 1-10, 2020.
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/issue/view/1063
FRANCISCO, E.; GOULART, I. C. V. ; FERREIRA, H. M. Uma proposta de análise discursiva fundamentada nos pressupostos do interacionismo discursivo de Bronckart. REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGENS, v. 9, p. 129-154, 2020. http://revista.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings
GOULART, I. C. V.; PEREIRA, K. M. A mediação da leitura no processo de formação de leitores: o que orientam os documentos oficiais? Leitura, v. 67, p. 255, 2020.
https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/issue/view/553/showToc
FRANCISCO, E.; GOULART, I. C. V.; ALMEIDA, P. V. Blogs: innovative possibility for teaching portuguese?. DIADORIM (RIO DE JANEIRO), v. 22, p. 120-141, 2020.
https://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/issue/view/1479/showToc
BOTELHO, M. C. ; GOULART, I. C. V. Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anos. A Cor das Letras, v. 21, p. 99-114, 2020.
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/issue/view/164/showToc
CALIXTO, H. C. A.; GOULART, I. C. V.; CABRAL, G. R.; LAUDARES, E. M. A. A MULTIMODALIDADE EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM GÊNERO CANTIGA: ENTRE O IMPRESSO E O DIGITAL. REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, v. 13, p. 88-106, 2020. https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf
2019
LAUDARES, E. A.; GOULART, I. C. V. Narrativas digitais: a palpitante forma de contar histórias. LEITURA: TEORIA E PRÁTICA, v. 37, p. 115-134, 2019.
https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/issue/view/26/showToc
FRANCISCO, E.; GOULART, I. C. V.; FERREIRA, H. M. Letramento digital: do uso das tecnologias digitais à formação dos professores de língua portuguesa, o que se discute sobre isso?. TEXTO LIVRE, v. 12, p. 109-127, 2019.
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16859
NASCIMENTO, C. R.; GOULART, I. C. V. A CRIANÇA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS COM A LEITURA LITERÁRIA. REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGENS, v. 8, p. 7-29, 2019.
http://www.fecilcam.br/revista/index.php/educacaoelinguagens/article/view/2122
GOULART, I. C. V.; DIAS, M. A.; GONRING, D. O. L. O espaço físico das bibliotecas públicas escolares: entre o legal e o real. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online), v. 15, p. 4-26, 2019. https://rbbd.febab.org.br/rbbd/issue/view/90/showToc
2018
FERREIRA, N. S. A. ; GOULART, I. C. V. “Devo muito à Caminho Suave”: lembranças da Cartilha. Revista Brasileira de Alfabetização, v. 1, p. 162-182, 2018.
https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/255
GOULART, I. C. V.; RIBEIRO, M. R. A linguagem da criança representada nas tirinhas de Armandinho, de Alexandre Beck. OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP, v. 6, p. 26-48, 2018.
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/678
GOULART, I. C. V.; REIS, E. G.; CASTRO, F. V. Biblioteca escolar: espaço de integração e interação da ação leitora. REVISTA ACB (FLORIANÓPOLIS), v. 23, p. 224-244, 2018. https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1429
SILVA, A. M. F.; SANTOS, V. M. ; GOULART, I. C. V. Os jogos como instrumentos de aprendizagem na alfabetização matemática. CADERNOS DA PEDAGOGIA (UFSCAR. ONLINE), v. 11, p. 192-204, 2018.
BORTOLANZA, A. M. E.; GOULART, I. C. V.; CABRAL, G. R. Diferentes perspectivas de alfabetização a partir da Base Nacional Comum Curricular: concepções e desafios. ENSINO EM RE-VISTA, v. 25, p. 958-983, 2018.
AZEVEDO, D. S.; GOULART, I. C. V.; MARTINS, R. X. Letramento Digital: uma reflexão sobre o mito nativos digitais. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-11, 2018.
GOULART, I. C. V.; MAZIERO, M. D. S.; CARVALHO, S. A. S. Leitura, Escrita e Alfabetização: a pluralidade das práticas. Linha Mestra, v. 36, p. 11-14, 2018.
2017
GOULART, I. C. V. Nas publicações sobre livro de leitura no início do século XX: traços de uma cultura material escolar. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 21, p. 335-249, 2017.
https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/55270
PRADO, A. L.; LAUDARES, E. M. A.; VIEGAS, P. P. C.; GOULART, I. C. V. . Narrativas digitais: conceitos e contextos de letramento. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 12, p. 1156-1176, 2017.
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10286
GOULART, I. C. V.; OLIVEIRA, L. C. M. A linguagem infantil como processo de interação e interlocução verbal. SIGNUM [LONDRINA]: ESTUDOS DE LINGUAGEM, v. 1, p. 40-64, 2017.
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/26771
FRANCISCO, E.; GOULART, I. C. V. O ensino da Língua Portuguesa no contexto das tecnologias de Informação e Comunicação (TDC'S): uma análise dos discursos docentes propostos nos blogs educativos. Revista Práticas de Linguagem, v. 7, p. 77-91, 2017.
https://periodicos.ufjf.br/index.php/praticasdelinguagem/article/view/28424
RAMOS, I. S. F.; GOULART, I. C. V. A postura pedagógica do professor alfabetizador e as orientações dos documentos oficiais: o que sustenta uma prática? Revista Práticas de Linguagem, v. 7, p. 479-490, 2017.
https://periodicos.ufjf.br/index.php/praticasdelinguagem/article/view/28470
2016
GOULART, I. C. V. A configuração do espaço dos livros no interior da sala de aula. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 14, p. 348-362, 2016.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8643592
GOULART, I. C. V. Linguagem, dialogicidade e docência: o processo de formação em atos. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 16, p. 705-726, 2016. https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/4969/4936
GOULART, I. C. V. A relação entre o escritor e a produção escrita no viés da dialogicidade e interatividade. REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE), v. 26, p. 1-18, 2016. https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/25329
GOULART, I. C. V.. A atividade de leitura no processo de formação inicial do leitor. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 10, p. 466-470, 2016. https://linhamestra30.files.wordpress.com/2017/02/lm_16_12_c2.pdf
GOULART, I. C. V..A representação da leitura entre versos e palavras. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 10, p. 470-475, 2016. https://linhamestra30.files.wordpress.com/2017/02/lm_16_12_c2.pdf
GOULART, I. C. V. A compreensão e conceituação de livro num jogo de representações. Leitura: Teoria e Prática, v. 34, p. 69-82, 2016. https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/512
2015
GOULART, I. C. V. O ensino da leitura na produção escrita de Luiz Gonzaga Fleury, entre 1922 a 1936. Revista Brasileira de História da Educação, v. 15, p. 133-158, 2015. https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38927
GOULART, I. C. V.; FERREIRA, N. S. A. Relações que entremeiam leitor e livro: da materialidade à afetividade. Alabe, v. 12, p. 1-16, 2015. http://revistaalabe.com/index/alabe/article/view/278
GOULART, I. C. V. Para além das palavras: espaços de inclusão da criança na cultura letrada. Revista Brasileira de Alfabetização, v. 2, p. 48-62, 2015. https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/issue/view/2
GOULART, I. C. V.; LOBO, D. S. Nas (in)definições de livro, leitor e leitura: uma multiplicidade de espaços e sentidos. Revista Leitura, v. 2, p. 5-25, 2015.
https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/2325
2014
GOULART, I. C. V.. Entre a materialidade do livro e a interatividade do leitor: práticas de leitura. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 12, p. 5-19, 2014.https://brapci.inf.br/index.php/res/v/40135
GOULART, I. C. V. Ações, leituras e intencionalidade pedagógica: uma reflexão sobre os gêneros textuais na alfabetização. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. VIII, p. 1495-1502, 2014.
https://linhamestra24.files.wordpress.com/2014/07/linha_mestra_24_19_cole_06_comunicacoes_ilsa_josuelene.pdf
GOULART, I. C. V.. Da materialidade à representação: um olhar para as capas da série graduada de leitura Meninice (1948/1949), de Luiz Gonzaga Fleury. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. VIII, p. 1503-1511, 2014. https://linhamestra24.files.wordpress.com/2014/07/linha_mestra_24_19_cole_06_comunicacoes_ilsa_josuelene.pdf
2013
GOULART, I. C. V.. Entre o espaço de ensino e a formação docente. Revista de Educação PUC Campinas, v. 18, p. 211-222, 2013. http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2030
GOULART, I. C. V.. Marcas da ação editorial na série graduada de Língua Portuguesa Meninice. Revista Olh@res, v. 1, p. 389-409, 2013. https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/issue/view/2
GOULART, I. C. V. Relato de experiência: a entrevista como um processo de interação dialógica. Cadernos da Pedagogia (Ufscar. Online), v. 7, p. 87-100, 2013. http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/576
2012
GOULART, I. C. V. Série Graduada de Língua Portuguesa de Luiz Gonzaga Fleury (1948/1949): um estudo sobre as representações de leitura e de prática pedagógica. Linha Mestra, v. VI, p. 1-11, 2012. https://www.redalyc.org/pdf/5761/576161035006.pdf
GOULART, I. C. V. Nas experiências de leitura: funções de um objeto-livro. Leitura. Teoria & Prática, v. 1, p. 1178-1188, 2012.
GOULART, I. C. V. O objeto-livro na relação entre o leitor e a leitura: do guardar ao relembrar. Revista Práticas de Linguagem, v. 2, p. 48-68, 2012.
GOULART, I. C. V. O Livro que 'abre caminhos': entre experiências de leitura, representações e afetividade. Encontros de Vista, v. 1, p. 1-15, 2012. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8643592
GOULART, I. C. V. Como nos constituímos leitores? Um estudo sobre o livro e as experiências de leitura. Letras em Revista, v. 3, p. 28-42, 2012. https://letrasemrevista.uespi.br/index.php/inicio/issue/view/7
2011
GOULART, I. C. V. Um livro, diferentes modos de ler. Leitura. Teoria & Prática, v. Ano 29, p. 27-35, 2011. https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/issue/view/5/showToc
GOULART, I. C. V.. O livro nas memórias de leitura. Educação & Sociedade, v. 32, p. 20-36, 2011. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000200018
2010
GOULART, I. C. V. ENTRE O ENSINAR E O APRENDER: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E ATUAÇÃO DOCENTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Cadernos da Pedagogia (Ufscar. Online), v. 4, p. 23-35, 2010. http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/viewFile/239/118.
GOULART, I. C. V. ENTRE CONTOS E ENCANTOS...UM ESTUDO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DOS CONTOS INFANTIS E DA CRIAÇÃO IMAGINÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM. CADERNOS DA PEDAGOGIA (UFSCAR. ONLINE), v. 1, p. 172-182, 2009. http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/119
GOULART, I. C. V. Entre o olhar do pesquisador e as ações que envolvem a pesquisa: uma constante interação. Linha Mestra, v. 15, p. 1-4, 2009. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11608