II Encontro de Contadores de História ocorre na UFLA

O II Encontro de Contadores de Histórias (ECONTHI) ocorre entre os dias 15,16 e 17, no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O evento reúne pesquisadores, professores e demais profissionais de mais de 11 estados do Brasil, que apreciam a Leitura e a Contação de Histórias. O  objetivo é promover discussões sobre a oralidade e experiências que se estabelecem antes, durante e após o desenvolvimento de atividades de leitura e de produção textual, que são expressas através das múltiplas dimensões culturais da contação de histórias.

O evento é uma iniciativa do Núcleo de Estudos em Linguagem, Leitura e Escrita (NELLE), coordenado pela professora Ilsa do Carmo Vieira Goulart. “É uma alegria para mim, porque sou uma amante de histórias, cresci ouvindo histórias e sempre quis ter um espaço na Universidade em que pudéssemos oportunizar às pessoa essas alegrias. É importante vivenciarmos a experiência de contação de histórias para, assim, propiciar às outras pessoas e principalmente às crianças o enriquecimento da linguagem expressiva e social.”, afirma a idealizadora do ECONTHI.

A programação do evento inclui atividades como apresentação cultural do Grupo Movência (UFMG); show de Contação de Histórias, feito pelo Coletivo Narradores de Belo Horizonte; lançamento de obras literárias; show de Contação de história Mirim; oficinas de formação; exposição de pôsteres e comunicação oral. Há, ainda, mesas redondas compostas por professores e pesquisadores, que discutem temas como: “Os Encantadores de Histórias”, “Contação de Histórias: Experiências Profissionais”, “Contação de Histórias: Vivências Pedagógicas”.

“Desenvolvi minha pesquisa com base na contação de história, especificamente, com os recursos multimidiáticos, Youtube. No evento, irei apresentar meu trabalho a partir da temática e como a contação de história passou por essa mudança, de que forma ela se configura no meio midiático. A contação engloba o lúdico e, principalmente, a  participação e a interação do sujeito com o mundo”, diz Nayane Aparecida Souza Prado, participante do evento e estudante do terceiro período do curso de Pedagogia (UFLA).

Lançamento de obras literárias

Este ano, o encontro promove o lançamento de duas obras literárias: “Ler e Contar de Histórias: experiências profissionais e vivências pedagógicas”, da professora Ilza Goulart, e “Os encantadores de Histórias: sobre práticas orais, memórias e a arte narrativa”, que é resultado de uma parceria entre as professoras Ilsa Goulart (UFLA) e Dalva de Souza Lobo (UFLA), com a colaboração de diversos pesquisadores e professores que compuseram a obra.

“A história do livro inicia com a criação evento, pois não dá para pensar história sem pensar em memória e experiência. A partir disso, convidamos autores que discutem essa perspectiva da memória e da contação, que vão sendo abordadas em diferentes vertentes. Nosso capítulo fala sobre como se dá a formação desse leitor em sua dimensão estética, que se dá também por uma formação do próprio contador, do próprio professor e suas experiências”, afirma a escritora Dalva Lobo.

Segundo a professora e escritora Ilsa Goulart, “o livro foi o resultado da junção de vários contadores, os encantadores de histórias. Pois, por traz dessas pessoas existem experiências de histórias, que encaram a contação como uma arte. Além de ser uma prática de leitura a partir da oralidade, em que se trabalha o aspecto afetivo e cognitivo”.

A colaboradora e parceira da obra professora Elaine Cristina Villalba de Moraes explica que a contação de história vai além da ludicidade e da interação do sujeito. “A história é muito mais do que distração, é uma atividade curativa; a história sempre irá mediar o conhecimento humano. Dessa forma, fui convidada a escrever um capítulo do livro, pensando que para ser um encantador de histórias você precisa ser encantado com ela. O encantamento faz parte da arte de contar histórias, que precisam estar presentes nas relações familiares e humanas.”

A expectativa dos organizadores é que o formação de professores, pesquisadores e apreciadores da arte de contar histórias.

Raphaela Mendonça – Estagiária DCOM/UFLA

Reprodução: DCOM/UFLA

Link da notícia no site da UFLA: https://ufla.br/noticias/extensao/12847-ii-encontro-de-contadores-de-historia-ocorre-na-ufla

Para fotos e mais informações do evento, acesse: http://www.eventos.ufla.br/2econthi/

NELLE participou de congresso na UFMG

Durante os dias 8, 9 e 10 de agosto de 2019, o Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE) participou do IV Congresso Brasileiro de Alfabetização na  Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

NELLE participou do V UFLA de Portas Abertas

No dia 22 de maio de 2019, o Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE) marcou presença durante o V UFLA de Portas Abertas. O NELLE apresentou o curso de Pedagogia para os visitantes e conversou acerca do Núcleo de Estudos para os interessados que passavam pelo local.

Saiba mais sobre o UFLA de Portas Abertas: http://proec.ufla.br/desenvolvimento-tecnologico-e-social/ufla-de-portas-abertas

Integrantes do NELLE

 

II ECONTHI compartilha a lista de trabalhos aprovados

A comissão organizadora do II ECONTHI, compatilhou nessa semana a lista completa dos trabalhos aprovados no II ECONTHI, nas modalidades “Comunicação Oral” e “Pôster”.

Na 2ª edição  do evento, foram cerca de 120 trabalhos aprovados incluindo trabalhos da Sessão Coordenada (divulgaremos em breve)

A comissão organizadora reforça que para emissão da carta aceite é necessário efetuar o pagamento da inscrição seguindo as orientações da tabela de inscrições (Saiba mais). O certificado de apresentação será emitido após a apresentação do trabalho e aos participantes que efetuarem o pagamento de inscrição.

Para conferir os trabalhos aprovados acesse o link abaixo:

TRABALHOS APROVADOS NO II ECONTHI (aqui)

Parabéns aos Aprovados.

Participação na “III Jornada literária y la enseñanza para los niños” em La Plata – Argentina

O nelle marcou presença  “III Jornada literária y la enseñanza para los niños” em La Plata – Argentina que teve como objetivo  possibilitar um espaço para refletir e construir conhecimento sobre as diversas formas de mediação e ensino que ocorrem nos contextos educacionais escolares e também fora da escola, em relação e / ou tensão com ela.

Em particular, os dispositivos que têm o jogo e outras artes como formas privilegiadas de abordar a literatura e o conhecimento que historicamente está ligado a ela.

A Profa, Dra. Ilsa do Carmo Vieira Goulart com suas orientandas do Programa de Pós- Graduação em Educação da UFLA, Ludmila Magalhães Naves e Rita Cassia de Oliveira, estiveram presentes no evento e apresentaram pesquisas desenvolvidas no PPGE UFLA.

Parabéns pelo trabalho!

Reuniões do NELLE: pesquisa, ensino e extensão

No 2º semestre de 2018 o NELLE concentrou suas atividades nas dimensões da pesquisa, do ensino e da extensão.

As pesquisas desenvolvidas no NELLE concentram nas áreas de interesse: Linguagens, Leitura e Escrita, Formação de Professores Alfabetizadores, Literatura Infantil, Contação de Histórias e mediação da leitura literária. A proposta dos estudos é contribuir com o processo de formação de professores permitindo a ampliação e consolidação de conhecimentos que reconhecem a leitura e a escrita como práticas sociais.

O resultado dessas pesquisas foi divulgado em eventos regionais, nacionais e internacionais, com destaque para VI Encontro de Estudos da Linguagem e VI Encontro Internacional  de Estudos da Linguagem – ENELIN, XII Jogo do LIvro e II Seminário Internacional Latino Americano, XIII CONEX – Congresso de Extensão, Congresso de Iniciação Científica – CIUFLA , III Jornada Literária y La Enseñanza para los ninos” em La Plata – Argentina. Esses são alguns dos muitos eventos nos quais estivemos presentes. É possível conferir as publicações em nosso site.

E não paramos por aí! Tem artigos, livros a caminho!

No Ensino, as pós graduandas em Educação (DED/UFLA) Ludmila Magalhães Naves e Rita Cassia de Oliveira atuaram como docentes  em disciplinas da graduação em Pedagogia da UFLA e em oficinas e cursos promovidos pelo NELLE.

E por fim, na extensão, nossas ações tiveram como foco oportunizar à comunidade o acesso aos conhecimentos elaborados no âmbito da formação docente por meio de oficinas, minicursos e afins desenvolvidos por professores e estudantes de graduação e pós graduação do Departamento de Educação destinados à comunidade interna e externa à UFLA.

Entre tantos trabalhos no semestre de 2018/2, o NELLE ainda encontrou folego para dar início aos trabalhos do II Encontro de Contadores de Histórias, que acontecerá em abril de 2019.

Em tempo, compartilhamos alguns registros desse semestre de intenso trabalho:

 

 

 

Semana das Crianças

O projeto de extensão “Leitura Literária e Contação de Histórias nas Escolas” fez a festa da criançada nas escolas do municipio de Lavras – MG e região.

Começamos a semana na Escola Estadual Azarias Ribeiro (Lavras – MG) que nos recebeu de braços abertos e muita alegria. As turmas do 1º e 2º ano EF, professoras e gestoras da escola prestigiaram a Dona Baratinha (profª Ilsa Goulart) , Seu Ratão (estudante Isabel Dornelas) e toda sua turma com direito a pão de queijo, suco e muita risada.

No dia seguinte foi a vez do CMEI Juracy Elisa da Costa (Lavras – MG), que nos convidou para duas apresentações, manhã e tarde, como parte das atividades comemorativas da semana das crianças. Dessa vez, com a estudante de pedagogia Nayane Prado como Dona Baratinha, as crianças cantaram e dançaram animadas.

Nem o calor desanimou o seu Galo (estudante Mariana Melo Costa) que ainda encontrou um tempinho para fazer uma pose para a foto. Mas a festa mesmo ficou por conta das crianças que se vestiram com as roupas dos personagens.

E não foi que o Sr. Leão (estudante Ian Carrico Zanoli) e o Sr. Ratão (estudante Isabel Cristina Dornelas da Costa) se juntaram para uma selfie nas redes sociais do Nelle?

Pensa que acabou? Fizemos uma turnê no municipio de Lavras – MG e depois na região.  Antes do Nelle pegar a estrada, fizemos uma apresentação na Escola Municipal Oscar Botelho, e dessa vez com a estudantes Julia Lima Pereira de Dona Baratinha.

No dia seguinte, visitamos a Escola Municipal Umbelina Azevedo Avellar (Lavras – MG) e dessa vez foi o nosso a Emília que fez a festa da criançada.

Mas perai Sr. Porcão… onde você pensa que vai? Tem mais apresentações!!!

Seguimos na estrada e dessa vez, visitamos o orfanato em Nepomuceno em uma parceria com a Editora UFLA, um momento de muita alegria para quem nos recebeu e de muita satisfação de todo o grupo teatral.

No dia seguinte seguimos viagem para  Itutinga – MG, para realizarmos três apresentações, nas seguintes escolas: Unidade de Educação Infantil Monteiro Lobato, Escola Municipal Erinea Maria Inácia de Carvalho Silva e na quadra poliesportiva da cidade, a pedido da secretaria de Bem Estar Social do município de Itutingam recebemos as crianças da APAE.

Na kombi teve espaço até para a Cuca (estudante Isabel Cristina Dornelas da Costa)

O grupo precisou se revezar entre atividades acadêmicas e apresentações teatrais.  A equipe formada por:

Ana Elysa Bastos de Castro (Burro, Figurino) , Cláudia Roquini Nascimento (Gato), Erica da Costa Terra (Fantoches),  Ilsa do Carmo Vieira Goulart (Dona Baratinha e Narradora), Ian Carrico Zanoli (Leão), Isabel Cristina Dornelas da Costa (Seu Ratão e Cuca),  Laila Resende Lara (Fantoches e Burro), , Luana Belchior Mesquita Carvalho( Fotografa) Luana Cristina Aparecida Santiago (Fantoches), Mariana Melo Costa (Galo), Melina Carvalho Botelho (Galo), Pollyanna Maria Resende (Sonoplastia, Figurino), Rosana Ferreira (Narradora), Thaís de Castro Casagrande (Porco), Raquel Costa (Burro e Emília), Nayane Prado (Dona Baratinha e Emília)

Deu um show de alegria e engajamento social, provando que o curso de Pedagogia da Ufla está cheio de ânimo e a disposição da comunidade.

 

Dedoches, café, pão de queijo e boa prosa

A equipe do NELLE se reuniu na Vila Catavento, no município de Ijaci – MG, para uma tarde de muito trabalho mas também de carinho e bem querer.

Estiveram presentes estudantes e professoras do DED/UFLA: Cláudia Roquini Nascimento,Dalva de Souza Lobo, Erica da Costa Terra,  Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Isabel Cristina Dornelas da Costa, Juliana Paula de Oliveira Gomes, Laila Resende Lara, Luana Cristina Aparecida Santiago, Ludmila Magalhães Naves, Mariana Melo Costa, Mayra Alejandra Contreras Madrigal, Melina Carvalho Botelho, Rosana Ferreira, Thaís de Castro Casagrande, Ana Cecília Goulart e Nayane Prado

Ao longo da tarde confeccionamos moldes de dedoches para oficinas de contação de histórias e diversos dedoches que vão compor os trabalhos do II ECONTHI.

A tarde do sábado foi super produtiva com as integrantes do Nucleo de Estudos em Linguagens Leitura e Escrita da UFLA – Universidade Federal de Lavras, além de confeccionar dedoches, teve tempo para discutimos pesquisa, literatura, arte, infância.

E nem só de trabalho vive o NELLE. Nossa anfitrã, Ludmila Naves, nos recebeu com um lanche delicioso, deixando a tarde ainda mais prazerosa.

Confira as fotos dessa tarde incrível: