Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Artigos em Revistas Científicas

Publicado: Domingo, 22 Agosto 2021 16:10 | Última Atualização: Sábado, 29 Outubro 2022 10:20

2022

ASSIS, M, B, D; GOULART, I. C. V. Políticas públicas: marco legal para as bibliotecas escolares. Revista Em Questão, v.28, n.1, jan./mar. 2022.

https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/112007

GOULART, I. C. V. MAZIERO, M. D. S.; DALCIN, A. R.; CABRAL, G. R. OS (DES)EQUILÍBRIOS DOS ESPAÇOS ESCOLARES DA LEITURA: UM OLHAR PARA O PNBE. Revista Linha Mestra, v. 16, n. 46, 2022

https://www.lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/994 

GOULART, I. C. V;  CABRAL, G. R.; NAVES, L, M. Diálogos construídos com professoras alfabetizadoras: quem ensina e quem aprende com o ensino remoto?. Revista Devir Educação, v.6, n. 1, 2022.

http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/542

GOULART, I. C. V; RODRIGUES, K, M, P.  Intervención literaria: la estrategia de recuento en la formación de lectores. Revista Álabe, n. 26, 2022.

https://ojs.ual.es/ojs/index.php/alabe/article/view/7788

GOULART, I. C. V; CABRAL, G, R; BARBOSA, M, E, R, M. (DES) CONTINUIDADES NOS DOCUMENTOS FEDERAIS NORTEADORES DAS POLÍTICAS PARA A ÁREA DA ALFABETIZAÇÃO. Revista Brasileira de Alfaberização, n. 17, 2022.

https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/610

GOULART, I. C. V; FERREIRA, S, C, C. Leitura em ambiente digital: contribuições do aplicativo “Bamboleio” em contexto remoto. Ensino Em Re-Vista, 29, 2022.

https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/66805

 

2021

SOUZA, L. A. S.; GOULART, I. C. V. . Produção de textos a partir de livros de literatura infantil: a criação imaginária em espaços não escolares. TEXTURA - ULBRA, v. 23, p. 28-54, 2021.

http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/issue/view/345

SILVA, J.; GOULART, I. C. V. ; CABRAL, G. R. . ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: IMPACTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 16, p. 407-423, 2021.
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/issue/view/771

GOULART, I. C. V.; FELICIANO, S. E. Biblioteca infantil: espaço de ação, atuação e mediação da leitura para crianças. Revista de Educación, v. 23, p. 181-203, 2021.
https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/r_educ/issue/view/242/showToc

2020

VIEGAS, P. P. C.; GOULART, I. C. V. O ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DOCENTE. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1-20, 2020.

https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/issue/view/731

ROCHA, J. G.; GOULART, I. C. V.  ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: UMA FACE DA HISTÓRIA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NO FINAL DO SÉCULO XX. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ONLINE), v. 19, p. 8-23, 2020.
http://www.seer.ufu.br/index.php/che/issue/view/1942

GOULART, I. C. V.; CABRAL, G. R. Leitura e docência: a perspectiva do PNAIC na formação do professor-leitor. Linha Mestra, v. 40, p. 18-27, 2020.
http://www.lm.alb.org.br/index.php/lm/issue/view/14/showToc

GOULART, I. C. V.; ARAUJO, M. D. V.; GLORIA, J. S. A AÇÃO LEITORA NA CONTEMPORANEIDADE: DA MULTIMODALIDADE TEXTUAL À PLURALIDADE DE SENTIDOS. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 12, p. 172-187, 2020.

https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/issue/view/541/showToc

OLIVEIRA, R. C.; NAVES, L. M.; GOULART, I. C. V. Relação entre ensino e literatura: um olhar para a dimensão da ação e atuação docente. Revista Devir Educação, v. 1, p. 293-312, 2020.
http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/issue/view/13

NAVES, L. M.; GOULART, I. C. V. Marcelo Xavier: a composição literária de narrativas visuais. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE), v. 58, p. 1-10, 2020.
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/issue/view/1063

 

FRANCISCO, E.; GOULART, I. C. V. ; FERREIRA, H. M. Uma proposta de análise discursiva fundamentada nos pressupostos do interacionismo discursivo de Bronckart. REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGENS, v. 9, p. 129-154, 2020.

http://revista.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings

GOULART, I. C. V.; PEREIRA, K. M. A mediação da leitura no processo de formação de leitores: o que orientam os documentos oficiais? Leitura, v. 67, p. 255, 2020.

https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/issue/view/553/showToc

FRANCISCO, E.;  GOULART, I. C. V.; ALMEIDA, P. V. Blogs: innovative possibility for teaching portuguese?. DIADORIM (RIO DE JANEIRO), v. 22, p. 120-141, 2020.

https://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/issue/view/1479/showToc

 

BOTELHO, M. C. ; GOULART, I. C. V. Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anos. A Cor das Letras, v. 21, p. 99-114, 2020.

http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/issue/view/164/showToc

CALIXTO, H. C. A.; GOULART, I. C. V.; CABRAL, G. R.; LAUDARES, E. M. A. A MULTIMODALIDADE EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM GÊNERO CANTIGA: ENTRE O IMPRESSO E O DIGITAL. REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, v. 13, p. 88-106, 2020.

https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf

2019

LAUDARES, E. A.; GOULART, I. C. V. Narrativas digitais: a palpitante forma de contar histórias. LEITURA: TEORIA E PRÁTICA, v. 37, p. 115-134, 2019.

https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/issue/view/26/showToc

 

FRANCISCO, E.; GOULART, I. C. V.; FERREIRA, H. M. Letramento digital: do uso das tecnologias digitais à formação dos professores de língua portuguesa, o que se discute sobre isso?. TEXTO LIVRE, v. 12, p. 109-127, 2019.

https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16859

 

NASCIMENTO, C. R.; GOULART, I. C. V. A CRIANÇA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS COM A LEITURA LITERÁRIA. REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGENS, v. 8, p. 7-29, 2019.

http://www.fecilcam.br/revista/index.php/educacaoelinguagens/article/view/2122

GOULART, I. C. V.; DIAS, M. A.; GONRING, D. O. L. O espaço físico das bibliotecas públicas escolares: entre o legal e o real. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online), v. 15, p. 4-26, 2019.

https://rbbd.febab.org.br/rbbd/issue/view/90/showToc

2018

FERREIRA, N. S. A. ; GOULART, I. C. V. . Devo Muito à Caminho Suave: lembranças da Cartilha. Revista Brasileira de Alfabetização, v. 1, p. 162-182, 2018.

https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/255

GOULART, I. C. V.; RIBEIRO, M. R. A linguagem da criança representada nas tirinhas de Armandinho, de Alexandre Beck. OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP, v. 6, p. 26-48, 2018.

https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/678

GOULART, I. C. V.; REIS, E. G. ; CASTRO, F. V. . Biblioteca escolar: espaço de integração e interação da ação leitora. REVISTA ACB (FLORIANÓPOLIS), v. 23, p. 224-244, 2018.

https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1429

 

SILVA, A. M. F.; SANTOS, V. M. ; GOULART, I. C. V. Os jogos como instrumentos de aprendizagem na alfabetização matemática. CADERNOS DA PEDAGOGIA (UFSCAR. ONLINE), v. 11, p. 192-204, 2018.

 

BORTOLANZA, A. M. E.; GOULART, I. C. V.; CABRAL, G. R. Diferentes perspectivas de alfabetização a partir da Base Nacional Comum Curricular: concepções e desafios. ENSINO EM RE-VISTA, v. 25, p. 958-983, 2018.

 

AZEVEDO, D. S.; GOULART, I. C. V. ; MARTINS, R. X. Letramento Digital: uma reflexão sobre o mito nativos digitais. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-11, 2018.

 

GOULART, I. C. V.; MAZIERO, M. D. S. ; CARVALHO, S. A. S. . Leitura, Escrita e Alfabetização: a pluralidade das práticas. Linha Mestra, v. 36, p. 11-14, 2018.

 

2017

GOULART, I. C. V. Nas publicações sobre livro de leitura no início do século XX: traços de uma cultura material escolar. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 21, p. 335-249, 2017.

https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/55270

PRADO, A. L.; LAUDARES, E. M. A.; VIEGAS, P. P. C.; GOULART, I. C. V. . Narrativas digitais: conceitos e contextos de letramento. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 12, p. 1156-1176, 2017.

https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10286

GOULART, I. C. V.; OLIVEIRA, L. C. M. A linguagem infantil como processo de interação e interlocução verbal. SIGNUM [LONDRINA]: ESTUDOS DE LINGUAGEM, v. 1, p. 40-64, 2017.

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/26771

FRANCISCO, E. ; GOULART, I. C. V. . O ensino da Língua Portuguesa no contexto das tecnologias de Informação e Comunicação (TDC'S): uma análise dos discursos docentes propostos nos blogs educativos. Revista Práticas de Linguagem, v. 7, p. 77-91, 2017.

https://periodicos.ufjf.br/index.php/praticasdelinguagem/article/view/28424

RAMOS, I. S. F. ; GOULART, I. C. V. . A postura pedagógica do professor alfabetizador e as orientações dos documentos oficiais: o que sustenta uma prática?. Revista Práticas de Linguagem, v. 7, p. 479-490, 2017.

https://periodicos.ufjf.br/index.php/praticasdelinguagem/article/view/28470

2016

GOULART, I. C. V. A configuração do espaço dos livros no interior da sala de aula. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 14, p. 348-362, 2016.

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8643592

GOULART, I. C. V. Linguagem, dialogicidade e docência: o processo de formação em atos. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 16, p. 705-726, 2016.

https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/4969/4936

GOULART, I. C. V. A relação entre o escritor e a produção escrita no viés da dialogicidade e interatividade. REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE), v. 26, p. 1-18, 2016.

https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/25329

GOULART, I. C. V.. A atividade de leitura no processo de formação inicial do leitor. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 10, p. 466-470, 2016.

https://linhamestra30.files.wordpress.com/2017/02/lm_16_12_c2.pdf

GOULART, I. C. V..A representação da leitura entre versos e palavras. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 10, p. 470-475, 2016.

https://linhamestra30.files.wordpress.com/2017/02/lm_16_12_c2.pdf

GOULART, I. C. V. A compreensão e conceituação de livro num jogo de representações. Leitura: Teoria e Prática, v. 34, p. 69-82, 2016.

https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/512

2015

GOULART, I. C. V. O ensino da leitura na produção escrita de Luiz Gonzaga Fleury, entre 1922 a 1936. Revista Brasileira de História da Educação, v. 15, p. 133-158, 2015.

https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38927

GOULART, I. C. V.FERREIRA, N. S. A. Relações que entremeiam leitor e livro: da materialidade à afetividade. Alabe, v. 12, p. 1-16, 2015.

http://revistaalabe.com/index/alabe/article/view/278

GOULART, I. C. V. Para além das palavras: espaços de inclusão da criança na cultura letrada. Revista Brasileira de Alfabetização, v. 2, p. 48-62, 2015.

https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/issue/view/2

GOULART, I. C. V.; LOBO, D. S.  Nas (in)definições de livro, leitor e leitura: uma multiplicidade de espaços e sentidos. Revista Leitura, v. 2, p. 5-25, 2015.

https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/2325

2014

GOULART, I. C. V.. Entre a materialidade do livro e a interatividade do leitor: práticas de leitura. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 12, p. 5-19, 2014.


https://brapci.inf.br/index.php/res/v/40135

GOULART, I. C. V. Ações, leituras e intencionalidade pedagógica: uma reflexão sobre os gêneros textuais na alfabetização. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. VIII, p. 1495-1502, 2014.


https://linhamestra24.files.wordpress.com/2014/07/linha_mestra_24_19_cole_06_comunicacoes_ilsa_josuelene.pdf

 

GOULART, I. C. V.. Da materialidade à representação: um olhar para as capas da série graduada de leitura Meninice (1948/1949), de Luiz Gonzaga Fleury. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. VIII, p. 1503-1511, 2014.

https://linhamestra24.files.wordpress.com/2014/07/linha_mestra_24_19_cole_06_comunicacoes_ilsa_josuelene.pdf

2013


GOULART, I. C. V.. Entre o espaço de ensino e a formação docente. Revista de Educação PUC Campinas, v. 18, p. 211-222, 2013.

http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2030

GOULART, I. C. V.. Marcas da ação editorial na série graduada de Língua Portuguesa Meninice. Revista Olh@res, v. 1, p. 389-409, 2013.

https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/issue/view/2

GOULART, I. C. V.  Relato de experiência: a entrevista como um processo de interação dialógica. Cadernos da Pedagogia (Ufscar. Online), v. 7, p. 87-100, 2013.


http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/576

 

2012

GOULART, I. C. V. Série Graduada de Língua Portuguesa de Luiz Gonzaga Fleury (1948/1949): um estudo sobre as representações de leitura e de prática pedagógica. Linha Mestra, v. VI, p. 1-11, 2012.

https://www.redalyc.org/pdf/5761/576161035006.pdf

GOULART, I. C. V.. Nas experiências de leitura: funções de um objeto-livro. Leitura. Teoria & Prática, v. 1, p. 1178-1188, 2012.


GOULART, I. C. V. As palavras e seus 'mistérios'. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 21, p. 403-407, 2012.

https://linhamestra30.files.wordpress.com/2017/02/lm_16_12_b1.pdf

 

GOULART, I. C. V.. O objeto-livro na relação entre o leitor e a leitura: do guardar ao relembrar. Revista Práticas de Linguagem, v. 2, p. 48-68, 2012.

https://www.ufjf.br/praticasdelinguagem/files/2013/01/48-68-O-objeto-livro-na-rela%c3%a7%c3%a3o-entre-leitor-e-leitura2.pdf

GOULART, I. C. V.. O Livro que 'abre caminhos': entre experiências de leitura, representações e afetividade. Encontros de Vista, v. 1, p. 1-15, 2012.

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8643592

GOULART, I. C. V.. Como nos constituímos leitores? Um estudo sobre o livro e as experiências de leitura. Letras em Revista, v. 3, p. 28-42, 2012.


2011

GOULART, I. C. V.. Um livro, diferentes modos de ler. Leitura. Teoria & Prática, v. Ano 29, p. 27-35, 2011.
https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/issue/view/5/showToc

 GOULART, I. C. V.. O livro nas memórias de leitura. Educação & Sociedade (Impresso), v. 32, p. 20-36, 2011.

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000200018

2010

 

GOULART, I. C. V.. ENTRE O ENSINAR E O APRENDER: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E ATUAÇÃO DOCENTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Cadernos da Pedagogia (Ufscar. Online), v. 4, p. 23-35, 2010.

http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/viewFile/239/118..

GOULART, I. C. V.. ENTRE CONTOS E ENCANTOS...UM ESTUDO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DOS CONTOS INFANTIS E DA CRIAÇÃO IMAGINÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM. CADERNOS DA PEDAGOGIA (UFSCAR. ONLINE), v. 1, p. 172-182, 2009.

http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/119

GOULART, I. C. V.. Entre o olhar do pesquisador e as ações que envolvem a pesquisa: uma constante interação. Linha Mestra, v. 15, p. 1-4, 2009.


http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11608

 

Comments fornecido por CComment