Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

2016 - Formação de Professores

Publicado: Quinta, 07 Mai 2020 18:18 | Última Atualização: Quinta, 07 Mai 2020 18:50

 2016 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A formação docente no movimento reflexivo e discursivo da prática pedagógica

Profa. Responsável: Ilsa do Carmo Vieira Goulart 

O Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita – NELLE, em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Lavras e o Departamento de Educação, oferece  curso de extensão aos professores da rede pública e privada do município, atendendo também e aos graduandos das diversas licenciaturas da Universidade Federal de Lavras.
O curso de extensão “A formação docente no movimento reflexivo e discursivo da prática pedagógica”, sob a coordenação da Profa. Ilsa do Carmo Vieira Goulart, é dividido em seis encontros ministrados pelas professoras do Departamento de Educação (Ded/Ufla) Adriana Pryscilla Duarte de Melo, Dalva de Souza Lobo, Flávia Aparecida Mendes de Oliveira Cruz, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Josiane Marques e Luciana da Silva Soares.

Curso ofertado para docentes da Escola Municipal José Luiz de Mesquita

Os encontros tem como objetivo de propiciar um espaço de discussão e reflexão sobre a prática pedagógica, subsidiados pela concepção de linguagem na interatividade e interdiscursividade.

O trabalho com a formação continuada considera que a ação do professor não se encontra em um espaço da neutralidade, o fazer docente age em uma esfera da complexidade e da amplitude das relações humanas, isto porque se “não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, por não poder ser neutra, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo”, conforme nos mostra Paulo Freire.