Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Oficinas

Publicado: Domingo, 14 Março 2021 15:23 | Última Atualização: Sexta, 30 Abril 2021 06:53

   Oficina01  Oficina 1 

"A jornada do herói e seus arquétipos"

EMENTA: Estudo da narrativa, através das suas características, a partir da teoria de Campbell, indicando um caminho cíclico de ações dos personagens no sentido de cumprir uma jornada. Associar as ideias da Jornada do Herói e os arquétipos junguianos, que são modelos de sentimentos/comportamentos que atravessam o ser humano e, por isso, a narrativa. Tudo isso, através do tarô da criança interior idealizado por Isha e Mark Lerner, inspirado nos contos clássicos.

Rosy Lapa

 

Oficina02

          Oficina 2

 

 

 

"Contar histórias: A arte que encanta!"

EMENTA:  Com o objetivo de facilitar a descoberta do contador de histórias que reside em cada um de nós, 3 perguntas nortearão o encontro: Por que contar? O que contar? Como contar? Sem a pretensão de fixar modelos, serão apresentados recursos e procedimentos que podem ser utilizados na narração histórias e a diversidade de elementos presentes nesta arte que desde o início dos tempos encanta pessoas de todas as idades: músicas, brincadeiras populares, manipulação de objetos e bonecos, entre outros.

Ivani Magalhães

               Oficina03

 

Oficina 5

 

 

  

"Limiares entre a oralidade e a palavra escrita"


EMENTA: A oficina tem como objetivo dialogar sobre as aproximações e distanciamentos entre as práticas de ler e contar histórias, bem como possibilitar a troca de experiências entre os narradores participantes.

 

Pâmela Machado, Samuel Medina e Mário Alves

 Oficina04

 

 
oficinaatualizada

 

 

 
"A arte de narrar"
 

EMENTA:  A oficina “A arte de narrar” pretende desenvolver reflexões e atividades acerca da arte de contar histórias por intermédio de abordagens sobre narradores e performances, considerando-se o diálogo de expressões poéticas da voz com novas tecnologias.  Durante a oficina, serão abordadas diferentes questões que permeiam a arte de contar histórias, como escolha de contos e preparação de performances, relações entre vocalidade e escrita, arte de narrar no contexto da educação escolar, linguagens poéticas do contador de histórias de tradi&cc edil;ão oral e do contador contemporâneo, recursos estéticos e entrecruzamentos da arte de contar histórias com variadas linguagens – sonoras, musicais, corporais.

Guilherme Trielli Ribeiro e Josiley Francisco de Souza
 
                
 
Oficina05

 

 


  
Oficina 4
 

 

 "Politicamente correto nas histórias. Por onde anda o Lobo Mau?"  
 

EMENTA: O Contador de Histórias e o Mediador de Leitura, assim como os autores de literatura infantil de nossa contemporaneidade, estão sob a mira do atual politicamente correto. Livros em circulação e consagrados por décadas passaram a ser proibidos, histórias e cantigas da tradição oral estão sendo modificadas para atender mercado e público. Em meio a tudo isso, fazedores de Arte Narrativa precisam orientar suas escolhas, mas como preservar a essência do nosso rico patrimônio cultural literário e oral? Por onde anda o Lobo Mau? Nesta oficina teremos pistas para encontrar o Lobo e suas novas histórias.

Elaine Moraes 

 

oficiinaa

 

 

 

 

elaineeee
 
“Criatividade e Aprendizagem Ativa.”
 

EMENTA: O Compartilhar experiências formativas utilizando da Pedagogia de Projetos como estratégia metodológica para ensinar e aprender. Socializar experiências desenvolvidas com estudantes da Universidade Federal de Lavras – UFLA, na disciplina de Metodologia do Ensino de História e Geografia, para curso de Pedagogia no ano de 2020 observando estratégias para aprendizagem em tempos pandêmicos. Utilizaras atividades culturais do Sarau da Dona Wilma, como exemplo de trabalho interdisciplinar para promoção da aprendizagem e valorização da cultura.

 

Elaine Frade