IV Dia de Campo de Fruticultura – (Pequenos Frutos)

O Dia de Campo de Fruticultura promovido pela UFLA, cuja organização se dá pelo Prof. Dr. Rafael Pio com apoio do NEFRUT e graduandos da área, além de apoio em divulgação do PET Agronomia, chega a 4ª Edição.

O Evento ocorreu na data de (22/10/2013) e trouxe como temática a produção de pequenos frutos, o evento conta com parte teórica (palestra) e parte prática (visita ao setor de fruticultura da UFLA).

Contou-se com a presença de estudantes, professores, técnicos, agricultores e demais interessados no tema.

Os participantes contaram com informações e peculiaridades desse área da fruticultura, que vem crescendo como grande gerador de renda.

III Dia de Campo de Fruticultura – UFLA-MG

Organizamos juntamente com o Prof. Dr. Rafael Pio, responsável pelo evento, na Universidade Federal de Lavras – MG, o III Dia de Campo de Fruticultura que contou com participação dos professores do setor na universidade, alunos de graduação, pós graduação e doutorado.

O evento foi marcado pela presença de produtores rurais da região, que muito contribui para o objetivo do evento.Eles puderam ver por meio das estações práticas no pomar da UFLA atitudes com relação à prática da poda de inverno nas fruteiras de clima temperado que se pode observar no cartaz ao lado.

Membros do Núcleo de Estudos em Fruticultura (NEFRUT) se fizeram presentes tanto na organização, como na participação efetiva (Pós Graduandos e Doutorandos).

Além dos Patrocinadores, o evento também teve apoio organizacional do Programa de Educação Tutorial (PET-Agronomia).

 

Confira a reportagem da TV Universitária:

http://www.youtube.com/watch?v=QjrUdnG35Ws

 

 

Poda de Pessegueiro, Prof.Dr. Rafael Pio

 

Amora Preta e Framboesa

 

Poda da macieira, Filipe Bittencourt Machado de Souza (Doutorando, Membro NEFRUT)

 

Poda da Videira, Prof.Antônio Decarlos Neto.

 

 

 

 

Discentes na estação Framboesa e Amora Preta.

Poda da Figueira, Paulo Norberto (Pesquisador EPAMIG) e Pedro Maranha Peche (Doutorando, Coordenador Nefrut)

Figueira podada

 

 

NEFRUT marca presença no SINFRUIT em Campinas

SINFRUIT – 2011

 

NEFRUT marca presença no SINFRUIT em Campinas

Entre os dias 17 e 21 de outubro, ocorreu no Instituto Agronômico em Campinas (SP), o Simpósio Internacional de Fruticultura, tendo como tema os Avanços na produção de frutas. Alguns membros do Núcleo estiveram participando do evento com a publicação de resumos na área de fruticultura, com as culturas do maracujá e da goiaba (foto abaixo).

http://a6.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/312625_216230368446215_152605014808751_522317_1513372892_n.jpg

Destacamos a presença de palestrantes de renome na fruticultura nacional e internacional. Os mesmos abordaram a situação atual e os avanços para as frutíferas de clima tropical, subtropical e temperado: banana, manga, abacaxi, goiaba, atemóia, caqui, maça, pêssego, pêra e uva. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, com aproximadamente 42 milhões de toneladas produzidas de um total de 340 milhões de toneladas colhidas em todo o mundo, sendo as frutas: laranja, banana, coco, manga, uva, abacaxi, tangerina, limão, maracujá e mamão, as 10 primeiras em superfície plantada no país. O aumento da produção de frutas brasileiras em 19% entre 2001 e 2009, deve-se ao aumento na produtividade e rendimento das culturas, resultado da adoção de manejos adequados e emprego de tecnologias no campo (IBRAF; IBGE). O pesquisador José Luiz Petri (EPAGRI-SC), abordou o caso da maça. Na produção desta frutífera, o país ocupa a sétima colocação em eficiência produtiva, o que ocorre devido à definição de técnicas essenciais para a macieira, como a obtenção de clones mais produtivos e com frutos de melhor coloração, ou o monitoramento do frio para definir a aplicações e doses de indutores de brotação, porém, problemas como a falta de mão de obra qualificada tem feito com que produtores optem pela mecanização das áreas,  resultando no aumento da densidades de plantio e na padronização dos sistemas de condução das plantas.  Além disso, o Dr. Petri, juntamente com outros pesquisadores, como o Dr. Fernando Mendes Pereira (UNESP- JABOTICABAL), os melhoristas Drs. Alberto Carlos de Queiroz Pinto (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA) e Umberto Almeida Camargo (EMBRAPA UVA E VINHO) demonstraram o mesmo entrave quanto à introdução de novas variedades de frutas no mercado. Desafio que ocorre em função da dificuldade da aceitação do produtor rural e do consumidor, segundo os pesquisadores o consumidor de frutas é fiel a “marca” que consome.

Outro tema apontando como importante e de baixa difusão por profissionais da agricultura aos produtores é a questão da produção integrada (PI), que engloba toda a cadeia de produção da fruta. Normas devem ser seguidas para garantir a certificação e a qualidade final do produto, resultando em alto valor agregado para exportação.

Além disso, grande enfoque foi dado à Viticultura, com a ilustre presença do Dr. Vicente Sotés (UNIVERSIDADE POLITÉCNICA DE MADRID-ESPANHA), que abordou a situação atual desta cultura no cenário mundial, apresentando dados que demonstram a descentralização da produção nos países europeus, rumo ao novo mundo, como China, Austrália, Califórnia e Brasil. O Dr. Sotés ressaltou que os avanços para a vitivinicultura se dão atrelados a zonificação de precisão, visando à diferenciação da área de cultivo em tipo de solo, disponibilidade de água e exposição solar e, a partir destas informações é possível definir variedades e tratos culturais necessários para determinadas características edafoclimáticas, dando origem a vinhos diferenciados (foto acima).

Em resumo, a agricultura moderna tende a incorporar tecnologias e ao mesmo tempo manejos de baixo impacto ambiental e socioeconômico, como a produção integrada. A junção destas técnicas é de responsabilidade dos novos profissionais da área, sendo assim é de nosso dever compreender além da tecnologia de produção das frutas, a cadeia produtiva e as exigências do consumidor.

Lidiane Carla V. Miotto.

Eng. Agrônoma- Mestranda Fitotecnia (UFLA).

 

 

XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura

XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura

O Congresso Brasileiro de Fruticultura – CBF é o principal fórum nacional de intercâmbio técnico-científico da frutic Acesse: http://www.congressofruticultura2012.com.br/ Desde sua primeira edição, em 1971, ele conta com a participação de instituições de ensino, pesquisa e extensão, órgãos governamentais, produtores, empresários, fabricantes e comerciantes de máquinas, implementos e insumos agrícolas e demais atores relacionados a essa cadeia produtiva. Participe!