IV- Boletim – EMPREENDEDORISMO SOB ANÁLISE: possibilidades ontológicas e teóricas

Ao longo dos tempos, estudar o empreendedorismo, assim como, procurar investigar como este se comporta vem se tornando cada vez mais relevante e necessário, pela disparidade de como este tema se comporta. Os estudos que emergem a partir do empreendedorismo são heterogêneos, estes transcendem de diversas disciplinas e níveis de análise (BERGLUND, 2005). 

O empreendedorismo faz parte de uma série de ações e intervenções no contexto econômico e social, passa a ser objeto de problematização e pesquisas a partir de sua necessidade, de suas implicações e de suas características (BORGES; BRITO; LIMA, 2017). Tais fatores, trazem a fragmentação do meio, bem como, o desenvolvimento de abordagens mais simples e com potencial explicativo um tanto quanto baixo (NASCIMENTO; ANDRADE, 2021).

Frente a tal abordagem, foi desenvolvido uma pesquisa, a fim de, investigar de maneira ontológica o estudo do empreendedorismo, a qual, possibilitou a identificação dos principais entendimentos no tocante a esse tema, juntamente com os pressupostos filosóficos que dão norte as pesquisas e teorias utilizadas para fomentar percepções que vem de encontro ao empreendedorismo. Tal investigação se faz relevante, pois possibilita a verificação da natureza do pensamento empreendedor, além de gerar um panorama do campo, de tal forma, que os pressupostos filosóficos principais possam ser percebidos e investigados (NASCIMENTO; ANDRADE, 2021).

Para que essa investigação se tornasse possível, foi realizada revisão integrativa, com o intuito de investigar as principais ontologias seguidas, no tocante aos estudos a respeito do empreendedorismo nos últimos quarenta e cinco anos, bem como, essas teorias foram utilizadas nas pesquisas ao longo do tempo.  Posto isto, o estudo aqui apresentado aponta as principais ontologias seguidas nas pesquisas a respeito do empreendedorismo, além dos métodos de pesquisas. Para tanto foi realizada uma revisão integrativa da literatura, a qual apontou as principais ontologias usadas nos estudos do empreendedorismo(NASCIMENTO; ANDRADE, 2021). Diante do exposto, foi possível constatar que cinco categorias surgiram, explanadas no quadro 1 abaixo:

Quadro 1 -Principais ontologias encontradas

PRINCIPAIS ONTOLOGIAS ENCONTRADAS 

Ontologia realista

Engloba estudos que utilizam uma abordagem objetiva para compreensão do empreendedorismo, com foco nas estruturas.

Ontologia idealista

Os estudos defendem a aplicação de uma abordagem subjetiva para compreensão do empreendedorismo, com foco na agência e nas interações sociais decorrentes da mesma.

Ontologia realista crítica

Abarca os estudos que defendem a compreensão da realidade a partir de estruturas distintas (natural e social), as quais possuem poderes causais interligados.

Ontologia intersubjetiva 

Encontram-se os trabalhos que buscam uma estabilidade entre questões objetivas (estrutura) e questões subjetivas (agência), não direcionando sua análise a um tópico em especial.

Ontologias alternativas.

Encontram-se os trabalhos que buscam trazer uma nova perspectiva ontológica para os estudos empreendedores, por meio da inclusão de novos elementos analíticos.

Fonte: Adaptado de Nascimento e Andrade, (2021)

De posse desses agrupamentos, foi possível perceber que os pesquisadores procuram um novo caminho em direção a pesquisa do empreendedorismo, considerando cada vez mais questões tanto objetivas quanto subjetivas (NASCIMENTO; ANDRADE, 2021)

Referências: 

BERGLUND, H. Toward a Theory of Entrepreneurial Action Exploring Risk, Opportunity and Self in Technology Entrepreneurship. 2005. Tese (Doutorado em Filosofia) – University Of Virginia, Charlottesville, 2005.

BORGES, Alex Fernando; LIMA, J. B.; BRITO, M. J. Fundamentos da Pesquisa em Empreendedorismo: aspectos conceituais, teóricos, ontológicos e epistemológicos. Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2017.

NASCIMENTO, Priscilla Oliveira; ANDRADE, Daniela Meirelles. Empreendedorismo sob análise: possibilidades ontológicas e teóricas. Xlv Encontro da Anpad – Enanpad 2021, [s. l], v. 1, n. 1, p. 1-17, out. 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *