Caso de sucesso sobre inovação no setor privado
A inovação é um dos agentes determinantes para o sucesso de uma empresa. Relacionada ao conceito de criatividade, inovar é a capacidade de analisar a situação e o mercado, assim como o que os consumidores buscam – conforto e praticidade – e então, transformar isso em realidade: produtos que atendam as demandas do cliente e gerem lucros para a empresa. De maneira sucinta, inovar é driblar a necessidade com criatividade (GLEDER SANTOS, 2016), criando novos produtos, métodos de produção, novas organizações ou novas fontes de matéria-prima.
Um exemplo de sucesso em inovação no setor privado é a própria história do empresário Wilson Giustino, fundador do CEBRAC, uma rede de franquias de cursos profissionalizantes que, só no ano de 2015, faturou R$180 milhões. Wilson Roberto Giustino começou a trabalhar ainda criança, aos 12 anos, segundo ele, por vontade própria e para “ter seu próprio dinheiro”. Após trabalhar em sua adolescência em um negócio de joias de seu primo, aos 20 anos resolveu abrir sua própria fábrica de joias para fornecer os produtos para o comércio da família. Mas, como nem tudo são flores – ou joias, no caso –, menos de dois anos depois, sua loja foi alvo de bandidos e o empreendedor perdeu tudo o que tinha. Após o assalto, veio o Plano Collor e confiscou parte de seus investimentos, fazendo-o vender bens pessoais e até mesmo a propriedade onde morava para honrar suas dívidas, que na época eram equivalentes a 1 milhão de reais.
Agora, vamos lembrar que foi em meados dos anos 1970 que surgiu no mercado da informática a empresa Microsoft, com seus fundadores Bill Gates e Paul Allen. A empresa Microsoft tinha como objetivo disponibilizar para outras empresas e pessoas físicas um sistema operacional, onde qualquer pessoa pudesse operar um computador e realizar tarefas simples como trabalhar com software de escritório e acessar a internet. Foi então que, por volta de 1980, Wilson recebeu a proposta de se tornar um vendedor de cursos de informática, e, sem nada a perder, abraçou a ideia e foi ali que sua história começou a mudar.
Vendo potencial na área dos cursos de informática, criou, em 1995 o CEBRAC, que naquele momento era chamado de Centro Brasileiro de Computação, e lucrou com isso durante vários anos. Porém, Giustino buscava mais. Analisando o mercado, que apesar de lucrativo, para ele não representava o futuro, resolveu inovar mais uma vez, e nasceu o Centro Brasileiro de Cursos, pioneiro dos tão conhecidos cursos de capacitação, oferecendo o primeiro curso livre de contabilidade e de secretariado informatizado, focado em adolescentes de classe média. A partir daí o sucesso foi tão grande que sua empresa crescia de forma exponencial, e os próprios professores queriam montar suas unidades CEBRAC, dando os primeiros passos para a empresa entrar no sistema de franchising (sistema de franquias).
Em 2006, o CEBRAC se filiou à Associação Brasileira de Franchising, e, no ano de 2012, a sede saiu da cidade de Botucatu, no interior de São Paulo, para Londrina, no Paraná, com direito a prédio próprio de oito andares para dar apoio a todas as unidades franqueadas. Em 2020, a empresa completou 25 anos, e mesmo durante o período de pandemia do Covid-19, onde várias outras empresas quebraram e fecharam suas portas, o CEBRAC não parou de crescer e inovar, investindo pesado nos cursos EAD, criando seu próprio método, o Pronline, unindo o presencial, online e ao vivo. Com o propósito de trazer um projeto que transforma a sociedade por meio da educação inovadora, priorizando o conhecimento como forma de transformar a situação social e econômica do país, no mesmo ano é lançado o CEBRAC Pro, oferecendo cursos profissionalizantes gratuitamente para jovens, adultos e familiares, com participação na rede pública de ensino, nas instituições religiosas e comunidades onde estão inseridas as franquias.
Hoje, com mais de 150 unidades distribuídas em todo o Brasil, o CEBRAC conta com mais de trinta premiações, entre elas o Selo de Excelência da ABF – Associação Brasileira de Franchising, por doze anos consecutivos, e o Prêmio Melhor Franquia do Brasil da Pequenas Empresas, Grandes Negócios – Multicampeã 5 Estrelas por vários anos consecutivos. Além de um grande exemplo de sucesso em inovação no setor privado, Wilson Roberto Giustino também nos mostra um enorme caso de perseverança e criatividade.
Referências:
Franchise Store. Fundador do Cebrac, diz que o fracasso foi fundamental para que sua vida mudasse completamente. Disponível em: <https://franquia.com.br/noticias/fundador-do-cebrac//>. Acesso em: 07 de Novembro de 2021.
Exame.com. Ele perdeu tudo num assalto, se reergueu e fatura R$180 milhões. Disponível em: <https://exame.com/pme/ele-perdeu-tudo-num-assalto-se-reergueu-e-fatura-r-180-milhoes/>. Acesso em: 07 de Novembro de 2021.
Cebrac lança projeto que oferece cursos gratuitos para aumentar a empregabilidade no país. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/educacao-profissional/2021/10/4957324-cebrac-lanca-projeto-que-oferece-cursos-gratuitos-para-aumentar-a-empregabilidade-no-pais.html>. Acesso em: 07 de Novembro de 2021.
Portal Educação. História da Informática. Disponível em: <https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/informatica/historia-da-informatica/53792>. Acesso em: 07 de Novembro de 2021.