O empreendedorismo público possui como uma de suas finalidades a redução e a solução de problemas que podem estar relacionados à desigualdade, constituindo-se como uma alternativa emergencial para os gargalos ocorridos na esfera pública (OLIVEIRA, 2004). Contudo, para que aconteça de forma a proporcionar melhorias é necessário que o setor público se adapte às transformações sociais por meio de uma administração mais flexível, capaz de conseguir responder às demandas da sociedade e contribuir para a eficácia dos serviços ofertados (SILVA, VALADARES, ANDRADE, 2020).
Neste boletim será apresentado um caso de sucesso envolvendo o potencial e o alcance do empreendedorismo na Administração Pública Brasileira. A pesquisa foi realizada por meio da delimitação de objetivos e utilização de procedimentos formais, buscando diagnosticar os problemas e propor alternativas de ação. Consiste em um estudo de caso, apropriado para averiguar se as proposições de uma teoria são aplicáveis à situação concreta, possibilitando estudos comparativos (STAKE, 2000).
O estudo abordou o caso de uma secretaria de cultura de um município localizado no sul de Minas Gerais, onde seus gestores apresentaram grandes dificuldades para estruturar o órgão, em decorrência da inexistência de formalidades de ações do passado, mais especificamente, de registros das atividades programadas e executadas pela antiga Secretaria de Educação e Cultura, considerando que o caminho percorrido não havia sido registrado documentalmente.
Com o objetivo de otimizar o gerenciamento de seus serviços e obter sucesso na gestão municipal, a secretária e sua equipe procuraram pautar-se no Plano Nacional de Cultura para estabelecer suas novas metas, a nova organização interna, que seria estruturada com uma equipe escalonada para as atividades com a supervisão da gestora, e o aperfeiçoamento da equipe, com a promoção de cursos e palestras. Além disso, também foi realizada uma parceria com a equipe, a qual optou por reformular a lei de criação na parte de composição do Conselho Municipal, pautada no distanciamento da lei e na realidade local. Ainda foram oferecidos minicursos destinados à capacitação e aprendizagem de sua equipe, com o propósito de reforçar os objetivos e as ações planejadas. As reuniões eram feitas semanalmente e envolviam todos os funcionários ligados à Secretaria.
Deste modo, no estudo de caso apresentado, percebe-se a existência de ações empreendedoras e inovações, que contribuíram para tornar mais eficientes e eficazes as atividades da Secretaria de Cultura, favorecendo toda a comunidade local e gerando bons resultados para a administração e história cultural do município.
Referências Bibliográficas
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução, análise. São Paulo: Atlas, 1993. v.1.
OLIVEIRA, E. M. (2004). Empreendedorismo social no Brasil: atual configuração, perspectivas e desafios: notas introdutórias. Revista da FAE, 7(2), 9-18. Recuperado de https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/view/416
SILVA, C. de. A.; VALADARES, J. L.; ANDRADE, D. M. Ações empreendedoras na gestão pública: análise do programa de crédito solidário (PSC) em um município do sul de Minas Gerais. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, Curitiba, v. 15, n. 1, p. 55-68, jan./abr. 2016. Disponível em: < http://www.periodicosibepes.org.br /index.php/recadm/article/view/2256/882 >. Acesso em: 30 Jun. 2020.
SADLER, R. J. Corporate entrepreneurship in the public sector: the dance of the chameleon. Australian Journal of Public Administration, v. 59, n. 2, p. 25-43, 2000.STAKE, R.E.. Case studies. In: N.K. DENZIN e Y. LINCOLN (eds.), Handbook of qualitative research. 2 ed. Thousand Oaks, Sage.2000
TEIXEIRA, Thatiana Stacanelli; ANDRADE, Daniela Meirelles; ALCÂNTARA, Valderí de Castro 20; OLIVEIRA, Naiara Kasmin de. Inovação e empreendedorismo: Um caso no setor público. Revista Pretexto, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, 2019.