No Brasil, o empreendedorismo associado ao setor público ganhou evidência na década de 1990. Isto, a partir da reforma da administração pública, quando esta assumiu características específicas do setor privado, adquirindo flexibilidade, nos quais os seus objetivos foram orientados para o desenvolvimento de uma boa gestão. Constata-se que o empreendedorismo é um elemento significativo para garantir um serviço público de qualidade para toda a sociedade (VALADARES; EMMENDOERFER, 2015).
Nesse cenário, pesquisadores do campo da administração pública passaram a abordar e investigar concepções de cunho gerencial no setor, nas quais as ênfases foram direcionadas ao comportamento do empreendedor, que pôde vir a influenciar na transformação da administração pública (OSBORNE; GAEBLER, 1994).
A partir da reforma administrativa, na década de 90, o setor público passou por influências dos princípios norteadores da Nova Administração Pública ou New Public Management (NPM), admitindo práticas gerenciais, específicas do setor privado (MARTINS; IMASATO; PIERANTI, 2007), tendo o propósito de melhorar a sua eficiência e agilidade, a fim de reduzir os custos e dar maior transparência a gestão (FARIA, 2009).
Sendo assim, o empreendedorismo associado ao setor público pode gerar eficiência, inovação, proatividade, procura por oportunidades, descentralização e melhoria na oferta dos serviços (CASASCO, 2016; BOZEMAN, 2007). Ademais, essas práticas gerenciais podem favorecer as competências internas e os valores públicos de produtividade e sustentabilidade, o que pode ser considerado como uma alternativa eficaz para solucionar demandas rotineiras (LLEWELLYN; JONES, 2003).
O empreendedorismo público consiste em um processo que possui a finalidade de melhorar o desempenho do setor, seja a partir da busca pelo desenvolvimento de novos serviços, atividades inovadoras, aperfeiçoamento de práticas administrativas, tecnologias e estratégias (MORAIS et al., 2015), que visam identificar e buscar oportunidades que poderão surgir de organizações e/ou indivíduos. Dessa forma, o empreendedorismo público visa evidenciar a capacidade da inovação, a proatividade e a tomada de riscos pelos agentes (CURRIE et al. 2008), sendo o seu principal propósito, a criação de valor para a sociedade (MORRIS; JONES, 1999).
Referências Bibliográficas
BOZEMAN, B. Public values and public interest: counterbalancing economic individualism. Washington, DC: Georgetown University Press, 2007.
CASASCO, L. Os novos caminhos para o empreendedor que quer inovar junto ao setor público. 2016. Disponível em: <https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/inovar-setor-publico/>. Acesso em: 12 de Maio de 2019.
CURRIE, G.; HUMPHREYS, M.; UCBASARAN, D.; MCMANUS, S. Entrepreneurial leadership in the English public sector: Paradox or possibility? Public Administration, v. 86, n4, p. 987 -1008, 2008.
FARIA, L. J. Nova administração pública: o processo de inovação na administração pública federal brasileiro visto pela experiência do “concurso inovação na gestão pública federal”. In: ENCONTRO DA ANPAD, 33., 2009, São Paulo. Anais… São Paulo: ENANPAD, 2009.
LLEWELLYN, N.; JONES, G. Controversies and conceptual development: Examining public entrepreneurship. Public Management Review, v. 5, n. 2, p. 245-266, 2003.
MARTINS, P. E. M.; IMASATO, T.; PIERANTI, O.P. Reformas administrativas brasileiras recentes: a dimensão estrutural e o desafio de quebra de um paradigma na administração pública. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.
MORAIS, M. C. A.; VALADARES, J. L.; EMMENDOERFER, M.; TONELLI, D. Polissemias do empreendedorismo no setor público. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 4, n. 1, p. 26-53, 2015.
MORRIS, M. H.; JONES, F. F. Entrepreneurship in established organizations: the case of the public sector. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 24. n. 1. p. 71-91. 1999.
OSBORNE, D.; GAEBLER, T. Reinventando o Governo: Como o Espírito Empreendedor Está Transformando o setor público. Brasília: MH Comunicação, 1994.
VALADARES, J. L.; EMMENDOERFER, M. L. A incorporação do Empreendedorismo no Setor Público: reflexões baseadas no contexto brasileiro . Revista de Ciências da Administração, v. 17, n. 41, p. 82-98, 2015.