Integrantes do projeto “Ações Empreendedoras” aprovam artigos no XLIV Encontro da ANPAD (EnANPAD)

No dia 07 de julho foram divulgados os resultados das avaliações dos trabalhos submetidos ao Encontro Nacional da ANPAD (EnANPAD). O encontro é o maior evento acadêmico de Administração do Brasil e é organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). Nesse ano, devido a pandemia, o XLIV EnANPAD será online nos dias 14/10 a 16/10. 

Nesta edição foram aprovados dois trabalhos referentes ao projeto “Ações Empreendedoras”. O projeto é coordenado pela professora doutora Daniela Meirelles Andrade, com o apoio do Departamento de Administração e Economia (DAE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e possui financiamento em duas agências de fomento, quais sejam o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). O projeto tem como objetivo de identificar e analisar as ações empreendedoras entre os agentes públicos e os servidores, onde o projeto do CNPq foca nas ações da educação pública municipal no sul de Minas Gerais. 

O artigo “O Campo de Pesquisas do Empreendedorismo: Transformações, Padrões e Tendências na Literatura Científica (1990 – 2019)” de autoria de André Spuri Garcia e Daniela Meirelles Andrade, buscou analisar a evolução dos temas de pesquisa que marcaram o campo do empreendedorismo em diferentes períodos (1990 – 2000; 2001 – 2010; 2011 – 2019). Utilizando o software bibliométrico CiteSpace e a base de dados Web Of Science, os autores analisaram 15034 artigos publicados entre 1945 e 2019. Por meio dos clusters gerados pelo software bibliométrico, os autores elencaram dez temas de pesquisa que marcaram cada um dos períodos. O artigo mostra um campo dinâmico, com uma diversidade de temas e abordagens que podem ser objetos de estudo em pesquisas futuras. O artigo é um dos resultados da tese do doutorando André Spuri Garcia.

O artigo “Dimensões da Orientação Empreendedora no Setor Público: Validação das Características Organizacionais na Educação Infantil Pública” é de autoria da Luciana dos Santos Vieira e Daniela Meirelles Andrade. A pesquisa é um dos resultados da dissertação de mestrado da Luciana dos Santos Vieira que verificou, empiricamente, as características organizacionais que influenciam a orientação empreendedora no setor público, especificamente nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI’s). Os resultados concluíram que autonomia e suporte gerencial são as características organizacionais que mais influenciam na orientação empreendedora das organizações públicas. A autonomia trata-se da liberdade dados aos indivíduos para o desenvolvimento do empreendedorismo. Enquanto, o suporte gerencial refere-se à disposição dos gestores em facilitar e apoiar a atividade empreendedora. Dessa forma, devem ser aprimoradas para o fomentar a orientação empreendedora no setor público e, consequentemente, o desenvolvimento e aperfeiçoamento do comportamento empreendedor.

Artigos completos serão publicados em breve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *