No dia 07 de julho foram divulgados os resultados das avaliações dos trabalhos submetidos ao Encontro Nacional da ANPAD (EnANPAD). O encontro é o maior evento acadêmico de Administração do Brasil e é organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). Nesse ano, devido a pandemia, o XLIV EnANPAD será online nos dias 14/10 a 16/10.
Nesta edição foram aprovados dois trabalhos referentes ao projeto “Ações Empreendedoras”. O projeto é coordenado pela professora doutora Daniela Meirelles Andrade, com o apoio do Departamento de Administração e Economia (DAE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e possui financiamento em duas agências de fomento, quais sejam o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). O projeto tem como objetivo de identificar e analisar as ações empreendedoras entre os agentes públicos e os servidores, onde o projeto do CNPq foca nas ações da educação pública municipal no sul de Minas Gerais.
O artigo “O Campo de Pesquisas do Empreendedorismo: Transformações, Padrões e Tendências na Literatura Científica (1990 – 2019)” de autoria de André Spuri Garcia e Daniela Meirelles Andrade, buscou analisar a evolução dos temas de pesquisa que marcaram o campo do empreendedorismo em diferentes períodos (1990 – 2000; 2001 – 2010; 2011 – 2019). Utilizando o software bibliométrico CiteSpace e a base de dados Web Of Science, os autores analisaram 15034 artigos publicados entre 1945 e 2019. Por meio dos clusters gerados pelo software bibliométrico, os autores elencaram dez temas de pesquisa que marcaram cada um dos períodos. O artigo mostra um campo dinâmico, com uma diversidade de temas e abordagens que podem ser objetos de estudo em pesquisas futuras. O artigo é um dos resultados da tese do doutorando André Spuri Garcia.
O artigo “Dimensões da Orientação Empreendedora no Setor Público: Validação das Características Organizacionais na Educação Infantil Pública” é de autoria da Luciana dos Santos Vieira e Daniela Meirelles Andrade. A pesquisa é um dos resultados da dissertação de mestrado da Luciana dos Santos Vieira que verificou, empiricamente, as características organizacionais que influenciam a orientação empreendedora no setor público, especificamente nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI’s). Os resultados concluíram que autonomia e suporte gerencial são as características organizacionais que mais influenciam na orientação empreendedora das organizações públicas. A autonomia trata-se da liberdade dados aos indivíduos para o desenvolvimento do empreendedorismo. Enquanto, o suporte gerencial refere-se à disposição dos gestores em facilitar e apoiar a atividade empreendedora. Dessa forma, devem ser aprimoradas para o fomentar a orientação empreendedora no setor público e, consequentemente, o desenvolvimento e aperfeiçoamento do comportamento empreendedor.
Artigos completos serão publicados em breve