Projeto Empreendedorismo nas Escolas: principais resultados

O projeto de extensão Empreendedorismo na Escola, coordenado pela professora Daniela Meirelles, iniciou-se no ano de 2015 e desde então tem levado a temática do empreendedorismo para as escolas do município de Lavras. O projeto contemplou no total 536 alunos em 16 escolas, ao longo destes anos. Todas as atuações da equipe foram avaliadas pelos usuários finais, quais sejam os alunos, as quais receberam tratamento científico, gerando diferentes publicações no CONEX e CIUFLA.

No ano de 2017, as escolas Paulo Menicucci, Lafaiete Pereira, Álvaro Botelho, Professor Paulo de Souza e Francisco Sales foram atendidas, concluindo, assim, uma etapa de bastante sucesso: o projeto conseguiu atender a todas as escolas municipais, das zonas urbanas e rurais, além das particulares Fadminas e Colégio Nossa Senhora de Lourdes e a estadual Firmino Costa.

No ano que se encerrou foram publicadas 6 matérias sobre o projeto, no Portal da UFLA, Jornal Lavras 24 horas e também no informativo do PPGAP. Além disso, resultados foram publicados nos Congressos de Extensão e Iniciação Científica da UFLA, revelando a preocupação da equipe do projeto em disseminar os bons frutos que o projeto vem colhendo. No final do ano também, foi proposta a confecção de um relatório detalhado, contendo todas as informações, ações e publicações referentes ao projeto. Este já se encontra em fase final e será finalizado nos próximos dias. A equipe do projeto ainda trabalhou na criação e confecção de uma nova cartilha, visto a necessidade de adequá-la ao público-alvo e torná-la mais atrativa. A estratégia foi bemsucedida, pois a cartilha foi adaptada por meio de um diálogo, semelhante à uma conversa no aplicativo de mensagens, o que chamou a atenção dos alunos. Estes são alguns dos resultados do projeto.

Por fim, os alunos atendidos, em sua maioria, se mostraram atenciosos e interessados, tendo aproveitado com êxito os conceitos repassados. As equipes das escolas também se mostraram solícitas e de portas abertas para o projeto, incentivando o pensamento empreendedor em seus alunos. Para 2018, a equipe se prepara para uma nova fase do projeto, a qual tem demandado maior esforço e dedicação de toda a equipe. O objetivo é desenvolver um curso anual sobre empreendedorismo semelhante à proposta do PROERD. A parceria já está estabelecida com a secretaria municipal de educação do município e a escola a ser beneficiada já foi também escolhida. Para atingirmos o objetivo do projeto conta-se com a colaboração de uma pesquisadora externa, uma aluna de extensão, dois voluntários integrantes do NIESP e uma aluna de pós-graduação do PPGAP.

Segue link para acesso ao vídeo da entrevista da Profª Daniela Meirelles Andrade para a TVU: https://www.youtube.com/watch?time_continue=59&v=A1zcQ3n8nMQ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *