Os membros do projeto “Ações empreendedoras de servidores e agentes públicos como base propulsora para o desenvolvimento local” realizaram entre o final do ano de 2017 e início do ano de 2018 duas rodadas de entrevistas com a secretária da educação e sua equipe, nas secretarias dos municípios de Lavras, Varginha, Boa Esperança, Carrancas e Ijaci.
Cada um dos municípios foi visitado por no mínimo duas vezes, por diferentes membros do projeto. Além de entrevistas foram realizados grupos de foco, bem como visita guiada em diversas escolas e secretarias. Desse modo, pretende-se por meio da análise destes dados compreender a gestão da secretaria de cada cidade envolvida na pesquisa e verificar se existem ações empreendedoras que têm auxiliado no desenvolvimento da educação municipal de cada cidade pesquisada.
O projeto é financiado pela FAPEMIG e tem como coordenadora a professora Daniela Meirelles Andrade, além de outros professores, entre eles Patrícia Aparecida Ferreira, Dany Flávio Tonelli, José de Arimatéia Dias Valadão, Juvêncio Braga de Lima (FUMEC). O projeto conta também com 4 alunos de iniciação científica, uma pesquisadora externa e uma aluna do PPGAP.
Por meio da pesquisa, objetiva-se investigar as ações empreendedoras dos agentes políticos e servidores públicos que atuam em órgãos públicos. Portanto, o trabalho torna-se relevante, na medida em que permite identificar as ações empreendedoras destes atores, possibilitando assim, que tais gestores tomem consciência de suas práticas organizacionais e ao mesmo tempo mude suas ações, a fim de proporcionar melhorias na gestão educação pública.
