História

A Equipe de Robótica TROIA - Tecnologia, Robótica, Otimização e Inteligência Artificial surgiu da fusão de dois núcleos de estudos da Universidade Federal de Lavras.
Em meados de 2011, 10 alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFLA reuniram-se com o objetivo de construir um robô de combate para participar das competições promovidas pela empresa RoboCore. O grupo foi nomeado NemecaBotz.
Paralelamente, 3 alunos, também do curso de Engenharia de Controle e Automação, reuniram-se com o intúito de construir um robô para participar das competições de sumô autônomo da RoboCore. Este grupo foi nomeado Ctrl-A, Controle, Tecnologia, Robótica e Lógica Aplicada.
Ambos os grupos levaram um certo tempo para conseguir produzir o seu primeiro protótipo, pois, não possuiam conhecimento técnico na área da robótica nem estrutura física na universidade e os recursos eram extremamente limitados, ao ponto de que ambas as equipes tiveram que custear 100% dos valores de seus primeiros protótipos. Os grupos tomaram conhecimento um do outro a cerca de dois meses antes da primeira competição da qual ambas iriam participar, a Winter Challenge 2012, que ocorreu em Jaguariúna-SP. Após tomar conhecimento um do outro os grupos utilizaram o mesmo transporte para ir à competição. Durante a Winter Challenge, NemecaBotz e Ctrl-A se conheceram melhor e trocaram várias experiências.
Passada esta competição ambos os grupos viram a oportunidade de unir-se e se tornar uma equipe mais forte e, então, no dia 27 de junho de 2012 criaram a Equipe de Robótica TROIA, com 13 integrantes. Desde então a Equipe TROIA vem projetando, desenvolvendo e construindo diferentes tipos de robôs, de diferentes categorias.
Atualmente a Equipe conta com 21 membros de vários cursos da Universidade Federal de Lavras, que trabalham ativamente para o crescimento da Equipe TROIA. Além de Engenhria de Controle e Automação, temos membros de ciência da computação, física e até filosofia, mostrando que pra participar da equipe basta gostar do que fazemos e demonstrar diferenciais positivos  no ambito profissional, como proatividade, trabalho em equipe e visão crítica.