Apresentação

O Núcleo de Estudos da Pedagogia à Distância visa desenvolver as ações de extenção do curso de Pedagogia à distância nos pólos de sua responsabilidade e região. É formado por Professores, Alunos , Ex-Alunos, Tutores presenciais e a distância do Departamento de Educação e Técnicos Administrativos da diretoria de Educação à distância (DIRED) da Universidade Federal de Lavras.

O objetivo exposto acima se baseia na visão do curso de Pedagogia a distância da UFLA, que tem atuado na formação de professores para a educação básica desde 2012. É atualmente responsável por cinco polos, tais sejam, Cambuí, Bambuí, Confins, Jaboticatubas e Lavras, que são espaços da UFLA que ultrapassam os limites físicos do Campus. Os discentes que o frequentam e os educadores que lá atuam fazem parte das ações educacionais promovidas pelo curso bem como pela Universidade. Assim, entendemos os polos presenciais como “lócus” privilegiado de desenvolvimento de projetos culturais e científicos que podem contribuir de forma significativa para a formação do aluno, bem como, dos educadores da região.

Nesta direção, o curso de Pedagogia a Distância UAB/UFLA tem a compreensão da importância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e esforços serão empreendidos para a concretização do último princípio que é a extensão.

Neste sentido, que afirma-se a importância de instituir o Núcleo de Estudos Pedagogia a Distância (NEPEDI) com a finalidade de promover projetos de extensão, aliados a estudos relativos a Pedagogia e também a Educação a distância. Estes projetos terão como foco a reflexão sobre a realidade local a luz dos estudos desenvolvidos no curso contribuindo de forma colaborativa para resolução de problemas, a troca de experiências e proposição de ações de intervenção na realidade que vivenciam. Ademais, os alunos do curso nos espaços virtuais de ensino bem como nos encontros presenciais têm refletido sobre a realidade educacional de cada região juntamente com os professores responsáveis pelas disciplinas do curso.