Projetos de Pesquisa

FORMAÇÃO DOCENTE, LEITURA LITERÁRIA E DIMENSÃO CULTURAL DO OBJETO-LIVRO: ESTUDOS DAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO DE LEITORES

Este projeto abarca pesquisas que discutem sobre a formação docente, sobre a leitura literária e sobre livro como objeto cultural, com foco investigativo nas práticas de leitura e escrita e no processo de formação do leitor. Sabendo que a leitura é percebida ou compreendida de diferentes maneiras e apreendida de formas variadas de acordo com o tempo e espaço em que situa, este projeto tem por objetivo desenvolver pesquisas que analisem o processo de formação docente na vertente da leitura literária, compreendendo o livro como objeto cultural, que se configura a partir de ações e interações desenvolvidas em práticas de leitura e escrita em ambientes escolares e não-escolares.

DO PAPEL À TELA: UM ESTUDO SOBRE AS NARRATIVAS DIGITAIS E A LITERATURA INFANTIL DIGITAL COMO PRÁTICAS INOVADORAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES

Esta pesquisa pretende compreender o processo de leitura e escrita em ambientes digitais, especificamente, de blogs direcionados à alfabetização e de aplicativos digitais de contação, abertos e gratuitos, com intuído de analisar como se estruturam as narrativas digitais e a literatura infantil digital, descrevendo de que forma estes recursos digitais impactam ao processo de formação do professor alfabetizador. Tem-se que a investigação proposta possa contribuir para o processo letramento digital dos professores alfabetizadores, com isso espera-se verificar o que o uso do suporte digital, nas atividades de leitura e escrita e escrita em ambientes digitais, representa para o processo de apropriação do sistema de escrita alfabética, para o processo de formação do leitor e de formação docente, indicando as contribuições para a prática pedagógica dos profissionais que atuam na alfabetização. Pesquisa financiada pela FAPEMIG.