Linhas de Pesquisa

Alfabetização, Letramento e Formação Docente

A linha Alfabetização, Letramento e Formação Docente tem por objetivo pesquisar sobre as práticas de leitura e escrita em diferentes perspectivas, como social, escolar, digital e linguística, bem como compreender o processo de formação inicial e continuada de professores na relação do processo de aquisição da escrita e com eventos de letramentos.

Linguagens, Leitura e Cultura escrita

Desenvolve estudos e pesquisas relacionados à linguagem como processo interdiscursivo, compreende os aspectos que envolvem a aprendizagem da leitura e da escrita como construção de conhecimento de natureza conceitual, propiciando reflexões sobre o que a escrita representa e de que forma ela representa graficamente a língua. Estabelece um espaço de discussões sobre as práticas de letramentos, práticas de leitura literária, a cultura escrita e a cultura material escrita.

Práticas textuais discursivas e a formação docente

As discussões perpassam a dimensão da linguagem como um processo de interlocução verbal e não-verbal, entendendo que produzir linguagem significa a produção de discursos, o que se manifesta linguisticamente por meio de textos. Deste modo, entende-se texto como o produto da atividade discursiva, seja oral ou escrita, o que gera a necessidade de aprofundamento em estudos e pesquisas nas questões relacionadas às práticas de produção de textual, narrativas orais e digitais, contação de histórias, bem como formação docente para a arte narrativa.