Eventos
EPISTEMOLOGIAS E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO NEAPEGS/UFLA: SITUANDO TEMAS COMO GOVERNANÇA, GESTÃO SOCIAL, DECOLONIALIDADE E PÓS-DESENVOLVIMENTO.
Data do evento: 08/12/2022.
O objetivo do evento foi dialogar sobre aspectos epistemológicos relacionados aos projetos dos discentes e docentes vinculados ao NEAPEGS/UFLA. A oficina foi coordenada pelo Prof. Dr. Maurício Serva, da Universidade Federal de Santa Catarina, conduzindo a discussão a respeito das possibilidades e interfaces epistemológicas para realização das teses e dissertações sob a ótica do pós-desenvolvimento, incluindo temas como governança, gestão social e decolonialidade. A proposta contribuiu para a construção epistemológica das pesquisas que estão sendo realizadas no mestrado e doutorado e ajudar no processo reflexivo e de escolhas dos discentes que elaboraram seus projetos de qualificação.
Convidado especial: Prof. Dr. Maurício Serva (UFSC).
DEBATES INTERSECCIONAIS E DECOLONIAIS SOBRE MULHERES E RAÇA
Data do evento: 22/11/2022
Este evento promoveu um debate com aproximações entre gênero e raça, estendendo para outros marcadores sociais que perpassam as mulheres latinoamericanas de diversas maneiras. Discutiu-se sobre branquitude, decolonialidade, interseccionalidade e resultados de estudos sobre as mulheres negras em profissões imperiais e sobre a política de cotas na UFLA. Além disso, teve-se um breve panorama da implementação do Centro Integrado das Mulheres de Lavras-MG e a importância de um trabalho pautado na interseccionalidade, Direitos Humanos e equidade social que objetive a garantia de condições necessárias às mulheres para reconhecimento, reparação e superação das situações de vulnerabilidade social em decorrência das violências de gênero.
Participantes: Karen Luz Burgoa Rosso; Louise Rodrigues Silva; Flávia Luciana Naves Mafra; Aline da Cunha Miranda; e Larissa do Vale Teixeira.
DESLOCAMENTOS ONTOLÓGICOS NA ANÁLISE ORGANIZACIONAL: CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS LATOURIANOS E DA TEORIA ATOR-REDE
Data do evento: 16/02/2023
Descrição: A antropologia, a sociologia e as demais ciências sociais perdeu recentemente Bruno Latour, um dos mais influentes pensadores contemporâneos nas mais diversas áreas, dentre elas, os estudos organizacionais. Para aqueles que produzem conhecimentos a partir de influências como as que Latour produziu requer, sistematicamente que suas principais contribuições, dentre elas, a Teoria do Ator-Rede, seja continuamente debatida e contextualizada na prática da pesquisa científica. Deste modo, este evento teve por objetivo refletir sobre as recentes abordagens epistemológicas que têm sido discutidas nos estudos organizacionais, principalmente em relação à Teoria do Ator-Rede e outras abordagens relacionais correlacionadas, promovidas, dentre outros, por Latour. Isso se faz necessário pois a produção de conhecimento em Administração requer, na atualidade, criticidade e reflexividade, como têm sido o pano de fundo das abordagens relacionais.
Participante convidado: José Raimundo Cordeiro Neto.