Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Interesses de pesquisa de professores que compõem o GEINI

O grupo de Estudos em Economia Industrial e Negócios Internacionais conta com três linhas de pesqisas principais. As principais linhas de pesquisa do grupo de estudos são: Globalização, políticas industriais, produtividade e tecnologia; Finanças e governaça corporativa; e Estratégia global, ambiente institucional e economias emergentes. Abaixo se encontram áreas de interesses de alguns dos professores que são membros do GEINI.

 

CARLOS EDUARDO STEFANIAK AVELINE (Currículo Lattes):

Seu interesse de pesquisa está voltado para as estratégias de internacionalização das empresas latino-americanas, analisadas sob a ótica da teoria institucional. O ambiente institucional na América Latina é diverso e distinto do ambiente institucional dos países desenvolvidos, com impactos na estratégia das empresas, sobretudo quando elas se internacionalizam e passam a ter estruturas organizacionais em mais de um ambiente institucional. Portanto, a estratégia de internacionalização das empresas Latino Americanas configura-se como contexto apropriado para contribuir com o desenvolvimento da teoria institucional.

 

RENATO SILVERIO CAMPOS (Currículo Lattes):

Atualmente, suas pesquisas buscam o diagnóstico e caracterização de vulnerabilidades e a promoção de resiliência econômica em territórios vulneráveis. Sua pesquisa, basicamente, busca identificar as dimensões das vulnerabilidades dos indivíduos, domicílios (famílias) e firmas e propor estratégias de governança (pública ou privada) para minimização das vulnerabilidades e consequente aumento da resiliência econômica.

 

FRANCISVAL DE MELO CARVALHO (Currículo Lattes):

Seus temas de interesse em pesquisas e orientações estão relacionados com a Teoria Financeira e a Moderna Teoria das Finanças, abrangendo ainda temas complementares sobre Finanças Comportamentais. Mais especificamente, tem interesse em estudos que tratam de fusões & aquisições, estrutura de capital, gerenciamento de resultados, medidas de desempenho, decisões de investimentos e vieses cognitivos.