PROJETOS

CABINE DE DESINFECÇÃO HUMANA

A cabine de desinfecção humana é mais um projeto que irá contribuir e auxiliar no combate à pandemia de Covid-19. O proposito para o desenvolvimento deste equipamento é a realização da assepsia, através de fluidos desinfetantes que serão pulverizados por um período de três segundos em todo corpo da pessoa que estiver no interior do dispositivo. O Equipamento ainda conta com uma estrutura em metalon e um sistema de acionamento por pedal.

Assim como todos nossos projetos, o diferencial da cabine de desinfecção humana é o seu reduzido custo de produção. O que o tornará acessivel para a instalação em diversos locais com grande circulação de pessoas, como restaurantes, escolas, academias e hospitais de campanha.

SISTEMA DE ENCLAUSURAMENTO E TRANSPORTE PARA PACIENTES POSITIVOS COM COVID-19

Desenvolvimento de um sistema de enclausuramento capaz de manter uma atmosfera controlada interna, com controle de vazão e pressão, com fluxo contínuo de ar e saída com total desinfecção do vírus. Esse sistema terá larga aplicação para movimentação de pacientes com Covid-19 entre as diversas alas hospitalares, considerando ainda deslocamentos de CTI e de ambientes externos ao hospital. Ao manter o paciente contaminado com o vírus dentro do sistema de enclausuramento minimiza muito a contaminação dos profissionais da saúde (médicos, técnicos, enfermeiros, pacientes em corredores, etc.) durante o deslocamento do paciente contaminado com o Covid-19.

MÁSCARA FACE SHIELD

O modelo de máscara Face Shild, é um equipamento de proteção individual afim de evitar o contágio pelo COVID-19, é constituído por uma matéria prima biodegradável e economicamente viável, tornando a sua produção  acessível. 

AUTOMATIZAÇÃO DO EQUIPAMENTO DE VENTILAÇÃO MANUAL (AMBU)

O equipamento trata-se de um sistema de ventilação não evasivo que poderá ser aplicado nos postos avançados de saúde, pois normalmente nestes locais não tem respiradores para todos os leitos devido as instalações não serem como em um hospital.
O dispositivo foi projetado no software TopSolid fornecido a licença pela empresa Missler do Brasil, todo o dispositivo foi produzido em impressora 3D sob o conceito de manufatura enxuta, ou seja, para montar o dispositivo não é necessário nenhuma ferramenta, apenas encaixe no padrão lego.
Os pulsos são controlados por um temporizador, que estabelece ritmo de 14 a 20 vezes por minuto dependendo da necessidade do paciente.
Haverá um sinalizador de três cores, sendo a verde indica que o sistema está funcionando em perfeitas condições, amarelo indica que o sistema está energizado, mas parado por decisão do profissional da saúde que está operando e vermelho indica que o sistema está com falha. Esse tipo de sinalização auxilia uma gestão visual em campo do profissional da saúde. Todas essas automações trazem uma independência na compressão manual do balão, fazendo com que o profissional da saúde seja liberado para realizar outras tarefas, além de não causar uma fadiga física nos mesmos.

Mais informações no site oficial da UFLA, pelo link https://ufla.br/noticias/pesquisa/13677-professores-da-ufla-desenvolvem-dispositivo-capaz-de-automatizar-equipamento-de-ventilacao-manual-ambu.

Veja também a reportagem no site da globoplay: https://globoplay.globo.com/v/8500903/programa/

CADEIRA ISOMÉTRICA

O projeto tem a função de monitorar o desempenho de determinado conjunto muscular responsável pela elevação e retração da musculatura posterior e inferior da coxa de indivíduos. O diferencial encontra-se no desenvolvimento de um hardware e um software que permitem ao sistema de medição resultados precisos, de alta confiabilidade e fácil interação com o usuário.

Reproduzir vídeo

ÓRTESE DE TORNOZELO

O projeto consiste no estudo do desenvolvimento de órteses adaptada ao tornozelo humano que visa auxiliar a marcha de pessoas vítimas de acidentes vasculares encefálicos, popularmente conhecido como derrame.

BRAÇO BIÔNICO

O projeto tem por objetivo desenvolver uma prótese de um braço que permita substituir o membro afetado. Através do modelo mecânico, implementar inteligência artificial para permitir, futuramente, um modelo que permita ao usuário ter um maior controle do equipamento para a realização de atividades futuras.

COLCHÃO PNEUMÁTICO

O projeto  consiste no desenvolvimento e na otimização de um colchão pneumático. Esse equipamento tem por finalidade prevenir escaras, feridas que ocorrem em pacientes acamados por má circulação e ponto de pressão aplicado sobre o corpo. O BEARH tem como proposta aprimorar a aplicação através do monitoramento e controle das forças aplicadas.