MARATONA DA ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Projeto de Ensino
Visando atingir um dos objetivos do PET Engenharia de Alimentos, que é a integração do grupo com as entidades, como Empresa Júnior, Centro Acadêmico, Núcleos de Estudo e demais discentes ligados ao Departamento de Ciências dos Alimentos, a Maratona da Engenharia de Alimentos é composta por competições esportivas e acadêmicas. Este evento buscar estimular a criatividade, integração, desenvolvimento e exposição de projetos realizados pelas entidades e discentes do curso.
PET NA MÍDIA
Projeto de Ensino
O projeto PET na mídia engloba três atividades básicas. O jornalPET que visa divulgar as atividades do grupo PET Engenharia de Alimentos, núcleos de estudos e laboratórios de pesquisa do Departamento de Ciência dos Alimentos – DCA, suprindo assim a carência de informações por parte dos alunos e dos professores do curso a respeito das ações desenvolvidas dentro do departamento. O infoPET que será uma maneira de levar conhecimentos extracurriculares para alunos da graduação de Engenharia de Alimentos e para pessoas com interesse na área de engenharia e tecnologia de alimentos através de vídeos online. Por último, o canalPET que funcionará como uma junção das duas atividades citadas anteriormente.
ATUAÇÃO CULTURAL
Projeto de Ensino
Sabendo que é muito importante para a formação dos petianos a participação em eventos culturais, o objetivo desse projeto será proporcionar aos petianos a oportunidade de participar de atividades culturais, podendo ser elas: visita a lugares turísticos, amostras culturais, exposições, peças teatrais, etc. As atividades culturais visam o crescimento pessoal, conhecimento da diversidade cultural e assim tornar as pessoas mais seguras, confiantes, críticas e criativas, por isso, projetos culturais são de grande importância.
REDUÇÃO DA TAXA DE REPROVAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Projeto de Ensino
O foco principal do projeto Redução da Taxa de Reprovação do Curso Engenharia de Alimentos é auxiliar os alunos em disciplinas com alto nível de reprovação. O alto índice de reprovação acarreta dois grandes problemas: evasão do curso e aumento no tempo de conclusão do curso. Neste projeto, além de fazer um levantamento contínuo de vídeo aulas e materiais diversos de disciplinas que possuem alto nível de reprovação no curso, o PET disponibilizará métodos de aprendizado eficientes sugeridos pelos próprios professores, como por exemplo, o passo-a-passo da resolução de problemas específicos de disciplinas da área de exatas. Todos os materiais estarão disponíveis para consulta na aba PET Help nos site do PET.
REDUÇÃO DA TAXA DE EVASÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Projeto de Ensino
O curso de Engenharia de Alimentos apresenta uma grande taxa de evasão, muitos transferem de curso para outra opção dentro da universidade ou mesmo abandonam a UFLA procurando um curso em outra universidade. O projeto visa reduzir a taxa de evasão por meio de atividades que motivem os alunos a permanecerem no curso, assim como: práticas pedagógicas, visitas técnicas e apresentação de filmes que abordem os temas específicos do curso.
CENTRAL DE ESTÁGIOS
Projeto de Extensão
Muitas dificuldades são encontradas pelos alunos na hora de realizar os estágios, como encontrar empresas que estejam oferecendo vagas, conciliar a carga horária com as disciplinas, mover os trâmites para validação do estágio, entre outros. Sendo assim, surge a necessidade de centralizar as informações referentes às oportunidades de estágio, prazos e condições na realização de estágios. O projeto visa incluir o maior número possível de estagiários nas empresas de Lavras e da região, facilitando o contato dos mesmos com os problemas reais enfrentados pelo profissional, trazendo para a universidade a vivência, a experiência e alguns debates sobre esses problemas. Desse modo, aparece a oportunidade de propor mudanças para aprimorar os atuais métodos de ensino e melhorar a formação dos alunos.
- Verde Campo Alimentos
- Vida Veg Alimentos
Projeto de Extensão
O Ensina PET visa atender algumas carências que os consumidores de produtos alimentícios processados apresentam na hora da escolha e compra dos mesmos. A proposta é desenvolver uma cartilha de dicas sobre o manuseio, escolha e preparo de alguns produtos, explicando alguns critérios e riscos que os produtos possam apresentar, bem como a importância da higiene pessoal. Com isso, o projeto proporciona de maneira rápida e explicativa aos consumidores alguns aspectos básicos, porém muito importantes que possam não ser de conhecimento dos mesmos, implicando na melhoria da saúde, preservando a boa condição do produto adquirido e tornando o consumidor mais exigente e que busque por produtos de qualidade.
CIRCUITO ENOGASTRONÔMICO
Projeto de Extensão
O Circuito Enogastronômico da UFLA é um evento científico onde palestras na área de enologia e gastronomia e cursos de degustação e harmonização serão ofertados, com o intuito de disseminar o conhecimento sobre vinhos nacionais e a gastronomia. O evento visa apresentar aos alunos de Engenharia de Alimentos novas áreas de atuação profissional, além de proporcionar contato com chefs e vinícolas, contribuindo para o aumento das opções de estágio e mercado de trabalho. Além do aumentos da divulgação e venda dos vinhos nacionais.
TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS
Projeto de Extensão
Este projeto visa colocar em prática as disciplinas aprendidas no recorrer do curso em resolução de problemas ou capacitação de outros profissionais já no mercado de trabalho. Além disso, contribuirá para aumentar o contato entre os petianos e as micro empresas de Lavras e na melhoria do produto/serviço prestado pelas mesmas. Será realizado um contato com essas empresas para verificar se possuem alguma demanda a ser atendida e, em seguida, serão definidas palestras para os funcionários ou atividades para suprir a demanda da empresa.
IAREM
Projeto de Extensão
O projeto Contribuição e Responsabilidade Social do Engenheiro de Alimentos (IAREM) visa capacitar internos do Instituto de Acolhimento e Recuperação Eterna Misericórdia (IAREM, Lavras) no processamento dos alimentos, promovendo aos integrantes do instituto o aprendizado como forma de reinserção à sociedade e ferramenta terapêutica no tratamento do alcoolismo e drogadição. Objetivos secundários são promover as habilidades oratórias, interpessoais e intelectuais dos petianos e também promover o senso crítico e criativo dos petianos para criar novas formas de produção.
PROJETOS DE PESQUISA DOS PETIANOS
- Reaproveitamento de resíduos de frutas para desenvolvimento de um novo produto
- Cartas de controle multivariadas fundamentadas na abordagem CUSUM e EWMA para avaliação da qualidade de cafés especiais produzidos na Serra da Mantiqueira
- Estudo do processo de maceração e da extração da antocianina de casca de jabuticaba durante a produção de vinho
- Desenvolvimento de um sistema de rastreabilidade por meio do software Lazarus
- Desenvolvimento de Fiambre à base de CMS de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)
- Avaliação do uso de diferentes agentes clarificantes em bebidas
- Efeito da utilização de mucilagem bruta de taro sobre a qualidade tecnológica do pão
- Instalação de um Programa de Gestão de Qualidade da Coleção de Cultura de Microrganismos do DCA
- Identificação de fungos em queijos artesanais maturados no estado de Minas Gerais
- Desenvolvimento de embalagem comestível a partir de biopolímero comestível para alimentos com alta atividade de água
- Quantificação e otimização da produção de enzimas celulolíticas de Aspergillus e Penicillium isolados de áreas de mineração
- Processo de caracterização físico-químico e bioativo da Macauba
- Índice do custo de vida do estudante da Universidade Federal de Lavras
- Compostos bioativos produzidos por fungos do gênero Penicillium
- Avaliação de qualidade de mandioquinha-salsa minimamente processada