2013

RECEPÇÃO DE CALOUROS 2013/01

Projeto de Ensino

Com o intuito de aproximar os alunos ingressantes de Engenharia de Alimentos com o curso, o PET promoveu uma recepção diferenciada para que eles se familiarizassem com o departamento e a universidade. O projeto foi composto das seguintes etapas: apresentação do curso pela coordenadora e de um vídeo, criado pelo PET, apresentando o curso; coffee break com produtos produzidos pelos petianos nas Plantas Piloto do Departamento (bolos, pão de queijo, pão francês, apresuntado, suco e iogurte); apresentação dos setores do Departamento de Ciência dos Alimentos e apresentação de todas as entidades do curso de Engenharia de Alimentos (núcleos de estudo, empresa júnior e PET). A recepção contribuiu para motivação e informação dos calouros, além de capacitar os petianos.

 

PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS NAS PLANTAS PILOTO DO DCA/UFLA: PRÁTICAS DEMONSTRATIVAS DE ENSINO

Projeto de Ensino

Também com intenção de aproximar os alunos dos primeiros períodos do curso e da carreira de Engenheiros de Alimentos, foram realizadas práticas de processamento de alguns alimentos (iogurte, geleia e hambúrguer). As práticas aconteceram nas Plantas Piloto do Departamento de Ciência dos Alimentos com participação dos calouros do curso e supervisão dos petianos e professores. Nas práticas foi apresentado a função de cada ingrediente, as etapas de produção e controle de qualidade dos produtos elaborados, bem como a importância e aplicação do conhecimento das disciplinas básicas no processamento de alimentos.

O projeto foi um sucesso e alcançou os objetivos propostos, fato confirmado pelo taxa de evasão igual a zero no primeiro semestre de 2013. Os participantes das práticas avaliaram as mesmas como ótimas e recomendaram a continuação do projeto.

 

VISITAS TÉCNICAS

Projeto de Ensino

Foi proporcionado aos alunos dos primeiros períodos do curso algumas visitas técnicas à indústrias alimentícias de Lavras e região. A turma de alunos do primeiro período foi dividida em três grupos, e cada grupo visitou uma empresa, com uma programação previamente definida. A visita foi acompanhada por um funcionário da empresa (Engenheiro de Alimentos ou profissional com formação na área de alimentos), o qual ministrou uma palestra sobre a suas atividades e atuação do Engenheiro de Alimentos dentro da industria. Em seguida foi realizada a visita nos setores da empresa. Durante a visita os alunos acompanharam o processamento de diversos produtos alimentícios, conheceram o funcionamento da indústria e esclareceram suas dúvidas sobre a função do Engenheiro de Alimentos nas indústrias de alimentos. As empresas visitadas foram: Laticínios VIMILK, Cervejaria Sant’Ana e Panificadora Jeito Caseiro.

 

MONITORIAS

Projeto de Ensino

Estudantes de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Lavras matriculados nas disciplinas de maiores índices de reprovações do curso (Cálculo I, Geometria Analítica, Física I, Química Orgânica e Termodinâmica) tiveram a oportunidade de terem um auxílio extra durante o semestre. Os membros do PET-Engenharia de Alimentos foram divididos em grupos para ministrar aulas de monitoria nas disciplinas. As aulas de monitoria abordavam revisão do conteúdo teórico e resolução de exercícios.

 

SEMINÁRIOS INTERNOS E CURSOS DE CAPACITAÇÃO

Projeto de Ensino

Afim de capacitar os membros do grupo PET e prepará-los para serem profissionais diferenciados no marcado, foram desenvolvidas atividades como Seminários Internos e Cursos de Capacitação.

Os Seminários Internos foram apresentações realizadas por membros do PET, direcionadas aos próprios membros, que têm como objetivos desenvolver a capacidade de falar em público, a oratória e a postura dos integrantes, bem como trazer novas informações e conhecimentos a respeito de diversas áreas como: tecnologias, assunto políticos, saúde, curiosidades, entre outros.

Os Cursos de Capacitação foram treinamentos dos membros do PET voltado para áreas específicas, de acordo a necessidade do grupo para o desenvolvimento de um bom trabalho. Os seguintes cursos foram realizados: Treinamento de Corel Draw, ministrado por um dos membros do grupo, Raphael de Sousa Andrade; Planejamento Estratégico de Organizações, ministrado pela empresa júnior CONSEA Jr.; Segredos do Currículo Lattes: Criação, preenchimento e atualização, promovido pelo PET – Zootecnia/UFLA através do INTERPET, Minicurso: Como organizar um evento acadêmico, ministrado pelo PET – Administração/UFLA e Curso de Oratória, ministrado pela Maisa Lima.

Todos os cursos foram tidos de forma muito proveitosa por todos os membros.

 

CAMPANHA DO AGASALHO

Projeto de Extensão

Em parceria com o InterPET (grupo que contempla todos os PET’s da UFLA) o PET – Engenharia de Alimentos participou do projeto social UFLA Solidária. O projeto teve como objetivo a divulgação da campanha e a coleta, triagem e entrega de agasalhos. A doação foi feita à Fazenda Senhor Jesus de Lavras, onde os membros dos grupos tiveram a oportunidade de vivenciar a realidade de dependentes químicos em recuperação, visualizando o grande problema da dependência química.

InterPET NOEL

Projeto de Extensão

O InterPET Noel é um projeto social que visa atender pedidos de crianças que estudam em uma comunidade carente e/ou rural na época de Natal. O objetivo do projeto foi recolher cartinhas direcionadas ao Papai Noel e localizar pessoas dentro da comunidade acadêmica dispostas a atender aos pedidos constados nestas. Juntamente com o InterPET, o PET Engenharia de Alimentos participou recolhendo as cartinhas e presenteando as crianças de uma escola pública de Lavras.

FORMAÇÃO DE CONSUMIDORES CONSCIENTES

Projeto de Extensão

O projeto teve como objetivo contribuir para a formação de consumidores convictos dos seus direitos e deveres e de sua responsabilidade ambiental, por meio de aquisição  de conhecimentos sobre a conservação , armazenamento, manipulação, higiene de alimentos e impacto das embalagens no meio ambiente. A atividade foi realizada em parceria com outras entidades do DCA, participantes do Conselho. O projeto foi executado como apoio à disciplina de Ciências para estudantes do ensino fundamental de uma escola pública do município de Lavras, com realização de palestras, dinâmicas e gincanas.

CURSO DE FORMAÇÃO DE MANIPULADORES DE ALIMENTOS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Projeto de Extensão

O projeto contou com o apoio da Secretaria da Educação-Prefeitura Municipal de Lavras, professores do Departamento de Ciência dos Alimentos e Nutricionistas da Secretaria da Educação-Prefeitura Municipal de Lavras. Ele foi operacionalizado a partir de visitas às creches e escolas municipais da cidade de Lavras-MG para conhecer a realidade de trabalho dos manipuladores de alimentos e apresentação da proposta. Posteriormente, foram realizados cursos práticos com embasamento teórico envolvendo os conteúdos de microbiologia, higiene, enriquecimento e reaproveitamento de alimentos. O curso ofereceu: práticas microbiológicas; práticas de higienização de alimentos; práticas de preparo de produtos com alimentos alternativos; ensino e preparo de receitas que aproveitem ao máximo os alimentos previamente descartados, de modo a enriquecer as refeições; práticas sobre a elaboração de papinhas nutritivas de baixo custo para crianças, capacitação para os manipuladores sobre como e por que acatar a proposta do aproveitamento integral dos alimentos e cartilha para apoio posterior. O projeto obteve sucesso nítido, evidenciado pelos feedbacks dos participantes e reconhecimento da Prefeitura Municipal de Lavras.

MELHORIA DA QUALIDADE DOS PRODUTOS ORIUNDOS DA AGRICULTURA FAMILIAR COMERCIALIZADOS EM FEIRA-LIVRE

Projeto de Extensão

O projeto teve como objetivo melhorar a qualidade dos produtos comercializados na feira livre de Lavras. Entramos em contato com a Secretária de Assuntos Rurais para identificar os feirantes. E posteriormente uma palestra foi realizada para apresentação da proposta e selecionar os interessados. Um piloto foi realizado com a comerciante selecionada, o qual será colocado em prática em uma segunda etapa.

PESQUISA – PUBLICAÇÕES

Projeto de Pesquisa

Pesquisa: EFEITO DA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DE NaCl POR KCl E GLUTAMATO MONOSSÓDICO SOBRE O SABOR SALGADO DE TEMPERO ALHO E SAL COM REDUZIDO TEOR DE SÓDIO

Descrição da atividade: Este projeto objetivou avaliar o efeito da substituição parcial de NaCl por KCl e glutamato monossódiso sobre o sabor salgado de tempero alho e sal com reduzido teor de sódio por meio da análise temporal de tempo-intensidade.

Pesquisa: ACEITAÇÃO SENSORIAL DE QUEIJOS MUÇARELA COM REDUZIDO TEOR DE SÓDIO

Descrição da atividade: O presente trabalho teve o intuito de avaliar a influência da substituição parcial do cloreto de sódio por cloreto de potássio e glutamato monossódico na aceitação sensorial de queijos muçarela. Para isso foram elaboradas três formulações de queijo muçarela, sendo a formulação A (controle) elaborada apenas com NaCl (0% de redução de sódio), e as amostras  B (30% de redução de sódio) e C (54% de redução de sódio), produzidas utilizando um mix de sais  composto por NaCl, KCl e glutamato monossódico em diferentes concentrações. As formulações do queijo muçarela foram analisadas através de testes sensoriais de aceitação, onde os julgadores avaliaram as amostras quanto ao sabor salgado e à impressão global.

Pesquisa: DESENVOLVIMENTO DE MIX DE SAIS COM REDUZIDO TEOR DE SÓDIO

Descrição da atividade: O presente trabalho objetivou desenvolver um mix de sais com um reduzido teor de sódio para ser utilizado na elaboração de produtos com reduzido teor de sódio.

Pesquisa: EFEITO DO CONGELAMENTO DA MASSA NAS PROPRIEDADES SENSORIAIS DO QUEIJO MUÇARELA

Descrição da atividade: O presente trabalho teve o intuito de analisar o efeito do congelamento da massa nas propriedades sensoriais do queijo muçarela, e concluir a melhor forma de congelar a massa de muçarela sem perder suas propriedades sensoriais e nutricionais.

Pesquisa: MODELAGEM MATEMÁTICA DAS CURVAS DE SORÇÃO DE ÁGUA DE FILMES BIODEGRADÁVEIS DE ISOLADO PROTÉICO DE SORO DE LEITE

Descrição da atividade: O presente trabalho teve o intuito de obter as isotermas de sorção de umidade de filmes biodegradáveis de isolado protéico de soro de leite (IPS) e avaliar o seu comportamento.

Pesquisa: EFEITO DAS GOMAS LOCUSTA E CARRAGENA NAS CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS DE GOIABADAS CREMOSAS FUNCIONAIS SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR DURANTE O ARMAZENAMENTO

Descrição da atividade:  A atividade de pesquisa baseou-se em avaliar as alterações acusadas nos testes sensoriais de goiabadas cremosas funcionais sem adição de açúcar sob influência das gomas locusta e carragena ao longo de 120 dias de armazenamento. Foram processadas quatro formulações diferentes de goiabada, variando as porcentagens das gomas locusta e carragena. Os testes sensoriais foram realizados a cada 30 dias de armazenamento, totalizando o último ao 120º dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *